Viagens com crianças: Lago di Garda na Itália

Viagens com crianças por Priscilla N. Zezze

A pouco menos de 2 horas de Milão fica o maior lago da Itália, com muitas atrações bacanas, ótima gastronomia, preços razoáveis e sem as multidões de turistas.

O Lago di Garda fica muito próximo a cidade de Verona e, inclusive, uma bate e volta vale muito a pena.

Recomendo ir de carro para ter a liberdade de fazer os passeios com mais tranquilidade com as crianças, mas, caso queira, é possível visitar todas as cidades do lago de barco, o que também é uma delícia.

Viajamos para lá em um mês de maio e pegamos tempo bom. No período de junho e julho as temperaturas são mais altas, o que combina com o programa. Não recomendo ir em agosto por conta das férias na Itália.

Como o lago é muito grande, estudei durante um bom tempo em qual das cidades seria melhor ficar e optamos por Bardolino.

Bardolino
Foto: Reprodução

Bardolino tem um centrinho muito charmoso, bons restaurantes e fácil acesso. Escolhemos um hotel que fosse “walking distance” do centro, pois sabemos que com crianças é sempre bom estar pertinho de mercadinho, farmácia, restaurantes, etc.

Como o lago é imenso, recomendo logo que chegar pegar um mapinha e escolher dia a dia quais cidades visitar. Nós fizemos boa parte das atrações de carro, mas logo vi que todas as cidades são interligadas por ferries e o trajeto já é uma curtição. Fizemos duas cidades de ferry a partir de Bardolino: Sirmione e Gardone Riviera.

*O que fazer?

*Monte Baldo Cable Car

A vista do alto do Monte Baldo é imperdível! E o cable car em si já é uma aventura e tanto para os pequenos.

Monte Baldo Cable Car
Foto: Divulgação

*Gardone Riviera

Cidade cheia de estilo art nouveau e art déco. Um dos hotéis mais famosos e antigos do Lago di Garda fica nesta cidade. O Grand Hotel Gardone, foi o primeiro grande hotel do Lago di Garda e recebeu seu primeiro hospede em 1884. Ele foi um dos destinos mais procurados durante a Belle Époque. O prédio é realmente uma atração à beira do lago.

Gardone tem praças para um café e para deixar as crianças à vontade. Em Gardone fica o parque Vittoriale d’Italia, vila do poeta Gabriele d’Annunzio. É possível visitar a antiga casa e jardim, um local bastante agradável para passear com muitos lugares para as crianças explorarem.

Vittoriale D`Italia
Foto: Priscilla N. Zezze

*Sirmione  e  Castello Scaligeri

Sirmione é muito charmosa, cheia de restaurantes e sorveterias (aliás, chega a ser assustador o tamanho dos sorvetes de massa!). O passeio pelas ruínas do castelo é muito interessante e do alto de sua torre pode se ter uma bela vista do lago.

Castello Scaligero
Foto: Priscilla N. Zezze

*Riva del Garda

Cidade no extremo norte do lago, em estilo medieval. Vale passeio para apreciar a orla.

Riva del Garda
Foto: Reprodução

*Parco Giardino Sigurtà

Este parque esta na lista de parques mais lindos que já conheci. Como ele é muito grande e eu estava com meu pequeno de 2 anos, alugamos um carrinho de golf elétrico e fizemos todo o parque com ele.

Tem fazendinha, labirintos, lagos, jardins e gramados a perder de vista. Foi um dos passeios que mais gostamos.

Parco Giardino Sigurtà
Foto: Reprodução

*Gardaland

Gardaland é um dos parques temáticos mais populares da Europa e está localizado no Lago de Garda, entre Peschiera e Lazise.

Como meu filho era muito pequeno na época e ele não poderia ir na maioria das atrações, optamos por não ir, mas depois vimos que tinha até uma área dedicada a Peppa Pig! De qualquer forma, para crianças um pouquinho maiores deve valer super a pena.

Gardaland
Foto: Reprodução

*Verona

40 minutos de carro e é possível fazer um bate e volta para cidade de Verona, cheia de atrações famosas, como a Casa de Julieta e a Arena de Verona, que se assemelha muito ao Coliseu de Roma – leia mais aqui.

*Onde ficar?

A minha recomendação é o Aqualux Hotel & Spa em Bardolino.

Aqualux Hotel & Spa
Foto: Priscilla N. Zezze

Ele é considerado um hotel mais sofisticado e valeu muito a pena, pois a infraestrutura é excelente, o quarto é espaçoso e as piscinas incríveis – ponto positivo para uma viagem com crianças.

Aqualux Hotel & Spa
Foto: Reprodução

Aqualux Hotel & Spa
Foto: Reprodução

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Priscilla é administradora, casada, com 12 anos de experiência no mercado financeiro. Hoje está dedicada aos seus 2 filhos pequenos e resgatou no seu tempo livre uma de suas maiores paixões que é organizar, planejar e, por que não, viajar mais? Na dificuldade de ter informações sobre roteiros “não convencionais” para levar as crianças, encontrou uma oportunidade de pesquisar e escrever sobre suas próprias experiências e compartilhá-las aqui no Magari Blu.