Tour Canadá: dicas de Toronto

Por Teresa Perez Tours

Às margens do Lago Ontário, próximo à fronteira com os Estados Unidos, está a maior e mais cosmopolita cidade do Canadá: Toronto.

A capital do estado de Ontário é dona de um intenso cenário cultural e vibrante vida noturna, além de lojas de renomadas marcas internacionais e restaurantes de alta gastronomia. Toronto é um destino verdadeiramente completo, que oferece atrativos para todos os tipos de visitantes. Outro aspecto marcante da cidade é a sua arquitetura arrojada. Da Torre CN ao Museu Real de Ontário, passando por incontáveis arranha-céus, modernos projetos assinados por arquitetos renomados dominam o skyline da cidade.

Segundo relatório das Nações Unidas publicado em 2004, Toronto tem a segunda maior população que nasceu fora do seu país de residência (atrás apenas de Miami). Os mais de 1,1 milhão de pessoas que habitam a cidade (são mais de 6 milhões em sua região metropolitana) provêm das mais diversas origens e etnias, de asiáticos e africanos a árabes e latino americanos.

Diversa, cheia de personalidade e palco de alguns dos mais importantes eventos culturais do país, Toronto está cada vez mais presente no roteiro de viagens dos amantes da cultura, das compras, da gastronomia e da vida noturna. O destino encanta e, definitivamente, merece a visita.

*O que fazer?

Cidade Subterrânea

A complexa malha subterrânea de passagens e ligações entre importantes edifícios comerciais foi construída na década de 1960. Inicialmente, o projeto foi concebido para abrigar pequenas lojas que eram removidas das ruas da cidade para dar lugar a modernos arranha-céus. Outro objetivo da obra era proteger os habitantes do rigoroso frio do inverno de Toronto, que em dias extremos pode chegar a -30°C.

Hoje, a malha de passagens subterrâneas abriga mais de 1.200 lojas, e estende-se por quase 30km, ligando os principais pontos de interesse comerciais da cidade, como o Union Station, Fairmont Royal York Hotel, Toronto Dominion Centre, First Canadian Place, Eaton Centre, City Hall, entre outros.

Cidade SubterrâneaFoto: Teresa Perez Tours

Cidade Subterrânea
Foto: Teresa Perez Tours

Torre CN (CN Tower)

Com 553,33 metros de altura, a Torre CN (que refere-se à Canadian National Railways – a companhia ferroviária que a construiu), é a mais alta torre do mundo. O edifício Burj Khalifa, em Dubai, com 828 metros, é o mais alto edifício já erguido pelo homem, enquanto que a Torre CN segue na frente na categoria “torre”. Os visitantes sobem em um elevador panorâmico ao alto da torre, de onde a vista da cidade é de tirar o fôlego. Em dias de céu claro, a vista alcança até as Cataratas do Niágara, a 160 quilômetros de distância.

1Passeios - Torre CN1_alta

Torre CN1
Foto: Teresa Perez Tours

Museu Real de Ontário (Royal Ontario Museum)

Maior museu do Canadá, o Museu Real de Ontário foi fundado em 1912 e já conta com mais de seis milhões de objetos em seu acervo. O local recebeu recentemente investimentos milionários para renovações e a construção de uma nova ala, projetada pelo famoso arquiteto Daniel Libeskind. As exibições do museu dedicam-se a ilustrar aspectos da cultura mundial e da história natural, de forma interativa e apropriada para todas as idades.

Museu Real de OntarioFoto: Teresa Perez Tours

Museu Real de Ontario
Foto: Teresa Perez Tours

Galeria de Arte de Ontário (Art Gallery of Ontario)

A AGO (sigla em inglês) passou por um extenso processo de expansão, projetado pelo renomado arquiteto Frank Gehry. O resultado impressiona já logo na fachada, com uma monumental estrutura de vidro e titânio. A coleção da galeria conta com obras de mestres da arte, como Rembrandt, Renoir, Picasso, Rodin, Matisse e outros, além de renomadas artistas canadenses.

Art Gallery of OntarioFoto: Teresa Perez Tours

Art Gallery of Ontario
Foto: Teresa Perez Tours

Museu de Sapatos Bata (Bata Shoe Museum)

Talvez este seja o único museu dedicado exclusivamente a sapatos no mundo. Se não for, certamente é o mais completo e curioso. A começar pelo prédio, projetado à semelhança de uma caixa de sapatos. A coleção de mais de 10 mil calçados conta a história do acessório desde os primórdios, cerca de 4 milhões de anos antes de Cristo, até os dias atuais. Alguns curiosos exemplares surpreendem, como as botas pressurizadas para a prática de sky-diving, os sapatos com cravos de ferro usados para triturar castanhas na França do século 17, ou as plataformas de 30cm de altura que pertenceram a Elton John.

Museu de Sapatos BataFoto: Teresa Perez Tours

Museu de Sapatos Bata
Foto: Teresa Perez Tours

*Ondeer?

Canoe

No alto do 54º andar do Toronto-Dominion Bank Tower, um dos maiores arranha-céus da cidade, os clientes do Canoe saboreiam pratos da típica culinária canadense, assinados pelos talentosos chefs Anthony Walsh e John Horne. O ambiente é casual, elegantemente decorado e oferece magníficas vistas para a cidade.

Restaurante Canoe

Restaurante Canoe
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

66, Wellington Street West, Toronto
Tel: 1 416 3640054
www.canoerestaurant.com

Southern Accent

Uma visita ao Southern Accent vai além da gastronomia. O restaurante proporciona uma verdadeira experiência cultural. Abrigado em uma antiga casa vitoriana, o local é cheio de vida. Os clientes saboreiam receitas crioulas e cajun em meio a objetos de decoração folclóricos e antiguidades, ao som de músicas típicas.

Restaurante Southern Accent Foto: Teresa Perez Tours

Restaurante Southern Accent
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

595, Markham Street, Toronto
Tel: 1 416 5363211
www.southernaccent.com

Jacob’s Steakhouse

“Não é necessário preparar receitas requintadas e complicadas. Basta preparar boa comida, com ingredientes de qualidade”. Estas são palavras de Julia Child, a célebre chef americana que apresentou a culinária francesa aos Estados Unidos. E este é o lema seguido por Dany McCallum, o chef executivo do Jacob’s Steakhouse: preparar deliciosos pratos a partir de receitas simples, primando pela qualidade dos ingredientes e a apresentação impecável.

Restaurante Jacobs SteakhouseFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Jacob’s Steakhouse
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

12, Brant Street, Toronto
Tel: 1 416 3660200
www.jacobssteakhouse.com

*Onde ficar?

The Ritz-Carlton Hotel Toronto

Cada um dos 267 quartos e suítes do Ritz-Carlton conta com janelas do chão ao teto, que proporcionam vista espetacular do skyline da cidade. Localizado no coração de Toronto, o hotel oferece serviço impecável e os mimos especiais.

Foto: Hotel Ritz-Carlton Toronto

Foto: Hotel Ritz-Carlton Toronto

Foto: Hotel Ritz-Carlton Toronto

Foto: Hotel Ritz-Carlton Toronto

Os 5 bares e restaurantes oferecem gastronomia internacional e clássicas receitas canadenses, além de uma respeitável carta de vinhos e elaborados coquetéis.  No spa, tratamentos de última geração são aplicados com produtos de primeira linha, oferecendo o relaxamento que os hóspedes buscam após um longo dia de passeios pela cosmopolita cidade.

Foto: Hotel Ritz-Carlton Toronto

Foto: Hotel Ritz-Carlton Toronto

Onde encontrar:
www.ritzcarlton.com

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]