Tour Portugal: Porto

Por Teresa Perez Tours

Quem passeia pelo Porto percebe os sinais de riqueza que dominou a cidade desde o século 15.

Do Brasil, vinham o ouro e as madeiras exóticas para enfeitar as igrejas locais. Os quadros e azulejos revelam o requinte e a prosperidade dos comerciantes da época, também expressa nas ruas e escadarias de pedra.

Localizada na Região do Douro, a cidade tem muitas estradas calmas com belas paisagens, onde charmosas ruelas medievais desembocam nos animados ancoradouros onde nasceu o célebre vinho do porto, o rei dos vinhos fortificados.

Pôr do sol no Porto Foto: Teresa Perez Tours

Pôr do sol no Porto
Foto: Teresa Perez Tours

A descoberta do vinho do Porto ocorreu no século 17, quando comerciantes ingleses misturaram o vinho do Douro com conhaque, para evitar que se estragasse. Descobriu-se então que quanto mais forte e doce fosse o vinho, melhor o sabor.

No passado, a terra do vinho também era a terra do bacalhau. Os navios de pesca do bacalhau eram da região Norte de Portugal, onde se localiza o distrito do Porto. Daí surgiu o gosto dos portugueses pelo peixe. Hoje a cidade tem cerca de 350 mil habitantes e o bacalhau ainda é a preferência nacional, mesmo sendo a maior parte dele oriunda da Noruega.

Ponte Dom Luis I no Porto Foto: Teresa Perez Tours

Ponte Dom Luis I no Porto
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

Catedral da Sé

Situada no coração do centro histórico, é um dos principais e mais antigos monumentos da cidade. Começou a ser construída no século 12 e só ficou pronta depois de um século.

Da época do domínio romano restaram a fachada, as torres e a bela rosácea – elemento ornamental utilizado no auge do período gótico e que promove o contato com a espiritualidade e a ascensão ao sagrado através de sua luz.

Catedral da Sé Foto: Teresa Perez Tours

Catedral da Sé
Foto: Teresa Perez Tours

Torre dos Clérigos​

​Com 6 andares e 76 metros de altura, esta torre é um exemplo de arquitetura barroca. Obra de Nicolau Nasoni, construída durante o séc. XVIII destaca-se por sua decoração interior, com talha barroca e uma imponente torre de 75,60 metros.​

Torre dos Clérigos Foto: Teresa Perez Tours

Torre dos Clérigos
Foto: Teresa Perez Tours

Casa da Música

Uma das principais salas de concertos de Portugal, a Casa da Música dá a oportunidade aos visitantes, além de assistir a uma programação privilegiada, participar de uma visita guiada pelas salas do local.

Referência em design, a casa foi projetada pelo renomado arquiteto Rem Koolhaas.

Casa da Música Foto: Teresa Perez Tours

Casa da Música
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Avenida Boavista, 604, Porto
Tel 351 22 0120220
www.casadamusica.com

Museu Serralves

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves tem o objetivo de se aproximar do público e criar um forte vínculo entre os visitantes e a arte.

Nos arredores, há café, restaurante e loja para proporcionar maior comodidade daqueles que passeiam pelo local. Pode-se dizer que é o museu de arte contemporânea mais influente do país, sendo parada obrigatória para os visitantes do Porto.

Museu Serralves Foto: Teresa Perez Tours

Museu Serralves
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Rua Dom João de Castro, 210. Porto
Tel: 351 22 615500
www.serralves.pt

*Onde comer?

Shis

Na bela praia do Ourigo, o Shis é decorado com materiais naturais e cores neutras, que configuram um agradável ambiente. À tarde, as mesas dispostas ao lado de grandes janelas proporcionam refeições com vista para o mar e o deslumbrante pôr do sol.

Comandado pelo chef António Vieira, esse restaurante de fusão serve gastronomia japonesa e requintada cozinha internacional, além de uma excelente carta de vinhos.

Shis Foto: Teresa Perez Tours

Shis
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Praia do Ourigo, Esplanada do Castelo, Porto
Tel: 22 6189593
www.shisrestaurante.com

Cafeína

Instalado em uma casa restaurada do início do século 20, o Cafeína é um dos restaurantes mais famosos do Porto.

Com decoração sóbria e requintada, o espaço é dividido em um bar-cafeteria e um restaurante – e constantemente frequentado por atores, músicos, estilistas, e modelos e, claro, portugueses anônimos. A casa serve gastronomia internacional, com raiz portuguesa e influência das cozinhas francesa e italiana.

Cafeína Foto: Teresa Perez Tours

Cafeína
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Rua do Padrão, 100, Porto
Tel: 226 108059
www.cafeina.pt

Restaurante DOC

Uma das surpresas que Portugal revela são as vilas que surgem por entre vinhedos e montanhas. Uma delas, em especial, reserva um agradável presente.

A aldeia de Folgosa, às margens do Rio Douro, atrai quem passa pela estrada e praticamente “obriga” a uma parada no Restaurante DOC. Chega a ser impressionante como em uma aldeia, entre pequenas cidades, pode-se encontrar um restaurante com tal alto padrão.

A vista para o Douro é encantadora! O celebrado chef Rui Paula usa toques modernos para elaborar tradicionais pratos portugueses.

Restaurante DOC Foto: Teresa Perez Tours

Restaurante DOC
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Estrada Nacional 222, Folgosa
A aproximadamente 100 km ao leste de Porto
Tel: 351 254 858123
www.ruipaula.com

*Onde ficar?

The Yeatman

O The Yeatman Hotel é um verdadeiro playground para os amantes da enogastronomia. E tudo no hotel gira em torno do vinho, incluindo a decoração temática de algumas suítes.

Foto: The Yetman

Foto: The Yetman

Várias vezes premiado, o The Yeatman é legítimo representante da tradição dos vinhos portugueses, que nesse cenário ganham muito com a primorosa gastronomia, assinada pelo chef Ricardo Costa e reconhecida pelo Guia Michelin.

A experiência enogastronômica é reforçada com um calendário de degustação de vinhos e visitas às melhores vinhas e quintas da região, um programa disponível sob agendamento para os hóspedes.

Foto: The Yetman

Foto: The Yetman

Onde encontrar:
www.the-yeatman-hotel.com

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]