Turks & Caicos

Por Teresa Perez Tours

As ilhas Turks & Caicos estão situadas no lado norte do Oceano Atlântico, a sudeste das Bahamas e ao norte do Haiti. Considerado um dos melhores locais para mergulho do mundo, as ilhas Turks & Caicos possuem extenso território de paradisíacas praias de areias brancas e recifes de corais.

1. Turks & Caicos

Turks & Caicos
Foto: Teresa Perez Tours

O arquipélago, que atualmente é dependente da coroa britânica, é composto por dois grupos de ilhas tropicais: as Turks, que são pequenas ilhotas ao leste das maiores, e as Caicos, que dominam a maior parte do território. Ao todo são 40 ilhas, das quais somente 8 são habitadas. Desde o centro turístico da ilha Providenciales até a histórica ilha de Grand Turk e Salt Cay, passando pelas tranquilas ilhas do norte e central, pela isolada e recentemente habitada ilha do leste e pela vila de pescadores na ilha do sul, cada uma delas oferece uma experiência única.

1. Turks & Caicos (2)

Turks & Caicos
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

PASSEIOS

Os esportes aquáticos são o maior atrativo das ilhas. As águas transparentes que banham sua costa e o clima tropical e ameno, em torno dos 30°C o ano inteiro, fazem da Turks & Caicos o paraíso dos amantes da praia.

Mas nem só de praia vivem Turks & Caicos! Para quem busca alternativas, separamos algumas sugestões:

– Grand Turk Lighthouse

Este farol foi trazido em pedaços separados desde o Reino Unido, onde foi construído pela primeira vez, em 1852. Foi remontado e ainda funciona, guardando a ponta norte da ilha de Grand Turk. O topo da colina onde está localizado é um excelente ponto para avistar as baleias na temporada em que elas se aproximam da costa, em fevereiro e março.

2. Passeios - Grand Turk Lighthouse

Grand Turk Lighthouse
Foto: Teresa Perez Tours

– The Turks & Caicos National Museum (Museu Nacional de Turks & Caicos)

No museu nacional das ilhas Turks & Caicos, os visitantes poderão conhecer a tumultuada história deste arquipélago, que foi colonizado e recolonizado inúmeras vezes por diversos países, passando pelas mãos dos norte-americanos, canadenses e jamaicanos, – atualmente pertencendo à coroa britânica. No acervo, há fotos originais, livros, cartas, diários, manuscritos e uma enorme variedade de documentos que registram a história das ilhas.

Onde encontrar:
Guinep House
Front Street, Grand Turk
Tel: 649 9462160
www.tcmuseum.org

 

– Caicos Conch Farm

A primeira fazenda de conchas do mundo. A excursão começa com uma breve aula de biologia e uma descrição da tecnologia e dos métodos desenvolvidos na Caicos Conch Farm durante os últimos 28 anos no processo de cultivo da Caribean Queen Conch. Os visitantes podem tocar nas conchas e ver diferentes espécies de peixes de água morna cultivados nos tanques da fazenda. A Caicos Conch Farm também atua como protetora de tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, que necessitam de cuidados e reabilitação antes de voltar ao ambiente selvagem.

2. Passeios - Caicos Conch Farm (foto genérica)

Caicos Conch Farm
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Leeward Hwy, Providenciales
Tel: 649 2325119
www.caicosconchfarm.net

 

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Grace’s Cottage

Neste elegante restaurante, os clientes escolhem entre uma variedade de pratos típicos caribenhos com fortes influências étnicas da região e elaborados com os melhores ingredientes. A extensa carta de vinhos oferece excelente seleção de rótulos de todo o mundo. O bem elaborado menu inclui lasanha de lagosta com legumes em cubos e filé mignon grelhado com trufas fritas.

3. Restaurantes - Grace’s Cottage

Restaurante Grace’s Cottage
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Point Grace Resort
Treasure Road, Providenciales
Tel: 649 9465096
www.pointgrace.com

 

– Amanyara Restaurant

O restaurante do hotel Amanyara leva à mesa a fusão da cozinha asiática com a tradicional culinária italiana, dando ênfase aos frutos do mar frescos pescados nos arredores da ilha. As mesas dispostas à beira da praia são perfeitas para as tardes de verão, refrescadas pela brisa do mar. O cardápio muda diariamente e sempre inclui uma escolha de peixe, carne, frango ou cordeiro.

3. Restaurantes - Restaurant (hotel Amanyara)

Restaurante do Hotel Amanyara
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Amanyara Resort
Northwest Point, Providenciales
Tel: 1 649 9418133
www.amanresorts.com

 

– Parrot Cay Restaurants

Os dois restaurantes do resort Parrot Cay tiram proveito da rica oferta de frutos do mar do Caribe, com preferência aos ingredientes frescos, locais e orgânicos, sempre que possível. O relaxado Lotus, à beira da piscina, serve pratos caribenhos leves durante o dia e receitas asiáticas à noite, enquanto o restaurante Terrace é especializado na gastronomia mediterrânea. Para uma opção mais saudável, prove o menu COMO Shambhala, servido exclusivamente no Terrace, que utiliza ingredientes orgânicos ricos em vitaminas e minerais. Durante a temporada de verão, o jantar é servido alternadamente nos dois restaurantes.

3. Restaurantes - Lotus (hotel Parrot Cay)

Restaurante Lotus no Hotel Parrot Cay
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Parrot Cay Resort
Old Airport Road, Providenciales
Tel: 1 649 9467788
www.parrotcay.com
Aberto somente para hóspedes

 

– Stelle

Cozinha moderna mediterrânea com uma pitada do tempero caribenho. Localizado no resort Gansevoort, o restaurante é um empreendimento do restauranteur canadense Franco Agostino, proprietário de diversas casas de sucesso em Toronto. O chef Matt Doerner complementa a moderna cozinha mediterrânea do Stelles com especialidades locais, como moluscos em concha e frutos do mar frescos. Entre os destaques, atum com crosta de farinha de milho, purê de couve-flor, bok choy (acelga chinesa) e salsa verde.

3. Restaurantes - Stelle (hotel Gansevoort)

Restaurante Stelle no Hotel Gansevoort
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Gansevoort Resort
Grace Bay Beach, Providenciales
Tel: 649 9465746
www.gansevoorthotelgroup.com

 

*Onde ficar?

HOTÉIS

Amanyara *dica do Magari blu aqui!

Situado na paradisíaca ilha de Provinciales, o hotel Amanyara está em um ambiente tranquilo, com total conforto e excelência em serviços. Seus pavilhões e villas estão espalhados ao redor de uma bela lagoa rodeada pela exuberante vegetação tropical. Os recifes de corais que cercam a ilha propiciam o contato com a natureza por meio de mergulhos e snorkelling. Para o relaxamento, o hotel dispõe de spa que oferece tratamentos revigorantes e aulas de yoga ao ar livre.

4. Hotéis - Amanyara (1)

Foto: Hotel Amanyara

4. Hotéis - Amanyara (2)

Foto: Hotel Amanyara

4. Hotéis - Amanyara (3)

Foto: Hotel Amanyara

Onde encontrar:
www.amanresorts.com/amanyara/

 

– Parrot Cay

Situado na exclusiva ilha de Turks & Caicos, o Parrot Cay está envolto por vegetação virgem e instalado em frente à praia. Nesse ambiente, o hotel proporciona total contato com a natureza – mergulho ou snorkeling são algumas das atividades que podem ser realizadas. Nos restaurantes, os visitantes saboreiam as cozinhas asiática, caribenha e mediterrânea. A propriedade dedica-se ainda ao bem-estar de seus hóspedes oferecendo spa e aulas de yoga.

4. Hotéis - Parrot Cay (1)

Foto: Hotel Parrot Cay

4. Hotéis - Parrot Cay

Foto: Hotel Parrot Cay

4. Hotéis - Parrot Cay (2)

Foto: Hotel Parrot Cay

– Gansevoort

É na deslumbrante praia de Grace Bay – considerada uma das mais belas do mundo – que se encontra o Gansevoort, hotel boutique que valoriza a natureza e a paisagem cênica em que se encontra e dispõe de quartos com vista para o mar. Entre os destaques do resort, figura o premiado Exhale Spa e seus tratamentos que promovem o bem-estar da mente e do corpo. No restaurante Stelle, os visitantes saboreiam a moderna cozinha mediterrânea.

4. Hotéis - Gansevoort (1)

Foto: Hotel Gansevoort

4. Hotéis - Gansevoort (3)

Foto: Hotel Gansevoort

4. Hotéis - Gansevoort (2)

Foto: Hotel Gansevoort

Onde encontrar:
www.gansevoorthotelgroup.com/hotels/gansevoort-turks-and-caicos