Tour Escócia: Glasgow

Por Teresa Perez Tours

Depois de viajar por Edimburgo, nosso tour pela Escócia continua hoje por Glasgow!

 

Por muito tempo, Glasgow não passou de uma cidade esfumaçada, cinzenta, desinteressante. Estava focada nos dividendos trazidos por seu porto e sua indústria pesada. Em meados do século passado, porém, os dois pilares da economia local ruíram. E àquela Glasgow decadente não restou alternativa senão reinventar-se.

Na virada dos anos 1970 para os 1980, a cidade finalmente olhou-se no espelho. Hoje Glasgow é vaidosa, elegante, cheia de vida. A arquitetura vitoriana, antes ocultada pela fuligem dos navios e das fábricas, voltou a ser sua marca registrada, tal qual no século XVIII. Casarões e prédios daquela época abrigam agora cafés, restaurantes, hotéis, antiquários e galerias de arte. Modernos edifícios projetados por Charles Rennie Mackintosh, o genial arquiteto que imprimiu tons escoceses à art nouveau, estão por toda parte. A vida noturna e cultural é agitada. E, para as compras, poucos lugares na Europa se comparam a Glasgow.

VB-00041085-001

Glasgow
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

PASSEIOS

Museus

– Museu Kelvingrove

No fim do século XIX, Sir Roger percorreu a Escócia como atração de circo. Hoje empalhado, o grande elefante ainda é estrela – no museu Kelvingrove. Lá, Sir Roger divide os holofotes com 8 mil peças, como um avião de guerra dos anos 1940. Para quem busca arte, os melhores museus escoceses são a Burrell Collection e a GoMA.

VB-00041289-001

Museu Kelvingrove
Foto: Teresa Perez Tours

– Museu do Transporte

Às margens do Rio Clyde, o Museu do Transporte guarda um admirável acervo: de bondes puxados por cavalos a futuristas motos de corrida, de primitivas bicicletas com a roda dianteira exageradamente grande a viaturas da polícia escocesa. Atracado bem diante do museu, um navio do século 19 revive o passado mercantil do porto de Glasgow.

3. Museu do Transporte - Cópia

Museu do Transporte
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Gamba

Restaurante moderno e elegante, com peixes e frutos do mar – a receita da deliciosa sopa de peixe é mantida em segredo.

4. Restaurante Gamba - Cópia

Restaurante Gamba
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
gamba.co.uk

 

– Rogano

Famoso pela longevidade (aberto nos anos 1930), pela decoração em art déco e pelos pratos do mar.

VB-00041309-001

Restaurante Rogano
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
roganoglasgow.com

 

– Two Fat Ladies at the Buttery

Com um ambiente acolhedor, o restaurante se baseia nos peixes e nos frutos do mar da costa escocesa.

4. Restaurante Two Fat Ladies - Cópia

Restaurante Two Fat Ladies at the Buttery
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
twofatladiesrestaurant.com

 

*Onde ficar?

HOTEL

– Hotel du Vin Glasgow

Localizado em um edifício de arquitetura típica Vitoriana, no elegante bairro de West End de Glasgow, o Hotel du Vin conta com 49 belos quartos e suítes. A decoração apresenta estilo contemporâneo, com cores fortes e amplas janelas que vão do teto ao chão.

O restaurante Bistro du Vin, assinado pelo talentoso chef Paul Tamburrini serve exemplares das culinárias clássica e moderna, com receitas simples e utilizando os melhores ingredientes disponíveis. O hotel conta ainda com salas para degustação de vinhos, whiskies e charutos, além de uma impressionante adega.

5. Hotel du Vin

Foto: Hotel du Vin Glasgow

Onde encontrar:
www.hotelduvin.com/locations/glasgow