Villa Torlonia: a casa de Mussolini

A Villa Torlonia é um parque na região de Nomentana, em Roma, que abriga também o Casino Nobile, que foi a residência oficial de Benito Mussolini e hoje é um museu.

Inicialmente, o local era uma propriedade rural da família Pamphilj, a mesma da Villa Doria Pamphilj que já visitamos aqui. Foi vendida à família Colonna e, posteriormente, à família Torlonia, que iniciou a construção da villa em 1806.

Na década de 1920, foi alugada para Mussolini, que a tornou sua residência oficial.

Mussolini e o Principe Torlonia construíram um refúgio contra bombardeios e outro à prova de gás sob o palácio, no local onde havia sido descoberto um cemitério hebraico subterrâneo dos séculos III e IV.

O salão de baile do Palácio
Foto: magari blu

 

Outro palacete na Villa Torlonia aberto a visitas é a Casina delle Civette (Casinha das Corujas), onde Giuseppe Torlonia Junior habitava.

A casa é um marco do ecletismo, misturando diversos estilos e vitrais. Nos anos 1990 foi restaurada e hoje abriga vitrais artísticos, além dos próprios que fazem parte de sua arquitetura.

Casina delle Civette: mistura de estilos
Foto: magari blu

 

Vitral de rosas
Foto: magari blu

Escada e vitrais
Foto: magari blu

Na Villa Torlonia há ainda o restaurante La Limonaia, onde havia os pés de limão siciliano (alguns ainda fazem parte do cenário).

É gostoso para um almoço fora do centro e ao ar livre!

 

Onde encontrar:

Villa Torlonia
Via Nomentana, 70, Nomentana
http://www.museivillatorlonia.it/

 

Ristorante La Limonaia
Via Spallanzani, 1, Villa Torlonia, Nomentana
Tel: +39 064404021 http://www.lalimonaia.eu/