Tour Peru: Lima

Por Teresa Perez Tours

Com um legado cultural extraordinário, geografia dramática, belezas naturais e marcas de antigas civilizações, o Peru é um dos destinos mais fascinantes da América do Sul.

A herança deixada pela Civilização Inca é bastante evidente, e em algumas regiões o povo ainda vive segundo antigas tradições, se comunicando em quéchua, língua falada muito antes da chegada dos espanhóis.

Protagonistas de uma cultura avançada e complexa, os incas construíram um vasto império que compreendia terras da Colômbia ao Chile, se desenvolvendo intensamente nos campos da arquitetura, astronomia e engenharia. Muitas de suas realizações ainda permanecem envoltas em mistério, como as magníficas ruínas da cidadela de Machu Picchu.

Peru Foto: Teresa Perez Tours

Peru
Foto: Teresa Perez Tours

Antes mesmo dos incas conhecerem o apogeu, o Peru viu florescer outros povos, que deixaram como herança as enigmáticas linhas de Nazca e a cidadela de Chan Chan, entre outras.

Seu povo alegre e amável conseguiu preservar muito das tradições dos povos pré-colombianos. Todos os anos são celebradas mais de mil festas populares, com elementos cristãos em harmonia com as crenças pagãs, exibindo roupas e artesanato ricamente ornamentados, na tradução viva da arte e da história peruanas.

LIMA

A capital do Peru preserva, como nenhuma outra na América Espanhola, um legado arquitetônico impressionante, retrato de toda a pompa colonial do século 17. Seu centro histórico mescla influências espanholas com traços da cultura local, o que deu a cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Lima Foto: Teresa Perez Tours

Lima
Foto: Teresa Perez Tours

Fundada em 1535 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, Lima foi nomeada capital do Reino do Peru, tornando-se a colônia mais importante da América Espanhola. A partir dela muitos exploradores saíam para desbravar o Oceano Pacífico, resultando na descoberta de diversas ilhas e arquipélagos.

Com a chegada dos espanhóis veio a decadência do Império Inca que se esfacelou frente a desentendimentos internos – consequência da devastadora varíola – e posteriormente pela imposição do poder espanhol sobre o povo.

Depois de séculos de guerras territoriais com os vizinhos Chile e Equador, a história peruana sofreu outro baque, com a atuação do Sendero Luminoso, uma organização guerrilheira de inspiração maoísta fundada na década de 80 do século 20, e que foi maior movimento revolucionário do país, deixando profundas marcas em seu povo.

Apesar das adversidades, Lima conseguiu reestruturar-se, tornando-se uma importante cidade sul-americana, com infraestrutura turística bem desenvolvida e repleta de atrativos.

*O que fazer?

Praça Maior ou Praça de Armas

Local da fundação de Lima por Francisco Pizarro e palco para importantes acontecimentos da história peruana. Foi também usada como praça para a realização de touradas e como lugar de execução dos condenados pelo Tribunal da Santa Inquisição. Nela estão o Palácio do Governo, a Catedral, o Palácio Arcebispal e a Prefeitura de Lima. 

Praça Maior Foto: Teresa Perez Tours

Praça Maior
Foto: Teresa Perez Tours

Basílica Catedral de Lima

Edificada em estilo barroco renascentista, sua construção foi iniciada em 1625 e é um ótimo exemplo de arte colonial espanhola. Seu interior é ricamente trabalhado, com altares entalhados em madeira e recobertos com ouro. Após um incêndio em 1940, a igreja passou por uma grande restauração.

Basílica Catedral de Lima Foto: Teresa Perez Tours

Basílica Catedral de Lima
Foto: Teresa Perez Tours

Museo de Arte de Lima

Conhecido localmente como MALI, o principal museu de Belas Artes de Lima está instalado em um imponente palácio neorrenascentista do século 19. A instituição abriga artefatos pré-colombianos, mobiliário colonial, ourivesaria, obras de artistas contemporâneos e uma importante coleção de pinturas do Peru. O museu também recebe exposições temporárias.

Museo de Arte de Lima Foto: Edi Hirose/Divulgação

Museu de Arte de Lima
Foto: Edi Hirose/Divulgação

Onde encontrar:
Paseo Colón 125, Parque de la Exposición, Lima
Tel: 51 1 2040000
www.mali.pe

*Onde fazer compras?

Miraflores

O bairro mais elegante de Lima é também um importante distrito de compras. tatacamos o shopping Larcomar que debruçado sobre o Pacífico, abriga marcas locais e internacionais. Próximas ao shopping, algumas ruas como Larco, Ocharan e San Martin concentram muitas lojas e butiques.

Miraflores Foto: Teresa Perez Tours

Miraflores
Foto: Teresa Perez Tours

Shopping Jockey Plaza

O Jockey Plaza é, sem dúvidas, o mais famoso e frequentado shopping de Lima. Com mais de 174.000 m², ele abriga algumas das grifes internacionais mais renomadas do mundo da moda, como Emporio Armani, Hugo Boss, Mont Blanc, Versace, Salvatore Ferragamo e outras. As áreas a céu aberto tornam os passeios ainda mais gostosos e serenos.

Onde encontrar:

Avenida Javier Prado Este, 1, Lima
Tel: 51 1 7162000
www.jockeyplaza.com.pe
Abre diariamente 10h-23h

Shopping Jockey Plaza Foto: Teresa Perez Tours

Shopping Jockey Plaza
Foto: Teresa Perez Tours

Mercado índio ou Mercado de Artesanato

Também em Miraflores, a Avenida Petit Thouars concentra fileiras de pequenas lojas e tendas de artesanato peruano, oferecendo a arte nativa de várias regiões do país com seu alegre colorido.

Mercado índio  Foto: Teresa Perez Tours

Mercado índio
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

Central

Comandado pelo jovem e talentoso chef Virgilio Martinez, o Central fica em uma rua escondida de Miraflores. O salão banhado com muita luz natural tem vista para a cozinha aberta, de onde saem pratos autênticos da cozinha peruana.

Com ingredientes amazônicos e indígenas, vegetais orgânicos e técnicas elaboradas, os pratos impressionam até os paladares mais refinados. O menu degustação – com 8 pratos – é a melhor pedida da casa.

Restaurante Central Foto: Divulgação

Restaurante Central
Foto: Divulgação

Onde encontrar:

Calle Santa Isabel, 376, Miraflores
Tel: 51 1 2428515
www.centralrestaurante.com.pe

Rafael

Pequeno e com uma entrada bastante discreta, o restaurante está escondido em uma ruela deLima. O ambiente interior, porém, é bastante charmoso. A decoração clean ganha toques divertidos com brinquedos antigos dispostos ao lado das garrafas do bar.

No menu, delícias peruanas preparadas primorosamente e servidas à perfeição. Entre os destaques, canilla de cordero braseada lentamente al horno com miel y especias brilha no cardápio. No jantar, o menu degustação vale a pena.

Restaurante Rafael Foto: Divulgação

Restaurante Rafael
Foto: Divulgação

Onde encontrar:

Calle San Martin, 300, Miraflores
Tel: 51 1 2424149
www.rafaelosterling.pe

Astrid Y Gastón

A dupla de jovens chefs Astrid e Gastón mescla os sabores locais aos asiáticos em uma saborosa e inventiva culinária de fusão. O restaurante, apontado como o número um da América Latina pela revista britânica Restaurant, já é favorito também em outros lugares onde mantém filiais, como Chile, Colômbia, Argentina, México e Espanha. Em Lima, a casa é uma das mais badaladas do bairro de Miraflores.

Restaurante Astrid Y Gaston Foto: Divulgação

Restaurante Astrid Y Gaston
Foto: Divulgação

Onde encontrar:

Calle Cantuarias, 175
Tel: 51 1 4441496
www.astridygaston.com

*Onde ficar?

Belmond Miraflores Park

Localizado no bairro mais charmoso de Lima, o Belmond Miraflores Park é cercado por um parque e fica de frente para o Oceano Pacífico.

Foto: Hotel Belmond Miraflores Park

Foto: Hotel Belmond Miraflores Park

Foto: Hotel Belmond Miraflores Park

Foto: Hotel Belmond Miraflores Park

Além de estar próximo das atrações artísticas, culturais e gastronômicas da capital, o hotel ainda oferece piqueniques e passeios de bike pela região.

Foto: Hotel Belmond Miraflores Park

Foto: Hotel Belmond Miraflores Park

Onde encontrar:
www.belmond.com

Hotel B

O Hotel B, construído no estilo da belle époque, já foi até mesmo refúgio para o presidente peruano Augusto Leguía na década de 1920. As características arquitetônicas foram preservadas até hoje e, a elas, foram acrescidas obras de arte.

Foto: Hotel B

Foto: Hotel B

Todos os quartos têm personalidade, aconchegantes e perfeitos para que os hóspedes fiquem à vontade.

Foto: Hotel B

Foto: Hotel B

Restaurante, bar e lounge foram cuidadosamente projetado para servir como uma introdução para o emocionante cenário gastronômico de Lima.

Foto: Hotel B

Foto: Hotel B

Onde encontrar:
hotelb.pe

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]