Tour Índia: Agra

Por Teresa Perez Tours

Depois de ingressarmos na Índia com as dicas da capital Delhi, hoje continuamos nosso tour pela mística Agra!

Lar do Taj Mahal, monumento símbolo da Índia, Agra fica às margens do Rio Yamuna, a cerca de 200km da capital, Delhi. Mas além do Taj, a cidade detém outros dois Patrimônios da Unesco: o Forte de Agra e a cidade antiga de Fatehpur Sikri, nas proximidades.

Agra

Agra
Foto: Teresa Perez Tours

Fundada em 1475, a Agra foi capital do Império Mughal, que deixou como legado diversos palácios, muralhas e monumentos, deslumbrando milhares de visitantes, todos os dias.

Agra

Agra
Foto: Teresa Perez Tours

Agra

Agra
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

Taj Mahal

Aclamado como a maior prova de amor do mundo, o lendário Taj Mahal foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco em 1983. A construção é um mausoléu construído por ordem do imperador Shah Jahan para imortalizar o amor por sua esposa favorita, Mumtaz Mahal. Inspiradora, a história que cerca o monumento é permeada por lendas românticas.

Edificado em mármore branco, o Taj Mahal impressiona por sua grandiosidade e perfeição. Um dos pontos de destaque é a abóbada central, com tem 57 metros de altura. Foram necessários 17 anos para ser finalizado e contou com cerca de 20 mil operários, entre eles arquitetos da Pérsia, Turquia, França e Itália.

Taj Mahal

Taj Mahal
Foto: Teresa Perez Tours

O Mausoléu conta com inscrições retiradas do Corão, incrustações de pedras semipreciosas, e seu domo é costurado com fios de ouro. Além disso, o edifício é flanqueado por duas mesquitas, cercado por quatro minaretes e um imenso espelho d’água. A construção parece mudar de cor dependendo da hora do dia, de acordo com o reflexo do sol. É importante lembrar que o Taj Mahal fecha às sextas-feiras, por ser um dia sagrado para os muçulmanos.

Teresa Perez sugere a visita bem cedo pela manhã, quando o reflexo do sol nascente no mármore branco produz um efeito deslumbrante, evitando ainda as multidões que visitam o monumento diariamente.

Agra Fort (Forte de Agra)

Monumento do século XVI, foi a antiga residência dos Imperadores Mughal. O magnífico complexo se espalha por 2,5 quilômetros de extensão e abriga palácios, salas e halls para audiências públicas. Foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1983. Foi no Forte de Agra que o imperador Shah Jahan ficou preso e passou seus últimos dias, em uma torre com vista para o Taj Mahal – sua obra prima -, por ordem do terceiro filho, Aurangzeb.

Agra Fort

Forte de Agra
Foto: Teresa Perez Tours

Fatehpur Sikri

Construída para ser a capital do império Mughal em meados do século XVI, a cidade idealizada pelo Imperador Akbar recriou o mesmo estilo encontrado em Agra, localizada a apenas 30km dali. Abandonada pela escassez de água, Fatehpur Sikri manteve-se perfeitamente preservada ao longo dos séculos, com um palácio central, mesquitas e alojamentos para os viajantes das caravanas. Entre os principais atrativos estão a tumba de Salim, Panhc Mahal e Jama Masjid.

Fatehpur Sikri

Fatehpur Sikri
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

Esphaham

Desde os apimentados pratos da culinária Mughal, até os saborosos kebabs com carne da realeza do Rajastão, o Esphaham apresenta um variado e refinado menu, servindo o melhor da cozinha indiana.

O rico ambiente recria a arte e a herança vibrante da Era Mughal, oferecendo um belo espetáculo musical típico com vista para o Taj Mahal.

Restaurante Esphahan

Restaurante Esphahan
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Hotel Oberoi Amarvilas
Taj East Gate Road, Agra
Tel: 91 562 2231515
www.oberoihotels.com

 

*Onde ficar?

Oberoi Amarvilas 

Construído com estilo inspirado na arquitetura moura e mughal, o The Oberoi Amarvilas é uma verdadeira exibição de suntuosos gramados, terraços, fontes, piscinas e pavilhões com interiores elegantes, que remete à era dos príncipes e imperadores indianos.

Oberoi Amarvilas

Foto: Hotel Oberoi Amarvilas

Oberoi Amarvilas

Foto: Hotel Oberoi Amarvilas

Com vista para o magnífico Taj Mahal, seus quartos e suítes são ricos em ornamentos que refletem a cultura hindu, além de abundância em mármore. Os dois restaurantes servem cozinha internacional e culinária indiana, enquanto o spa reforça a milenar cultura do país com tratamentos que incorporam influências internacionais.

Oberoi Amarvilas

Foto: Hotel Oberoi Amarvilas

Onde encontrar:
www.oberoihotels.com

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]