Tour Sicília: Taormina

Por Teresa Perez Tours

Iniciamos o tour pela Sicília com dicas atualizadas de uma das regiões preferidas do Magari blu na Itália! Para começar, a belíssima Taormina.

Por sua localização no Mediterrâneo, a Sicília recebeu influências de pelo menos metade do mundo antigo, o que ecoa em sua cultura até hoje – numa rica e variada herança cultural. Fenícios, gregos, árabes, normandos, espanhóis e franceses espalharam seu legado pela região, que por ser uma ilha, concentrou todas as influências com grande intensidade. Sua geografia privilegiada por planícies floridas e costas escarpadas a torna um destino belo como poucos.

Além da beleza, o tempo também foi generoso com a Sicília. Mesmo com 2500 anos de históricos de guerras, invasões, terremotos e erupções vulcânicas, o passado ainda pode ser revisitado através dos prédios remanescentes de cada uma das épocas.

TAORMINA

Acomodada a 200 metros acima do mar Mediterrâneo e cercada por uma natureza impressionante, Taormina já teve hóspedes célebres, como Greta Garbo e Goethe, além de servir de inspiração e recanto para Domenico Dolce, que foi criado na cidade. Suas praias se tornaram famosas, mas ainda preservam o ar de exclusividade durante a maior parte do ano.

Se em muitas cidades da Europa as relíquias do passado estão atrás de vidros e dentro de museus, aqui estão ao ar livre e se pode até tocá-las: ruínas de templos, fortalezas e anfiteatros evidenciam o domínio de gregos e romanos durante a Antiguidade na região.

Dos terraços da cidade tem-se uma belíssima vista do Mediterrâneo e quem olha para o outro lado vê o imponente Etna – o vulcão mais ativo da Europa, com seu topo nevado.

 

*O que fazer?

– Via Corso Umberto I

Esta é a principal rua da cidade e também a mais oportuna para explorar o artesanato local, antiguidades, bordados, cerâmicas, esculturas e compra de souvenires. As ruelas que surgem pela via também merecem a caminhada – com seus jardins e fachadas enfeitadas com flores.

Olbia_Corso_Umberto

Corso Umberto em Taormina
Foto: Teresa Perez Tours

– Teatro Antico di Taormina (Antigo Teatro de Taormina)

O Teatro Antico de Taormina é parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais da história local, já que data do século III a.C. e é o segundo maior da Sicília. Sua reconstrução aconteceu em 2 d.C., e seu estado de preservação impressiona, já que é um teatro ativo, ou seja, ainda é usado para performances e concertos, festivais de teatro, cinema e música. É neste local que acontece o Festival de Verão de Taormina, com shows de jazz, e nomes como Sting e Laura Pausini, entre outros músicos da atualidade.

Teatro Antico di Taormina

Teatro Antico di Taormina
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

 

Principe Cerami (duas estrelas Michelin)

Sofisticado e criativo, o restaurante é dedicado aos tradicionais sabores da ilha, reinterpretados em estilo contemporâneo. O ambiente é aconchegante, com um terraço panorâmico com vista para o Mar Jônico. Classificado com duas estrelas no guia Michelin.

Onde encontrar:

San Domenico Palace Hotel
Piazza San Domenico, 5, Taormina
Tel. 39 94 2613111
www.hotelsandomenicotaormina.it

– Al Duomo

É considerado um dos melhores restaurante da cidade e, por isso, bastante concorrido. Ambiente discreto, com um terraço com vista para a catedral.

Onde encontrar:

Vico Degli Ebrei, 11, Taormina
Tel. 39 94 2625656
www.ristorantealduomo.it

*Onde ficar?

– Belmond Villa Sant’Andrea

Localizado na bela baía de Mazzarò, o elegante Villa Sant’Andrea conta com praia privativa, emoldurada por paisagens exuberantes. O hotel está instalado em uma casa de 1830, cercado de vegetação exuberante e ricamente decorado com pinturas e antiguidades. Seus 63 quartos e suítes são espaçosos e a maioria com terraço, onde os visitantes podem apreciar a bela região.

O restaurante Oliviero serve especialidades locais e possui um terraço panorâmico com vista para a Costa da Calábria.

Sant'andrea

Foto: Belmond Villa Sant’Andrea

Onde encontrar:
www.hotelvillasantandrea.com

 

– Belmond Grand Hotel Timeo

Primeiro hotel construído em Taormina, o Timeo está localizado em frente ao Teatro Grego e oferece vistas panorâmicas da região e do Monte Etna. Pertencente a Belmond, conta com exuberantes jardins que circundam o edifício e para o Terraço Literário, perfeito para admirar o pôr do sol. Os visitantes podem desfrutar da praia privativa de seu irmão, o Villa Sant’Andrea, na baía de Mazzarò.

Timeo

Foto: Belmond Grand Hotel Timeo

Onde encontrar:
www.grandhoteltimeo.com

– Verdura Golf & Spa Resort

Situado em uma praia privativa de quase 2km de extensão em Sciacca, o Verdura Golf & Spa Resort oferece uma das melhores localizações na Sicília: próximo ao Vale dos Templos, pequenos vilarejos com arquitetura medieval e igrejas barrocas, além de vinícolas e campos de olivas.

Para lazer, destacam-se o campo de golfe com 18 buracos, e piscina com cascata e borda infinita com vista para o mar.

Verdura

Foto: Verdura Golf & Spa Resort

Onde encontrar:
www.roccofortehotels.com

*Leia mais dicas de Taormina aqui!

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]