Viagem ao Sul da França: Provence e Côte d’Azur

29/06/2020

O Sul da França é uma das regiões mais charmosas da Europa. Combina visuais espetaculares do Mar Mediterrâneo, com vilarejos medievais, gastronomia de primeira e, claro, vinhos renomados no mundo todo.

 

Confira dicas para a sua viagem ao sul da França:

Qual a melhor época?

A melhor época para fazer uma viagem ao Sul da França é na primavera ou no verão, que é quando os dias de sol fazem todo sentido, o colorido das flores e das lavandas está radiante e as ruas das cidades mais cheias de gente.

No outono e no inverno, muita coisa fecha, dá pra ir (eu já fui nessa época), mas não tem a mesma graça da alta estação.

Como chegar?

Os dois aeroportos que melhor atendem essa região são os de Nice e de Marselha.

Se você vai fazer um roteiro mais focado em Provence, o aeroporto de Marselha é mais próximo das cidadezinhas que você vai visitar.

Já se você está focado em curtir as cidades litorâneas da Côte d’Azur, o aeroporto de Nice funciona melhor.

E, se o roteiro combinar as duas regiões, dá chegar por um e partir pelo outro. Mantenha em mente que a distância entre eles é de pouco mais de 2h, então também são facilmente acessados a partir de qualquer roteiro por aqui. E se você vem de Paris, trem é a melhor opção.

Precisa alugar carro?

Sim! O Sul da França tem dezenas de cidadezinhas muito simpáticas e lindas, além de vinícolas renomadas. Então, se você quiser se perder pelas estradas, pode encontrar agradáveis surpresas.

Estar de carro te dá a liberdade de explorar toda a região e a autonomia de fazer isso no seu tempo, sem horários nem roteiro engessados.

Qual o melhor roteiro?

São infinitas possibilidades de vilarejos pitorescos e charmosos, e não teríamos como esgotar todos eles. Confira algumas informações sobre os mais importantes, além de Cannes e Nice, que são cidades maiores:

Aix-En-Provence

Aix-En-Provence foi originalmente fundada pelos romanos por volta do século 2 a.C. Hoje, é um lugar simpático e vivo, cheio de estudantes, e com comida e vinhos incríveis.

Avignon

Avignon foi o centro do cristianismo no século 14, sendo a residência oficial de Papas, e seus monumentos mais importantes foram declarados Patrimônio Mundial pela Unesco.

Les Baux-de-Provence

A região é habitada desde 6 mil a.C., no período Neolítico. Hoje, a cidadela abandonada no alto de um planalto de 245 metros proporciona bela vista dos Alpille – uma pequena cadeia de montanhas rochosas, características da Provence.

Descendo mais ao sul, o mar se aproxima junto com a badalada St. Tropez, preferida do jet set internacional. É para quem quer ver e ser visto, apreciar o melhor da música eletrônica e os beach clubs e restaurantes mais disputados do verão europeu.

Fale conosco:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.