Tour Croácia: Split

Por Teresa Perez Tours

CROÁCIA

A geografia foi generosa com este pequeno país na costa do Adriático e a história não deixou por menos. Abrigando um sem fim de Patrimônios da Humanidade e agraciada por uma das mais belas costas da Europa – salpicada com milhares de ilhas – a Croácia é absolutamente encantadora.

A localização estratégica na costa do Mar Adriático lhe rendeu importantes alianças políticas com o Império Veneziano, uma vez que suas ilhas e cidades costeiras faziam parte da rota de mercadores que a caminho do Oriente, contribuíram para que a Croácia se tornasse um fascinante mosaico cultural através dos séculos.

Com o fim da era comunista e da guerra com a antiga Iugoslávia, o país abriu as portas para o mundo, exibindo cidades históricas donas de arquitetura esplendorosa, emolduradas por um mar de beleza estonteante, integrando a lista dos lugares mais badalados do verão europeu.

Na região de Zagorje, a norte da capital Zagreb, predominam as colinas, enquanto a fértil planície da Panonia, uma região de terras agrícolas, é delimitada a leste pelos rios Drava, Danúbio e Sava. As florestas cobrem mais de um terço do território croata, mas é a costa da Dalmácia ou Costa Dálmata que concentra as maiores atrações, incluindo ilhas como Hvar e Korkula (onde teria nascido Marco Polo) e as belas cidades de Split e Dubrovnik.

Hoje vamos começar nosso tour pela Croácia com a encantadora Split.

 

SPLIT

O centro histórico da belíssima Split, mais um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO em solo croata, desenvolve-se a partir do Palácio do Imperador Diocleciano, um dos mais preservados do mundo romano.

Ao sul da península resguardada do mar aberto por inúmeras ilhas, próximo ao movimentado porto, o centro antigo resplandece vibrante e belo, com suas ruas estreitas, igrejas, praças arborizadas, casas de pedra e construções que alternam os estilos renascentista e gótico veneziano. Em contraste, é comum ver carros importados ao lado de verdadeiros “calhambeques” e antigos conjuntos habitacionais dos tempos do comunismo, quando a Croácia ainda fazia parte da antiga Iugoslávia.

1. Split

Split
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

PASSEIOS

– Palácio de Diocleciano

O centro antigo de Split é o endereço do Palácio de Diocleciano, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Um dos muitos imperadores romanos nascidos na Croácia, Diocleciano construiu o palácio para ser seu refúgio após sua abdicação voluntária do trono. Hoje, o lugar abriga museus, lojas, restaurantes e órgãos públicos. Durante os anos do comunismo havia muitas famílias instaladas ali, como em um cortiço.

1.1 Split - Passeios - Palácio de Diocleciano

Palácio de Diocleciano
Foto: Teresa Perez Tours

– Terra Wine Cellars

Em uma residência centenária próxima à Praia Bacvice, a antiga adega foi convertida em uma enoteca. Entre grossas paredes de pedra e atmosfera única, encontra-se uma fabulosa coleção de vinhos vintage, com especial destaque para rótulos da Dalmácia.

1.1 Split - Passeios - Terra Wine Cellars

Terra Wine Cellars
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Prilaz braće Kaliterna, 6, Split
Tel: 385 21314800
www.vinoteka.hr

 

– Archaeological Museum (Museu Arqueológico)

Fundado em 1820, este é o mais antigo museu croata. Abriga uma vasta gama de objetos datados desde a pré-história até a Idade Média, além de uma biblioteca com acervo de quase 30 mil livros sobre a cidade e o país.

Onde encontrar:

Ulica Zrinsko Frankopanska, 25, Split
Tel: 385 21329340
www.mdc.hr

 

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Nostromo

Estrategicamente localizado ao lado do vibrante mercado de peixes de Split. O contemporâneo Nostromo integra a lista dos melhores restaurantes da Croácia da revista Condé Nast Traveller, com pratos refinados e saborosos, além de excelente atendimento.

1.2 Split - Restaurantes - Nostromo

Restaurante Nostromo
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Kraj Svete Marije, 10, Split
Tel: 385 914056666
www.restoran-nostromo.hr

 

– Spalatum

O restaurante Spalatum oferece decoração elegante com enormes janelas, e dispõe de mesas em um incrível terraço com vista panorâmica do Mar Adriático. Serve culinária mediterrânea moderna e possui excelente carta de vinhos.

1.2 Split - Restaurantes - Spalatum

Restaurante Spalatum
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Hotel Le Méridien Lav. Grljevacka, 2a. Split.
Tel: 385 21500500
www.lemeridienlavsplit.com

 

– Zrno Soli

O restaurante Zrno Soli serve culinária mediterrânea, com criativas e deliciosas opções de frutos do mar, além de excelentes sobremesas. Oferece ambiente elegante de decoração contemporânea.

Onde encontrar:

Uvala Baluni, 8, Split
Tel: 385 21399333

 

*Onde ficar?

HOTÉIS

– Vestibul Palace Hotel

O Hotel Vestibul está localizado no coração da bela Split, dentro dos muros do Palácio Dioclesiano, entre a Catedral e a Praça Peristil. Este hotel boutique foi criado pela junção de três palácios de três diferentes períodos: romano, gótico e renascentista. A bela propriedade combina o design moderno de seu interior às paredes originais de sua estrutura.

1.3 Split - Hotéis - Vestibul Palace Hotel (1)

Foto: Vestibul Palace Hotel

1.3 Split - Hotéis - Vestibul Palace Hotel (2)

Foto: Vestibul Palace Hotel

Onde encontrar:
www.vestibulpalace.com

 

– Marmont Hotel Split

O Marmont Hotel está localizado no coração da vibrante Split, dentro dos muros do Palácio Dioclesiano, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Seus 21 amplos quartos têm decoração contemporânea e minimalista, com detalhes em madeira escura. O hotel conta ainda com um terraço, ótimo para desfrutar o clima local.

1.3 Split - Hotéis - Hotel Marmont (1)

Foto: Hotel Marmont

1.3 Split - Hotéis - Hotel Marmont (2)

Foto: Hotel Marmont

Onde encontrar:
www.marmonthotel.com

 

*Confira aqui mais uma opção de hospedagem em Split – a dica do Magari blu!