Fondation Louis Vuitton

Vem aí: Fondation Louis Vuitton em Paris

04/07/2014

Viagens culturais por Ana Luiza Brant

Bernard Arnault, presidente do grupo de luxo LVMH – que controla, além da Louis Vuitton, grifes como Dior e Moët & Chandon – é um grande colecionador de arte e anunciou a abertura em 27 de outubro do aguardado museu futurista Fondation Louis Vuitton, assinado pelo renomado arquiteto canadense-americano Frank Gehry.

O prédio, que fica situado nos jardins de Bois de Boulogne, grande parque na extremidade ocidental de Paris, vai abrigar a coleção de arte permantene de Arnault e sediar exposições temporárias de arte contemporânea.

Fondation Louis Vuitton

Fondation Louis Vuitton em construção
Foto: Reprodução

O grandioso museu, todo revestido de vidro e espelhos, assemelha-se a um iceberg ou a uma nuvem, tem 12 mil m² e custou mais de 100 milhões de euros.“Queríamos dar a Paris um lugar excepcional para arte e cultura e o desafio de ousar e passar emoção foi dado a Frank Gehry, na realização deste edifício emblemático do século XXI”, afirma Bernard Arnault.

Fondation Louis Vuitton

Bernard Arnault em frente à sua fundação
Foto: Reprodução

Apesar de a programação oficial ainda não ter sido divulgada, a Fundação já adiantou os planos para a exposição de abertura: mostra retrospectiva dedicada a criações, projetos e design do arquiteto Frank Gehry (que tem em seu currículo o Museu Guggenheim de Bilbao, a Dancing House em Praga, o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles e a gigantesca escultura do peixe dourado inaugurada nas Olimpíadas de Barcelona).

Fondation Louis Vuitton

Fondation Louis Vuitton
Foto: Reprodução

Fondation Louis VuittonFoto: Reprodução

Fondation Louis Vuitton
Foto: Reprodução

A exposição ficará em cartaz até 5 de janeiro de 2015 e coincide com a primeira mostra retrospectiva do arquiteto no Centre Pompidou em 8 de outubro. Nos 3 primeiros dias que antecedem a inauguração oficial a entrada será gratuita ao público mediante reserva.

Onde encontrar:
www.fondationlouisvuitton.fr

*Ana Luiza Brant é publicitária, passou pela TV e pelo rádio, e hoje comanda o editorial do site ArtScoop. Escreve sobre cultura, arte, design, fotografia e tendências e carimba seu passaporte o máximo de vezes que conseguir. Para o Magari blu, traz um pouco desse universo cultural pelo mundo.