Tour Grécia: Santorini

Por Teresa Perez Tours

Depois do nosso tour pela Grécia passar por Atenas e Mykonos, fechamos nosso passeio com a encantadora ilha de Santorini!

Aclamada pela revista Travel+Leisure como a melhor ilha da Europa e considerada por muitos como a mais romântica de todas as ilhas gregas, Santorini – também conhecida como Thira – foi formada pela erupção de um vulcão há mais de 3 mil anos.

3. Santorini - Caldera

Caldera
Foto: Teresa Perez Tours

Antes da explosão, a ilha tinha formato circular. Seu centro afundou, transformando-a em uma meia lua com escarpas íngremes que são, na verdade, a borda da cratera. A erupção foi tão violenta que sacudiu toda a região em volta – destruindo, inclusive, cidades na ilha de Creta, a mais de 100km de distância.

A chegada de Ferry ou hydrofoil pelo lado oeste, onde está a cratera, brinda o visitante com a visão dos penhascos encimados por construções perfeitamente brancas, típicas do vilarejo de Fira, e de Oia (pronuncia-se Ia), a cidade mais fotografada de toda a Grécia.

Um caminho estreito e íngreme leva do porto a Fira, onde há restaurantes, bares e uma animada vida noturna. De Fira, pela beira do penhasco, chega-se a Oia, marcada pelas singelas construções brancas e seus incontáveis domos azuis.

3. Santorini - Oia (1)

Oia, Santorini
Foto: Teresa Perez Tours

Todas as praias ficam do lado oposto à cratera.

 

*O que fazer?

PASSEIOS

A principal atração para quem visita Santorini é, sem dúvida, a beleza de suas paisagens deslumbrantes. No interior da ilha, no entanto, encontram-se bucólicos vilarejos e incríveis sítios arqueológicos que remontam à época da Civilização Cretense, na era pré-helênica, anterior à Grécia Antiga.

Caminhar pelas cidades de Fira e Oia complementa a experiência, visitando lojinhas charmosas e explorando o emaranhado de ruas, acima dos penhascos de incrível beleza.

3. Santorini

Santorini
Foto: Teresa Perez Tours

– Praias

As praias de Santorini estão distribuídas ao longo das costas leste e sudeste da ilha, cada uma com características especiais. Os pedregulhos negros brilhantes, as formações únicas, as areias negras, brancas e vermelhas, formam cenários inesquecíveis. A maioria das praias possui infraestrutura e oferecem cadeiras, guarda-sóis e opções de esportes náuticos.

 

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Ambrosia

No alto do penhasco, olhando para a Caldera e à luz de velas. Assim é o jantar no restaurante Ambrosia. Pratos Mediterrâneos e gregos são servidos ao som de música local ou internacional e aroma de jasmim. Destaque especial para o serviço personalizado e a simpatia dos donos da casa.

3.2 Santorini - Restaurantes - Ambrosia

Restaurante Ambrosia
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Oia (Ia), Santorini
Tel: 30 22860 71413
www.ambrosia-santorini.com

 

– Selene

Ingredientes locais e gastronomia moderna unem-se para compor o cardápio do famoso Selene. A culinária criativa, com ênfase para os sabores da ilha. Do terraço se tem uma vista espetacular para a Caldera. O restaurante oferece também aulas de culinária.

Onde encontrar:

Pyrgos Village, 10min de carro de Fira, Santorini
Tel 30 22860 22249
www.selene.gr

 

– Vanilia

Localizado em um antigo moinho do século XIX, o restaurante serve deliciosos pratos da culinária grega com uma das mais belas vistas do Egeu.

Onde encontrar:

Firostefani, Santorini
Tel: 30 22860 25631
www.vanilia.gr

 

*Onde ficar?

HOTÉIS

– Canaves Oia Hotel

Edificado no século XVII, o Canaves Oia conta com localização privilegiada, sobre a encosta de um penhasco na ponta noroeste da Ilha de Santorini. Sua arquitetura enaltece a beleza do local e seus 36 quartos e suítes possuem elegante design. No restaurante The Gourmet, os visitantes saboreiam a cozinha de fusão, com pratos da gastronomia mediterrânea mesclada com toques das cozinhas asiática e francesa.

3.3 Santorini - Hotéis - Canaves Oia Hotel (2)

Foto: Canaves Oia Hotel

3.3 Santorini - Hotéis - Canaves Oia Hotel (3)

Foto: Canaves Oia Hotel

Onde encontrar:
www.canaves.com

 

– Katikies

O Katikies é um pequeno e charmoso hotel localizado no alto de uma encosta, no pitoresco vilarejo de Oia (Ia). Sua arquitetura de formas livres nas escadarias, pontes e piscinas reproduz características típicas da região. O hotel dispõe de apenas 27 suítes, todas decoradas com muito bom gosto com antiguidades locais, e com terraços com vistas para o mar.

3.3 Santorini - Hotéis - Katikies (1)

Foto: Hotel Katikies

3.3 Santorini - Hotéis - Katikies (2)

Foto: Hotel Katikies

Onde encontrar:
www.katikies.com

*Veja aqui mais uma dica de hospedagem do Magari blu!