Tour Croácia: Hvar

Por Teresa Perez Tours

Depois de passar por Split e pelos Lagos Plitvice, nosso tour pela Croácia continua com a belíssima Ilha de Hvar.

Dona de uma rica herança cultural que remonta à Grécia Antiga, Hvar é considerada uma das dez ilhas mais belas do mundo. Com praias deslumbrantes e baías de águas cristalinas em tons de azul, a ilha é a nova eleita do jet set europeu e tem sido frequentemente comparada a Ibiza, na Espanha, e St. Tropez, na Riviera Francesa, em seus dias de glória.

3. Hvar

Hvar
Foto: Teresa Perez Tours

O interior da ilha vê florescer vastos e perfumados campos de alfazema, além dos vinhedos e olivais, tipicamente mediterrânea.

Na Idade Média, Hvar, atual capital da ilha de mesmo nome, foi um importante porto do Império Veneziano, e sob seu comando enriqueceu exportando vinhos, figos e pescados. Através dos séculos, manteve-se como um respeitável centro cultural, destacando-se em diversas áreas do conhecimento, como literatura, arquitetura, escultura, pintura e música, perdendo em importância apenas para Dubrovnik – nosso próximo destino. Na cidade, não circulam carros e suas ruas convergem em uma grande praça – a maior da Dalmácia – onde estão a Catedral e o Arsenal. Muralhas fortificadas vigiam o porto e proporcionam belíssimas vistas panorâmicas.

*O que fazer?

PASSEIOS

– Franciscan Monastery (Monastério Franciscano)

Construído no século XV, o monastério renascentista ao sul da cidade de Hvar está cercado por belíssimos jardins e exibe pinturas, manuscritos, moedas antigas e incunábulos – livros publicados de 1450 a 1500. Destaque para o claustro e para o museu do monastério.

3.1 Hvar - Passeios - Monastério Franciscano

Monastério Franciscano
Foto: Teresa Perez Tours

– Stari Grad

Stari Grad é uma antiga colônia grega e foi capital da ilha até o século 14. Sua principal atração é visitar o Castelo de Petar Hektorovic, construído em forma de “Arca de Noé”. Também imperdível é o Convento Dominicano que abriga uma notável coleção de livros e pinturas, com destaque para O Enterro, do italiano Tintoretto.

3.1 Hvar - Passeios - Stari Grad

Stari Grad
Foto: Teresa Perez Tours

– Ilhas Paklinski

Grupo de 16 pequenas ilhas localizadas em frente ao porto Hvar. É um bonito passeio para quem aprecia o contato com a natureza e gosta de mergulhar.

 

– Praia Dubovica

Com acesso escondido e por isso mesmo mais reservada, esta praia é uma agradável surpresa entre Hvar e Stari Grad. Possui acesso escondido e por isso mesmo é mais reservada. Fica em um minúsculo vilarejo, com uma pequena capela de pedra e uma Konoba (taverna) onde se pode experimentar produtos locais.

 

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Gariful

O Gariful é um dos melhores restaurantes da cidade, frequentado também por celebridades e artistas. Oferece terraço de frente para o mar – ponto de encontro nas noites de verão. Serve culinária local e variedade de frutos do mar, que podem ser escolhidos e preparados na hora.

3.2 Hvar - Restaurantes - Gariful

Restaurante Gariful
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Riva, 21, Hvar
www.hvar-gariful.hr
Tel: 385 21742999
É necessário fazer reservas

 

– Giaxa

O restaurante Giaxa está localizado em um charmoso palácio do século XV. Oferece culinária tradicional, servida em pratos saborosos e criativos, além de excelente atendimento. Destaque especial para as sobremesas e mesas no terraço.

3.2 Hvar - Restaurantes - Giaxa

Restaurante Giaxa
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Petra Hektorovića, 3, Hvar
www.giaxa.com
Tel: 385 98748695
É necessário fazer reservas

 

– Zori

O tradicional e familiar restaurante Zori está localizado em uma área exclusiva e tranquila em Pakleni, ilha em frente a Hvar. Serve culinária internacional, excelente carta de vinhos e dispõe de mesas no terraço.

3.2 Hvar - Restaurantes - Zori

Restaurante Zori
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Palmizana 19. Hvar
www.zori.hr
Tel: 385 21744904
É necessário fazer reservas

 

*Onde ficar?

HOTEL

– Adriana Hvar Marina Hotel & Spa

Com estilo contemporâneo, o hotel Adriana dispõe de quartos e suítes com tons claros, mesclados a materiais naturais e detalhes em madeira. O excelente Sensorí Spa oferece diversos tipos de tratamentos e massagens, além de programas especiais como yoga. No terraço estão a piscina de água do mar e o bar, com espetacular vista para os principais pontos da cidade, como a Catedral, o Arsenal, a Piazza Veneziana, a marina e a belíssima baía.

Onde encontrar:
www.suncanihvar.com/adriana-hvar-spa-hotel

 

*Veja as dicas de Hvar pelo Magari blu!