Verão em Barcelona

06/08/2014

Vivendo em Barcelona por Eloy Campagnoni

Estamos no verão! Dias lindos, muito sol, praia, festas, concertos, teatro e cinema ao ar livre. Noites deliciosas para passear pelas ruas, ainda que seja sem um destino certo. Apenas desfrutar o prazer de passear à noite, tomar um sorvete ou de repente uma “caña”  (o nosso chopp), um vermouth e umas tapas.

Vermouth e Tapas

No verão, o vermouth toma força total e invade muitos bares e mercados. Tomado na forma de vermouth “blanco”  ou “rojo”, ou ainda numa mistura dos dois com umas pedras de gelo e uma azeitona no copo, vai perfeitamente bem com umas tapas de ibérico (o Jamón, mais difundido aqui), “boquerones” (peixe bem condimentado servido com azeitonas em vinagretas) e uma porção de queijo manchego.

Vermouth em Barcelona!
Foto: Eloy Campagnoni

O vermouth é bastante tomado na região de Torino no norte da Italia e é comum nos bares dessa cidade maravilhosa. Mas aqui em Barcelona ele toma muita força durante o verão. O vermouth mais pedido por sua qualidade  é o chamado Yzaguirre.

Entre os bares de tapas que mais gosto na cidade, o meu destaque vai para o Paco Meralgo e o Lolita (sobre o qual já falei aqui) . Ambos servem tapas feitas com ingredientes fresquíssimos da temporada. Atenção especial no Paco vai para a flor de calabacin rellena con queso. É a versão espanhola da famosa fiore di zuchini feita na Italia.

Ciudad Condal (Rambla Catalunia, 18) e o Tapas 24 são ótimas opções para quem estiver na região de Passeig de Gracia. São bem típicos e com uma atmosfera regional. Apenas prepare-se para aguardar um pouco na fila pois a procura é muito grande. Se puder faça reserva.

Se você buscar algo mais no estilo taberna, venha conhecer a Bodega Vinitoque fica no meu bairro. Lugar descontraído e bem no estilo catalão. Dê uma espiada no site.

Cerveceria Catalana virou um mito entre os turistas. Bastante agitada e sempre cheia. As tapas são boas e o lugar é muito animado. Cheio de Guiris como dizem os espanhóis – nome atribuído aos turistas aqui.

Teatro e Cinema ao ar livre

Vale a pena conferir a programação do Teatre Grec que de julho a agosto exibe uma lista de concertos ao ar livre muito legais! O Teatro fica num jardim maravilhoso em Mont Juic e tem um bar de cavas e um restaurante abertos ao ar livre que são um brinde ao bem-estar. Afinal, existe combinação mais perfeita do que isso?

Barcelona

Teatro ao ar livre no verão em Barcelona
Foto: Reprodução

Eloy Campagnoni é advogado e trabalhou muitos anos como Diretor Jurídico em uma grande multinacional e em seu escritório próprio. Apaixonado pela vida, pelas pessoas e pela gastronomia, decidiu mudar-se recentemente para Barcelona, onde continua advogando, mas dedicando um bom tempo para se reciclar, explorar oportunidades de negócios entre o Brasil e Europa e descobrir novos caminhos – como ele conta aqui no Magari blu.