Tour Escócia: Edimburgo

Por Teresa Perez Tours

ESCÓCIA

À primeira vista, o kilt e a gaita de foles parecem ultrapassados, objetos resgatados apenas para as ocasiões solenes em que se enaltece o passado da Escócia. Impressão equivocada.

Pelas cidades escocesas, veem-se rapazes que, com naturalidade, combinam todo tipo de camisa com os saiotes axadrezados que eram usados pelos guerreiros celtas. As estampas dos kilts até hoje identificam os diferentes clãs. E os tubos sonoros são indispensáveis para a música contemporânea do país.

A sobrevivência e a onipresença do kilt e da gaita de foles são um sinal inequívoco do amor dos escoceses por sua terra.

Pergunte onde a natureza é mais exuberante, e descreverão os lagos, vales e montanhas verdejantes das Highlands. Pergunte sobre beleza urbana, e discorrerão sobre os castelos de Edimburgo e a vida cultural de Glasgow. A melhor bebida? Garantirão que é, claro, o whisky, o sabor mais escocês que há.

Vamos começar nosso tour pela Escócia por Edimburgo!

 

EDIMBURGO

Autor do clássico “O Médico e o Monstro”, Robert Louis Stevenson escreveu no século XIX que a vista mais deslumbrante de Edimburgo se tinha do Monte Calton. A avaliação de Stevenson continua verdadeira. Lá do alto, três imagens saltam aos olhos: o próprio topo, repleto de monumentos, como a torre em homenagem ao almirante Nelson; a imensidão do Mar do Norte; e o pitoresco contraste entre a Cidade Velha e a Cidade Nova.

5. Escócia, Edimburgo

Edimburgo
Foto: Teresa Perez Tours

A Cidade Velha é um emaranhado de vielas de onde despontam igrejas e castelos medievais. A Cidade Nova foi erguida 200 anos atrás, com prédios georgianos e praças floridas. A capital escocesa deve ser explorada a pé, com paradas nos pubs do Grassmarket, a principal praça do lado velho, e nas lojas, cafés e restaurantes da Princes Street, a rua que separa as duas “cidades” e conduz ao Monte Calton. O verão deixa Edimburgo mais vibrante, com festivais de cinema, teatro, jazz, ópera, dança…

 

*O que fazer?

PASSEIOS

– Castelo de Edimburgo

Testemunha da História há quase mil anos, o Castelo de Edimburgo ainda reina majestoso, do topo de uma colina, no horizonte da capital escocesa. No passado, serviu de prisão, fortaleza e palácio real. Hoje, guarda as joias da coroa escocesa e a pedra que se leva a Londres para que, sobre ela, os reis britânicos sejam coroados.

VB-00023284-001

Castelo de Edimburgo
Foto: Teresa Perez Tours

 

– Palácio de Holyroodhouse

A principal artéria da Cidade Velha é a Royal Mile. Numa ponta, ergue-se o Castelo de Edimburgo. Na outra, o Palácio de Holyroodhouse, que por anos foi a residência dos soberanos escoceses – como a célebre Mary Stuart. O status real não se perdeu: todo início de verão, a rainha Elizabeth II e sua família passam férias no Palácio de Holyroodhouse.

Counties

Palácio de Holyroodhouse
Foto: Teresa Perez Tours

– The Scottish Gallery

Aberta em 1842, a Scottish Gallery é a galeria de arte mais antiga da Escócia. De seu acervo, hoje dedicado à arte contemporânea, as peças que mais prendem olhares são as que retratam Edimburgo – como a bela pintura desta página, de Stephanie Dees. Um deleite tanto para quem deseja comprar quanto para quem quer apenas admirar.

ScotNatGallery-VanGShow1

The Scotish Gallery
Foto: Reprodução

 

– The Scotch Whisky Experience

O mundo do whisky escocês é bem mais rico do que se imagina. No museu The Scotch Whisky Experience, revive-se a história secular da bebida, conhece-se numa destilaria o processo de produção e descobre-se numa degustação que o whisky também tem nuances – que não são poucas – de paladar, aroma e até textura.

The Scotish Whisky Experience

The Scotish Whisky Experience
Foto: Teresa Perez Tours

 

*Onde comer?

RESTAURANTES

– 21212

O estilo francês de cozinhar, num restaurante com fachada georgiana e interior moderno.

21212

21212
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
21212restaurant.co.uk

 

– Mart in Wishart

Em estilo francês, o jantar pode começar com ostras do loch Ryan e terminar com um parfait de côco.

Martin Wishart

Martin Wishart
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
martin-wishart.co.uk

 

– The Kitchin

Com ingredientes locais, apresenta a moderna cozinha britânica.

The Kitchin

The Kitchin
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
thekitchin.com

 

– The Witchery

Num elegante ambiente do século XVI, o restaurante serve os melhores pratos da culinária escocesa.

The Witchery

The Witchery
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
thewitchery.com

 

*Onde ficar?

HOTÉIS

– The Scotsman Hotel

O nobre edifício vitoriano da zona histórica de Edimburgo abrigou por quase cem anos a redação do Scotsman Newspaper, o principal jornal escocês. Poucos anos atrás, foi transformado no hotel-boutique The Scotsman. A reforma conseguiu manter o ar romântico da virada do século passado.

Hi_LW0507_27843439_Scotsman exterior

Foto: The Scotsman Hotel

Hi_LW0507_27843443_H0W4UL0K

Foto: The Scotsman Hotel

Onde encontrar:
www.thescotsmanhotel.co.uk

 

– The Balmoral

O prédio centenário do hotel The Balmoral se localiza em plena Princes Street, a rua que separa a Edimburgo nova da Edimburgo antiga. Os quartos são elegantemente decorados em estilo contemporâneo, parte deles com vista para o Castelo de Edimburgo. Destaque para o Number One, seu estrelado restaurante.

22180746-H1-Image 1 - The Balmoral

Foto: The Balmoral Hotel

40801245-H1-Supior_deluxe_with_castle_view

Foto: The Balmoral Hotel

Onde encontrar:
www.thebalmoralhotel.com

 

– The Glasshouse

Por fora, a imponente fachada de uma igreja do século XIX. Por dentro, a ousadia de um hotel-boutique cheio de estilo. O Glasshouse, no coração de Edimburgo, orgulha-se do belo jardim na cobertura, dos tranquilos pátios internos e das imensas janelas dos quartos, que vão do piso ao teto.

glass house

Foto: The Glasshouse Hotel

103_0328

Foto: The Glasshouse Hotel

 

TREM

– The Royal Scotsman

Tendo Edimburgo como partida e chegada, os vagões do Royal Scotsman atravessam o coração da Escócia. Do lado de fora, revelam-se lochs de águas tranquilas, montanhas verdejantes, vilarejos preservados no tempo e castelos de outras épocas. Dentro, serviços de primeira classe revivem o velho e prazeroso costume britânico de viajar de trem.

TRS-EXT-SCE-02

Foto: The Royal Scotsman

TRS-EXT-PLA-11

Foto: The Royal Scotsman

Onde encontrar:
www.royalscotsman.com