Viagem a Europa: o que é necessário para entrar no continente

Está planejando uma viagem a um ou mais países europeus? Saiba o que é preciso para passear pela Europa sem surpresas.

Santorini, Grécia
Foto: Reprodução

Visto

Para ir a Europa não é exigido visto aos brasileiros. Isso inclui os 27 países membros da União Europeia (*leia a lista ao final da página), além de Croácia, Islândia, Noruega, Suíça e Rússia.

Permanência

Recomenda-se viajar com passaporte válido por mais 3 meses a contar da data de regresso da Europa. Ele é o seu documento de identificação na Europa e você deve carregá-lo sempre por segurança.

Com o passaporte válido, você pode viajar sem visto numa duração de 90 dias, renováveis por igual período, dentro do espaço Schengen**.

É possível circular sem verificação nas fronteiras por 25 países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovenia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça).

O passaporte ainda é necessário para atravessar as fronteiras entre o espaço Schengen e os países não-Schengen Bulgária, Chipre, Irlanda, Romênia e Reino Unido.

Seguro-viagem

Fique atento à contratação do seguro-viagem, pois pode ser exigida a comprovação de cobertura de no mínimo 30 mil euros – veja mais aqui.

Vacinação

Não é exigida nenhuma vacina para entrar na Europa.

Moeda

17 dos 27 países membros da União Europeia usam o euro.

*Países membros da União Europeia:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.

**Países que não são membros da União Europeia, mas são membros de Schengen: 

Islândia, Noruega e Suíça.

Boa viagem!

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.