Tour Toscana: as vinícolas em Montalcino

Por Teresa Perez Tours

Localizada no coração da Itália, a Toscana é uma das maiores regiões do país. Para quem procura natureza, cultura e uma experiência gastronômica inesquecível, é difícil pensar em um lugar que possua uma combinação tão intensa.

Desde os etruscos, passando pelos romanos e chegando à era dourada da Renascença, a Toscana é reconhecida como um dos maiores repositórios de arte do mundo. A genialidade de Michelangelo, Leonardo Da Vinci e Galileu Galilei encontrou raízes nas verdes montanhas da região.

Montalcino

Montalcino na Toscana
Foto: Teresa Perez Tours

Desenvolvido pelos peregrinos da Via Francigena, que precisavam de alimentação e abrigo em suas viagens entre a França e Roma, o comércio da Toscana floresceu no entorno de igrejas e tavernas. O conflito entre o Papado e o Sagrado Império Romano durante os séculos 12 e 13 fortaleceu as comunas medievais de Florença, Siena, Arezzo, Pisa e Lucca. Dentre essas, nenhuma excedeu Florença em poder e riqueza. Controlada pela lendária família Médici, a cidade atingiu sua glória com o Renascimento Italiano.

Mas nem só da protagonista Florença é feita a região. Além de dar origem à língua italiana, ao mármore Carrara do qual foi construído o Panteão de Roma, a Toscana também produz o queijo pecorino, trufas brancas e carne bovina do mais alto padrão. Os vinhos são sua especialidade: o Chianti, mais famoso entre eles, é conhecido como o Bordeaux italiano.

Seja passeando pelas muralhas medievais de Lucca, degustando uma taça de vinho à sombra da Torre de Pisa ou admirando a riquíssima arquitetura florentina, percorrer a Toscana é conhecer uma região voluptuosa cujo espírito é tão fértil quanto seu solo.

MONTALCINO

Montalcino poderia ser como muitas das pequenas cidades na Toscana: medieval, no topo de uma montanha, com uma muralha a protegendo. Não fosse pela sua forte produção de vinhos e passado marcante. Ali é que nascem as uvas sangiovese grosso, que dão origem aos cobiçados vinhos Brunello e Rosso de Montalcino. O ritmo do lugar ainda é como o de antigamente, bastante tranquilo. As casas todas têm o tom de areia com o telhado terracota, o que mostra, também, o charme da tradição toscana italiana.

Montalcino Foto: Teresa Perez Tours

Montalcino
Foto: Teresa Perez Tours

*Vinícolas

Fatoria Le Pupille

Elisabetta Geppeti, a dona da Vinícola Le Pupille, é vista como a Lady de Morellino e embaixadora de Maremma. Ela foi a primeira mulher a ser presidente do Consórcio do Morellino de Scansano. O vinho produzido na região, desde então, passou a ser visto com outros olhos por toda a Itália. Quando se chega até a casa principal da vinícola, é difícil imaginar que ali funciona o centro de uma produção agrícola.

Le Pupille Foto: Divulgação

Le Pupille
Foto: Divulgação

O local é conhecido como “as pupilas” de Maremma e, de tão belo, é reproduzido em vários dos rótulos produzidos ali. Em uma visita, é possível provar safras de alguns dos vinhos, em uma das salas aconchegantes da casa e conhecer todo o processo de produção.

Onde encontrar:

Piagge del Maiano 92/A, Istia d’Ombrone, Scansano
A aproximadamente 60 km ao sudoeste de Montalcino
Tel: 39 564 40951
www.fattorialepupille.it

Poggio Antico

A 450 metros acima do nível do mar, os vinhedos da Poggio Antico dão frutos de alta qualidade. Essa é uma das poucas vinícolas a cultivar as uvas Brunello a essa altitude. Talvez por isso, os rótulos Brunello 2004, Riserva 2006 e Antero 2007 estejam entre as safras consideradas as melhores de todos os tempos em Montalcino.

Poggio Antico Foto: Divulgação

Poggio Antico
Foto: Divulgação

Onde encontrar:

Poggio Antico, Montalcino
Tel: 39 577848044
www.poggioantico.com
Abre diariamente 10h-18h

Enoteca La Fortezza (Enoteca da Fortaleza)

Uma das primeiras vinícolas em Montalcino, a Enoteca La Fortezza foi fundada em 1980 por Mario Pianigiani e Marzio Giannelli. Está abrigada dentro da torre principal da fortaleza medieval de Montalcino – um monumento cheio de história e glorioso símbolo da última defesa da República de Siena em 1555 contra as tropas espanholas que já haviam tomado Florença.

O início de sua construção data de 1361 e, já concluída, se tornou símbolo do poder de Siena. Pode-se escolher a degustação com dois a cinco vinhos, incluindo Brunelli, Rossi e Super Tuscan.

Enoteca La Fortezza Foto: Divulgação

Enoteca La Fortezza
Foto: Divulgação

Onde encontrar:

Piazzale della Fortezza, Montalcino
Tel: 39 577 846147
www.enotecalafortezza.com

*Onde ficar?

Castello Banfi Il Borgo

Em meio a belos vinhedos está o Castello Banfi, construído em 1438 na confluência dos rios Orcia e Ombrone. Com museu, restaurantes e uma enoteca, o hotel proporciona aos visitantes uma verdadeira experiência toscana, podendo desfrutar da paisagem, da gastronomia e dos costumes locais.

Foto: Castello Banfi

Foto: Castello Banfi Il Borgo

Foto: Castello Banfi Il Borgo

Foto: Castello Banfi Il Borgo

As 5 suítes e 9 quartos foram decorados com móveis típicos da região por Federico Forquet, famoso designer Italiano.

Foto: Castello Banfi

Foto: Castello Banfi Il Borgo

Foto: Castello Banfi Il Bargo

Foto: Castello Banfi Il Bargo

Onde encontrar:
castellobanfiilborgo.com

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]