Tour sul da Espanha: Granada e Costa do Sol

Por Teresa Perez Tours

Depois de passear por Sevilha e Córdoba, fechamos nosso tour por Andaluzia, no sul da Espanha, com o roteiro em Granada e Costa do Sol!

GRANADA

Granada foi o último reduto árabe na Península Ibérica. Os mouros capitularam em 1492 a Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os reis católicos. Cinco séculos depois, Granada conserva muito da aura daquela época. No alto de uma colina repousa a Alhambra, o belo conjunto de edifícios que serviram de fortaleza militar e residência dos sultões.

No centro de Granada, ruas labirínticas com lojas de artesanato revivem o mercado mouro da seda. A Catedral de la Encarnación, vigorosa obra renascentista, foi levantada ao lado do mercado para marcar a nova identidade cristã. Perto dali, uma estátua reproduz o momento em que Isabel de Castela autoriza Colombo a empreender a histórica travessia do Atlântico. Granada é mais que história. Nos calçadões comerciais e passeios à beira do rio, uma cidade moderna. No horizonte de montanhas nevadas, uma cidade de magnífica natureza.

 

*O que fazer?

PASSEIOS

– Alhambra

Esta espetacular fortaleza árabe domina a paisagem da cidade de Granada. Seu nome em árabe significa “Castelo Vermelho”, apesar de suas muralhas mudarem de tonalidade conforme a hora do dia – dourada ao amanhecer e entardecer e prateada à luz das estrelas. Construída principalmente para fins militares, Alhambra foi fortaleza, palácio e cidadela ao longo de sua existência, que se iniciou no século IX.

Foram os emires da dinastia Násrida que a utilizaram como residência e a reconstruíram para esse fim, em 1238. Ao longo dos séculos foram anexadas outras estruturas ao complexo. Durante os séculos XVIII e XIX, porém, Alhambra foi abandonada, tornando-se reduto de mendigos e criminosos refugiados, e durante a ocupação napoleônica na Espanha, parte de suas torres foi destruída devido a uma explosão.

Hoje, tranquilos palácios com arcos pontiagudos ou suavemente arredondados, colunas ricas em detalhes, azulejos multicoloridos, escritos árabes em alto relevo, extensos espelhos d’água e jardins caprichosos compõem um dos mais espetaculares monumentos da Europa.

View on Alhambra at sunset, Granada, Spain

Alhambra
Foto: Teresa Perez Tours

– Catedral de La Encarnación

A catedral de Granada foi construída pelos reis católicos ao lado do mercado árabe – em uma área predominantemente muçulmana – para marcar a nova identidade cristã da região. A vigorosa igreja renascentista teve sua construção iniciada em 1523 e concluída apenas 200 anos mais tarde.

Cathedral of Granada

Catedral De La Encarnación
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Ruta del Veleta

A uma curta distância do centro de Granada, na antiga estrada de Sierra Nevada, o Restaurante Ruta del Veleta foi despretensiosamente fundado em 1976 pelos irmãos Pedraza. Suas especialidades são as receitas espanholas, preparadas com ingredientes da estação, muitos deles provenientes da horta da propriedade.

1.3 Granada - Restaurantes - Ruta del Veleta

Restaurante Ruta del Veleta
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Carretera Vieja de La Sierra Nevada, 136, Km 5,4, Cenes de La Vega
Aproximadamente 7km do centro de Granada
Tel: 34 958 486134
www.rutadelveleta.com

 

– Mirador de Morayma

Em um terraço ao ar livre, ou na aconchegante sala com lareira, os clientes do Mirador de Morayma saboreiam receitas granadinas, onde estão presentes fortes influências árabes.

1.3 Granada - Restaurantes - Mirador de Morayma

Restaurante Mirador de Morayma
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Calle Pianista García Carillo, 2, Granada
Tel: 34 958 228290
www.miradordemorayma.com

 

*Onde ficar?

HOTEL

– Hospes Palacio de los Patos

O Palacio de los Patos é um clássico palacete do século XIX adaptado à contemporaneidade. O interior é claro e decorado sob a inspiração do minimalismo. O restaurante Senzone segue as tradições da boa culinária andaluza.

1.4 Granada - Hotéis - Hospes Palacio de Los Patos (1)

Foto: Hospes Palacio de Los Patos

1.4 Granada - Hotéis - Hospes Palacio de Los Patos (3)

Foto: Hospes Palacio de Los Patos

Onde encontrar:
www.designhotels.com

 

COSTA DO SOL

O nome se explica sozinho. A Costa do Sol é a faixa litorânea da Andaluzia às portas do Mar Mediterrâneo, onde o sol brilha 300 dias por ano. A bonança climática combina perfeitamente com suas magníficas paisagens. As cidades se localizam na linha onde o azul do mar se funde com o verde das montanhas costeiras.

Um lugar privilegiado de onde admirar essas belezas é o próprio mar: iates tranquilamente margeiam a Costa do Sol e levam a pontos tão fascinantes quanto o Estreito de Gibraltar. Na vida urbana, Marbella é a estrela da Costa do Sol. A melhor zona para sentir o genuíno clima mediterrâneo é Puerto Banús, a sofisticada marina de Marbella, onde se encontram os melhores bares e restaurantes, o cassino e lojas de marcas exclusivas.

*O que fazer?

PASSEIOS

– Málaga

Segunda maior cidade da Andaluzia, Málaga, a porta de entrada para a Costa do Sol, é conhecida por ser a cidade natal de Pablo Picasso e pela produção do vinho doce. É nesta cidade que encontram-se os melhores bares e restaurantes, lojas e galerias de arte de toda a região. Do charmoso centro histórico à sofisticada marina, Málaga é repleta de atrativos, como o palácio mouro – atração obrigatória em toda cidade que passou pelo domínio árabe –, e um jardim botânico tão belo que mais parece ter saído dos sonhos.

2.2 Costa do Sol - Passeios - Málaga

Málaga
Foto: Teresa Perez Tours

– Marbella

Localizada ao centro da Costa do Sol, Marbella é um dos balneários mais exclusivos da Europa. O destino de veraneio preferido de reis e príncipes de todo o mundo, bem como de artistas famosos e outras celebridades, tem um dos mais importantes portos da região, onde atracam luxuosos iates.

Marbella é emoldurada pelas montanhas da Sierra Blanca, o que resulta em um belo contraste com as águas azuis do Mediterrâneo. É uma cidade bela por excelência, com muitas zonas verdes e ruas bem cuidadas, além de um charmoso centro antigo, com ruelas típicas de povoação mediterrânica.

Não é apenas durante o verão que Marbella é atrativa: seus extensos campos de golfe fazem do verde a cor predominante neste quadro. Além disso, a cidade possui diversos pontos de interesse histórico, pois durante a Antiguidade, os romanos ficaram encantados com a beleza do lugar e ocuparam a região por muitos anos, deixando resquícios de sua passagem. Mais tarde, os mouros também dominaram Marbella – como o restante do litoral andaluz – e deixaram belíssimas e inconfundíveis marcas.

2.2 Costa do Sol - Passeios - Marbella

Marbella
Foto: Teresa Perez Tours

– Puerto Banús

Considerada a Saint-Tropez espanhola, Puerto Banús reúne o que há de mais exclusivo na região: bares, restaurantes, casas noturnas, e lojas renomadas. Ao longo da marina estão aportados os iates dos sofisticados visitantes. Suas 29 praias possuem uma beleza deslumbrante.

2.2 Costa do Sol - Passeios - Puerto Banús

Puerto Banús
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Calima

O estrelado Calima possui decoração minimalista, com grandes janelas e um terraço que oferecem belas vistas para a praia. A cozinha é comandada pelo célebre chef Dani García, que prepara pratos originais, baseados em tradicionais receitas andaluzas.

Onde encontrar:

Hotel Gran Meliá Don Pepe
Calle Jose Meliá, Marbella
Tel: 34 952 764252
www.restaurantecalima.es

 

– Los Bandidos

Um dos mais famosos restaurantes de Puerto Banús, o aconchegante Los Bandidos é muito frequentado por celebridades. A culinária internacional recebe um toque especial nas mãos dos talentosos chefs.

2.3 Costa do Sol - Restaurantes - Los Bandidos

Restaurante Los Bandidos
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Muelle Rivera, 33, Puerto Banús
Aproximadamente 7km ao oeste do centro de Marbella
Tel: 34 952 815915
www.losbandidos.info

 

– Café de Paris

Considerado por muitos o melhor restaurante de Málaga, o Café de Paris serve culinária criativa inspirada em receitas francesas e adaptada para os gostos malaguenhos. A decoração elegante e o serviço impecável completam a experiência de um jantar maravilhoso.

2.3 Costa do Sol - Restaurantes - Café de Paris

Café de Paris
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Calle Vélez Málaga, 8, Málaga
Tel: 34 952 225043
www.rcafedeparis.com

 

*Onde ficar?

HOTEL

– Finca Cortesin

A Finca Cortesin é uma extensa propriedade de campo na região de Marbella erguida entre as montanhas e o Mediterrâneo, com uma relaxante vista para o mar. Oferece confortáveis suítes e amplas villas privativas. Seu campo de golfe recebe torneios internacionais.

2.4 Costa do Sol - Hotéis - Finca Cortesin (1)

Foto: Hotel Finca Cortesin

2.4 Costa do Sol - Hotéis - Finca Cortesin (3)

Foto: Hotel Finca Cortesin

Onde encontrar:
www.fincacortesin.com