Tour Peru: Cusco

Por Teresa Perez Tours

O antigo centro do Império Inca guarda tesouros históricos inigualáveis, além de ser o ponto de partida para explorar as ruínas incas de Machu Picchu. Situada a 3.360m de altitude na Cordilheira dos Andes, seu nome em quéchua (língua de etnia pré-incaica) significa umbigo do mundo.

A lenda conta que a cidade foi fundada pelo primeiro Inca Manco Cápac, retirado das profundezas do Lago Titicaca por Inti, o deus do sol – juntamente com sua esposa Mama Occllo. Manco fundou o Império Inca e o governou por direito divino, assim como seus descendentes, até a chegada dos espanhóis.

Com a queda do Império Inca e a ascensão da Colônia Espanhola, Cusco converteu-se em uma cidade mestiça e colonial, erguendo suas igrejas e fortalezas sobre as bases das impressionantes construções incas, desenvolvendo um estilo híbrido e muito característico na arquitetura e na pintura (arte cusquenha).

Conhecida como a Capital Arqueológica das Américas, a cidade foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1983.

Cusco Foto: Teresa Perez Tours

Cusco
Foto: Teresa Perez Tours

Praça das Armas

Também chamada de Praça Matriz, foi palco para as celebrações incas, como a Festa do Sol. Foi nesta praça que Pizarro declarou a conquista de Cusco, com a morte de Tupac Amaru, líder da resistência indígena. Nela encontram-se os principais edifícios históricos da cidade.

Praça das Armas Foto: Teresa Perez Tours

Praça das Armas
Foto: Teresa Perez Tours

Bairro de San Blas

Esta é uma das regiões mais pitorescas da cidade, com ruas estreitas, velhos casarões e muros de pedras incaicas. Conhecido como o bairro dos artesãos, oferece uma das mais belas vistas da cidade, além de diversas oficinas e lojas dos melhores artistas cuzquenhos.

Bairro San Blas Foto: Teresa Perez Tours

Bairro San Blas
Foto: Teresa Perez Tours

Qorikancha e Convento de Santo Domingo

Este convento foi construído sobre as ruínas de um importante templo inca dedicado ao culto do Sol. Qorikancha, ou Lugar de Ouro em quéchua, recebeu este nome porque seus muros eram antes recobertos por lâminas de ouro e em seu interior havia altares, esculturas de animais, bebês e plantas em tamanho natural feitas de ouro maciço.

A portada do convento é em estilo renascentista e sua torre, barroca. Em seu interior há um importante acervo de pinturas da escola cuzquenha.

Qorikancha e Convento de Santo Domingo Foto: Teresa Perez Tours

Qorikancha e Convento de Santo Domingo
Foto: Teresa Perez Tours

Vale Sagrado dos Incas

Nos Andes peruanos, esta região é composta por muitos sítios arqueológicos encontrados ao longo dos diversos rios que serpenteiam os vales menores. Aqui são vistas inúmeras terraças construídas para agricultura e que perduraram por muitos séculos.

Lugar de grande riqueza histórica, a região do Rio Urubamba oferece atividades como caminhadas, banhos termais, passeios de barco, cavalgadas, asa delta e montanhismo, entre outras.

Vale Sagrado dos Incas Foto: Teresa Perez Tours

Vale Sagrado dos Incas
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

Fallen Angel

Apesar de estar localizado em Cusco, bem em frente à praça do Monastério, o restaurante Fallen Angel apresenta todo o país aos visitantes através de seu menu. A “viagem” começa pelos sabores da costa peruana, passa pelos pratos típicos andinos e chega até a comida que remonta às civilizações que viviam em meio às florestas. Um verdadeiro tour gastronômico!

Fallen Angel Foto: Divulgação

Fallen Angel
Foto: Divulgação

Fallen Angel Guest House. Plaza Nazarenas 221. Cusco.
Tel: 51 84 258184
www.fallenangelincusco.com

Mishti Mestizo Restaurant

Um jantar no Mishti Mestizo Restaurant é como uma jornada pela cultura inca, de tão intensa que a experiência culinária se mostra. Texturas e sabores variados se revelam em cada prato.

Mishti Mestizo Restaurant Foto: Divulgação

Mishti Mestizo Restaurant
Foto: Divulgação

San Juan de Dios, 255. Cusco.
Tel: 51 84 604444
www.mishtirestaurant.com

Chicha

O costume de tomar chicha no Peru já remonta a mais de 2 mil anos. De tão tradicional, a bebida empresta seu nome para mais um dos aclamados restaurantes de Gastón Acurio, o Chicha. Situado em um conjunto colonial na Plaza Regocijo, endereço também do paço municipal cusquenho, o restaurante conta com uma extensa carta que contempla todos os tradicionais pratos peruanos, desde o ceviche ao cuy andino.

Chicha Foto: Divulgação

Chicha
Foto: Divulgação

Heladeros, 261. Cusco.
Tel: 51 84 240520
www.chicha.com.pe

*Onde ficar?

Belmond Palacio Nazarenas

O Palacio Nazarenas, elegante hotel localizado numa praça de Cusco, conserva a imponente estrutura de convento da época colonial e guarda, sob pisos de vidro, muros de pedra erguidos pelos incas.

Foto: Hotel Palácio Nazarenas

Foto: Hotel Palacio Nazarenas

Nos quartos, o ambiente é enriquecido com oxigênio, para facilitar a adaptação ao ar rarefeito dos Andes.

Foto: Hotel Palácio Nazarenas

Foto: Hotel Palacio Nazarenas

Com decoração inspirada no estilo indígena peruano, o Hypnôze Spa é especializado em aromaterapia, com programas que visam melhorar o humor, a vitalidade e o equilíbrio físico.

Foto: Hotel Palácio Nazarenas

Foto: Hotel Palacio Nazarenas

Onde encontrar:
www.belmond.com

Belmond Hotel Rio Sagrado [Vale Sagrado dos Incas]

Às margens do rio Urubamba, cercado de montanhas, o Belmond Hotel Rio Sagrado situa-se no coração do Vale Sagrado dos Incas.

Foto: Belmond Hotel Rio Sagrado

Foto: Belmond Hotel Rio Sagrado

Ótimo ponto de partida para explorar Cusco, é possível relaxar em atividades junto à natureza ou em uma experiência ritual local para revitalizar as energias.

Foto: Belmond Hotel Rio Sagrado

Foto: Belmond Hotel Rio Sagrado

Foto: Belmond Hotel Rio Sagrado

Foto: Belmond Hotel Rio Sagrado

Onde encontrar:
www.belmond.com

*Leia aqui mais dicas de Cusco.

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]