Tour Escócia: As “lendas” St. Andrews e o Lago Ness

Por Teresa Perez Tours

Depois de viajar por Edimburgo e Glasgow, fechamos nosso tour com duas “lendas” na Escócia: o campo de golfe mais antigo do mundo e o (monstro do) Lago Ness!

 

ST. ANDREWS

Os escoceses dizem que foi nos gramados de St. Andrews, nos anos 1400, que o golfe surgiu. De lá, ganhou o país com tal rapidez que naquele mesmo século o Parlamento decidiu proibir esse “esporte inútil”. O motivo: a população deveria dedicar-se nos tempos livres ao arco e flecha, para proteger o país em caso de invasão estrangeira. Felizmente, as leis não pegaram.

E, hoje, o golfe é paixão nacional. A Escócia abriga mais de 500 campos. Foi em St. Andrews que o americano Tiger Woods, aos 24 anos, tornou-se o mais jovem vencedor do Grand Slam. Na costa do Mar do Norte, a pequena cidade guarda as ruínas da Catedral de St. Andrews, templo católico medieval que caiu em desgraça após a Reforma Protestante. Suas robustas torres de pedra ainda estão de pé.

Na cidade está instalada a University of St. Andrews, famosa por ser uma das universidades mais antigas do mundo, de 1413, e o palco do encontro do príncipe William com Kate Middleton.

1. St. Andrews

St. Andrews
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

PASSEIOS

– Museu do Golfe

Os quase seis séculos do golfe na Escócia ganham vida no museu de St. Andrews. As primeiras bolas, artesanais, feitas de couro e penas; os reis e rainhas conquistados pelo elegante esporte; as diferentes empunhaduras dos grandes golfistas reproduzidas em bronze… Um lugar que fascina iniciantes e iniciados.

1.1 Museu do Golfe

Museu do Golfe
Foto: Teresa Perez Tours

– The East Neuk of Fife

A costa escocesa é particularmente encantadora na região conhecida como The East Neuk of Fife. Ali, pescadores vivem em pacatos vilarejos de estilo medieval e seus barcos ficam ancorados em pequenos portos. É como se a Escócia tivesse parado no tempo. Numa caminhada pelas praias de areia, abrem-se vistas espetaculares para o mar do Norte.

1.2 The East Neuk of Fife

The East Neuk of Fife
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde ficar?

HOTÉIS

– Old Course Hotel Golf Resort & Spa

Dos quartos, os hóspedes do Old Course Hotel têm vistas deslumbrantes para o azul do Mar do Norte e para o verde do Duke’s, o celebrado campo de golfe do próprio hotel. O Old Course conta com três restaurantes e dois bares, onde se oferecem whiskies procedentes de mais de 200 destilarias.

Old Course Hotel_Exterior

Foto: Old Course Hotel Golf Resort & Spa

Onde encontrar:
www.oldcoursehotel.co.uk

 

HIGHLANDS: O LAGO NESS

Nos anos 1930, surgiram relatos de pessoas que juravam ter visto um dragão no Lago Ness, no norte da Escócia. Logo apareceram fotos – pouco nítidas, é verdade – que mostravam o imenso pescoço da fera emergindo daquelas águas gélidas. Na versão da imprensa, era um dinossauro aquático, sobrevivente solitário de sua espécie.

2. Highlands (2)

Lago Ness em Highlands
Foto: Teresa Perez Tours

Lendas à parte, o fato é que o Monstro do Lago Ness mostrou ao mundo aquela que é a região mais bela da Escócia: as Highlands. Ali, montanhas, vales, florestas de pinheiros, rios e lochs (lagos, no inglês da Escócia) juntam-se para compor paisagens exuberantes. Em Inverness, a cena mais típica é a de homens no rio, com água até a cintura, pacientemente pescando salmão. Da cidade de Nairn, é possível avistar o grande Fiorde de Moray precipitando-se sobre o Mar do Norte. Ali perto, com 600 anos, o belo Castelo Cawder está aberto para visitação – e até hoje é a residência da família Cawder.

2. Highlands

Highlands
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

PASSEIOS

– Destilarias de whisky

Tentou-se copiar o whisky escocês em várias partes do mundo. Nunca se conseguiu. Uma particularidade das Highlands é a qualidade da água, que brota das montanhas ao redor e corre puríssima até as destilarias. Essa pureza é essencial para a suavidade da bebida. Centenárias, muitas das destilarias estão abertas para visitação.

2.1 Destilaria Glenfiddich

Destilaria Glenfiddich
Foto: Teresa Perez Tours

2.1 Destilaria Strathisla

Destilaria Strathisla
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Dalwhinnie (Black & White)
Dalwhinnie
discovering-distilleries.com/dalwhinni

Glenfiddich
Castle Road, Dufftown
glenfiddich.com

Strathisla (Chivas Regal)
Seafield Avenue, Keith
maltwhiskydistilleries.com

Tomatin Distillery
Tomatin, Invernesshire
tomatin.com

 

– Castelo de Urquhart

O Castelo de Urquhart foi uma das tantas fortalezas medievais da ilha britânica que não resistiram à força impiedosa das batalhas e dos anos. O que resta hoje são ruínas. Curiosamente, as grandes paredes de pedra que resistiram de pé, à beira do Lago Ness, formam uma das paisagens mais românticas da Escócia.

VB-00032264-001

Castelo de Urquhart
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde ficar?

HOTÉIS

– Boath House Hotel

O Boath House é um hotel-boutique de campo localizado em Nairn, uma das cidades litorâneas das Highlands. A bela residência em estilo georgiano, construída em 1825, tem ao redor gramados, jardins floridos, bosques, riachos e um lago. Premiado, seu restaurante recebeu uma estrela Michelin.

2.3 Boath House Hotel

Foto: Boath House Hotel

Onde encontrar:
www.boath-house.com

 

– Rocpool Reserve Restaurant & Bar

Uma casa do século XIX no coração de Inverness foi reformada para abrigar o Rocpool Reserve. Os quartos desse hotel-boutique são decorados em estilo contemporâneo, sem exageros. Tanto o restaurante, com um toque francês, quanto o bar do Rocpool Reserve figuram entre os melhores da cidade.

2.3 Rocpool Reserve Restaurant & Bar

Rocpool Reserve Restaurant & Bar
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
rocpool.com