Tour Espanha: Barcelona

Por Teresa Perez Tours

Depois do nosso tour pela Espanha passar por Andaluzia, vamos hoje até a Catalunha e a fascinante Barcelona!

A Catalunha pulsa. No Mediterrâneo, entre balneários de água azul e colônias de pescadores. Nos Pireneus, fronteira com a França e Andorra, em seus picos nevados e resorts de esqui. No interior, com paisagens rurais verdejantes e vilarejos hospitaleiros. E na cidade, desde os monumentos romanos, judeus e árabes de Girona até as construções revolucionárias de Barcelona.

A Catalunha também pulsa nas veias de sua gente. As pessoas são orgulhosas de sua cultura ímpar, defensoras de suas raízes tão particulares. O idioma catalão, que altivamente convive com o espanhol (ou castelhano), é um dos sinais mais visíveis. Outro sinal é a arte local: é esse mesmo sangue catalão o que pulsa nos traços de Salvador Dalí, Joan Miró e Antoni Gaudí, geniais e inconfundíveis. Depois de percorrer a Espanha de ponta a ponta, fica-se com a sensação de que na Catalunha se conheceu outro país.

0. Barcelona (2)

Barcelona
Foto: Teresa Perez Tours 

BARCELONA

Não existe uma Barcelona, mas várias. Há a Barcelona balneário: um passeio pelo calçadão à beira do Mediterrâneo pouco antes do anoitecer, sem pressa, é revigorante. Há a Barcelona cultural: o Museu Picasso e a Fundação Miró, com coleções que celebram dois inquestionáveis gênios da Espanha. Há a Barcelona gastronômica, com restaurantes de alto nível que contemplam o melhor da cozinha internacional e, obviamente, os mais saborosos pratos da culinária catalã. Na arquitetura, Barcelona volta a mostrar-se múltipla. O Bairro Gótico, de ruas estreitas e igrejas de pedra, descortina o passado medieval. A Plaza de Toros Monumental é um magnífico exemplar do estilo neomudéjar, de claras influências árabes. A Basílica da Sagrada Família, ainda inacabada, e a Casa Milà (ou La Pedrera) estão entre as deliciosas obras-primas modernistas de Gaudí. O futurismo ecoa de obras como a Torre Agbar, um arranha-céu envidraçado em forma de cápsula que, com suas luzes coloridas, domina o horizonte noturno de Barcelona.

0.

Barcelona
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

PASSEIOS

– Casa Batlló

No início do século XX, o arquiteto Antoni Gaudí foi contratado pela família Batlló para reformar seu palacete. A fachada, o interior e cada mínimo detalhe – são muitos – compõem uma de suas criações mais imaginativas, ousadas e poéticas.

 

2. Passeio -

Casa Batlló
Foto: Teresa Perez Tours 

COMPRE AQUI SEU INGRESSO PARA

CASA BATLLÓ!

– Parque Güell

Percorrer o Parque Güell, mais uma obra de Gaudí, é uma experiência altamente sensorial. O terraço com bancos ondulantes e mosaicos multicoloridos se mistura às árvores da montanha. Lá do alto, tem-se uma vista inesquecível da cidade e do mar. Carrer d’Olot, 5, Barcelona.

2. Passeio -

Parque Güell
Foto: Teresa Perez Tours 

– Igreja da Sagrada Família

É o cartão postal de Barcelona. Teve sua construção iniciada em 1882 por Gaudí. Mais de cem anos depois, ainda se encontra bem longe de ser concluída. Quando a igreja estiver pronta, ostentará 18 torres, sendo a mais alta de 170m de altura. Entre seus destaques estão a cripta em estilo neogótico, que guarda a sepultura de Gaudí; a fachada da Natividade, com representações da fé, da esperança e da caridade; e a fachada da paixão, cujas figuras possuem um ar misterioso. Por ainda estar em construção, o lado externo do prédio é bem mais interessante que o interno. Do alto de seus campanários é possível apreciar uma magnífica vista da cidade.

2. Passeio -

Sagrada Família
Foto: Teresa Perez Tours 

– Casa Milà

Também conhecida como La Pedrera, foi desenhada por Gaudí e é um dos maiores exemplos de arquitetura modernista. Feita em pedra calcária o prédio foi muito criticado pelos intelectuais da época por não ser uma obra prática, já os que apreciam o prédio o chamam de obra de arte. Foi todo construído com paredes onduladas, que lembram dunas ou lava de vulcão, e sacadas decoradas com ferro retorcido, remetendo às algas.  No último andar do edifício está a sede do Museu Gaudí. Durante as visitas guiadas é possível ir até o telhado, de onde se tem uma bela vista da cidade e observar de perto as exóticas chaminés esculpidas, que fazem o teto deste prédio ficar semelhante a um terreno lunar.

2. Passeios -

La Pedrera
Foto: Teresa Perez Tours 

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Dos Cielos

No alto do 24° andar do Hotel ME Barcelona, a vista da cidade é mesmo de tirar o fôlego. Neste panorama, o restaurante Dos Cielos serve culinária criativa, preparada pelos chefs irmãos Sergio e Javier Torres. Destaque para o menu degustação.

3. (2)

Restaurante Dos Cielos
Foto: Teresa Perez Tours

3. Restaurante Dos Cielos

Os irmãos Sergio e Javier Torres
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Hotel ME Barcelona
Calle Pere IV, 272-286, Barcelona
Tel: 34 93 3672070
www.doscielos.com

 

– El Celler de Can Rocca

Renomado internacionalmente, eleito o melhor restaurante do mundo pela revista Restaurant Magazine, é dirigido por três irmãos, que juntos se dividem na cozinha e harmonização dos pratos. Culinária inventiva, mais de mil rótulos em sua adega, requinte e exclusividade fazem deste restaurante uma experiência inigualável.

3. (3)

Restaurante El Celler de Can Roca
Foto: Teresa Perez Tours

3. (2)

Restaurante El Celler de Can Roca
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Can Sunyer, 48E, Girona – aproximadamente 100km de Barcelona
Tel: 34 97 2222157
www.cellercanroca.com
É necessário fazer reservas

 

*Onde ficar?

HOTÉIS

– Hotel Mandarin Oriental

Com uma localização privilegiada, o Mandarin Oriental está situado na mais famosa avenida espanhola, o Passeig de Gràcia, e ao lado de maravilhas arquitetônicas como a Casa Battló de Gaudí. São 98 quartos e suítes com decoração criada pela arquiteta espanhola Patrícia Urquola, que segue a mesma linha contemporânea da cidade. No restaurante Moments, premiado com uma estrela do Guia Michelin, os visitantes podem desfrutar o melhora da cozinha catalã.

4.

Foto: Hotel Mandarin Oriental

4. (4)

Foto: Hotel Mandarin Oriental

4. (3)

Foto: Hotel Mandarin Oriental

Onde encontrar:
www.mandarinoriental.com/barcelona

 

– Hotel Arts Barcelona

Com uma estrutura única e design moderno, o Arts Barcelona, da rede Ritz-Carlton, está localizado em frente ao mar Mediterrâneo, a apenas 150 metros da praia. O hotel também está próximo ao centro histórico e a poucos minutos das famosas Ramblas – ampla avenida conhecida por ser o endereço de ótimos restaurantes e boutiques. Os 482 apartamentos e suítes oferecem vistas panorâmicas do mar e da cidade. Com quatro restaurantes que oferecem grande variedade de pratos internacionais e mediterrâneos, o destaque é o restaurante Enoteca, estrelado pelo Guia Michelin e com uma adega com mais de 500 vinhos.

4.

Foto: Hotel Arts Barcelona

4. (4)

Foto: Hotel Arts Barcelona

4. 3)

Foto: Hotel Arts Barcelona

Onde encontrar:
www.hotelartsbarcelona.com