Viajar em tempos de crise

Tendências em viagens por Rogéria Pinheiro

A incerteza e a crise econômica que estamos vivendo colabora ainda mais para aumentar o stress do dia a dia. Além de todas as demandas que já temos, agora há mais uma: pensar com mais carinho e atenção na hora de decidir o destino da próxima viagem e, assim, combinar momentos de diversão e relaxamento sem pesar no bolso.

Fiz uma seleção de destinos e estilos de viagem para ajudar sua escolha.

CRUZEIROS MARÍTIMOS

Se você não tem medo de se aventurar pelas águas do mundo, essa pode ser uma excelente alternativa para viabilizar aquela tão sonhada viagem – veja mais aqui.

Há navios de todos os estilos, desde grandes transatlânticos repletos de atrações, entretenimento, inúmeros restaurantes e agitação, a navios boutique, pequenos e luxuosos, alguns com gastronomia Cordon Bleu ou Relais & Châteaux.

Oasis of the Seas - Royal Caribbean Cruises Foto: Reprodução

Oasis of the Seas – Royal Caribbean Cruises
Foto: Reprodução

SilverSea Cruises by Relais & Chateaux Foto: Reprodução

SilverSea Cruises by Relais & Châteaux
Foto: Reprodução

A maior vantagem em escolher uma viagem de navio é o planejamento dos custos. Praticamente todas as despesas estão incluídas, como transporte, alimentação, entretenimento, refeições.

É possível encontrar navios onde os passeios em terra e as bebidas alcoólicas também estão incluídos. Nada de surpresas, a não ser que você não resista e abuse das compras.

Disney Cruise Line Foto: Reprodução

Disney Cruise Line
Foto: Reprodução

Entre outubro e abril, os navios concentram-se entre Caribe e Hemisfério Sul.

AMÉRICA DO SUL [Muito além de Buenos Aires]

Foi-se o tempo que o viajante brasileiro só pensava em Buenos Aires quando o assunto era viajar bem e barato. Países como Peru, Colômbia e Uruguai são cada vez mais procurados por quem quer viver momentos incríveis em família, entre amigos ou a dois e sem culpas.

Nos 3 países é possível comer muito bem gastando pouco, além de transporte e passeios que podem se adequar ao estilo de cada viajante sem perder a essência.

No Peru, a dica é aproveitar Lima no início da viagem, no máximo 2 noites, e já partir para Cusco onde também poderá ficar 2 a 3 noites para conhecer os arredores, as ruínas de Sacsayhuamán e a feira de Pisac. Para fechar com chave de ouro dedique uma noite para Machu Picchu e você terá visto a essência do país – confira todas as dicas.

Gastronomia peruana Foto: Reprodução

Gastronomia peruana
Foto: Reprodução

Cusco Foto: Reprodução

Cusco
Foto: Reprodução

Já na Colômbia, Cartagena é imperdível, seu centro histórico é cheio de vida e cor. Vale a pena investir 3 noites para conhecê-la. Estique o roteiro mais 3 noites para relaxar nas águas cristalinas de San Andres. Clique aqui para ler as nossas dicas.

Cartagena Foto: Reprodução

Cartagena
Foto: Reprodução

San Andres Foto: Reprodução

San Andres
Foto: Reprodução

Se você nunca visitou o Uruguai irá se surpreender com a diversidade cultural, belezas naturais e, principalmente, a gastronomia do país – veja aqui. O Mercado del Puerto em Montevidéu reúne alguns dos melhores e mais tradicionais restaurantes da cidade e é o local ideal para experimentar a parilladada, um típico churrasco uruguaio.

Montevidéu Foto: Reprodução

Montevidéu
Foto: Reprodução

Mercado del Puerto Foto: Reprodução

Mercado del Puerto
Foto: Reprodução

Depois de curtir pelo menos 1 dia em Montevidéu, o ideal é dirigir cerca de 2h direto para Punta del Este e curtir tudo o que a glamourosa cidade tem a oferecer. Cassinos, restaurantes tops, baladas disputadíssimas e muito mais. Se a ideia é um roteiro mais tranquilo, é possível aventurar-se nos campos de golf ou simplesmente relaxar em frente ao mar.

Punta del Este Foto: Reprodução

Punta del Este
Foto: Reprodução

Pronto! Agora é só escolher o seu próximo destino e partir para mais uma aventura.

Formada em turismo, Rogéria Pinheiro é apaixonada por viagens e pela arte de fazer sonhos. Ao longo de 15 anos construiu uma sólida carreira no mercado de viagens de alto padrão e visitou destinos incríveis. Hoje atua com a sua consultoria especializada junto às mais sofisticadas agências e operadoras de viagens do Brasil. No Magari blu, apresenta aos leitores as tendências em viagens e o que está na moda pelo mundo do turismo.