Tour Canadá: dicas de Quebec

Por Teresa Perez Tours

Nosso tour pelo Canadá começou em Toronto, passou por Montreal e hoje aterrissa em Québec!

Uma das cidades mais antigas da América do Norte e a única do continente a ter seu centro antigo cercado por muralhas, Québec é belíssima e repleta de história.  Capital da província de mesmo nome, a segunda maior cidade canadense é também a mais charmosa e plena de savoir fare francês – herança da atribulada colonização que rendeu muitas batalhas entre ingleses e franceses.

QuébecFoto: Teresa Perez Tours

Québec
Foto: Teresa Perez Tours

Québec testemunhou a vitória britânica, mas não se rendeu à fé anglicana, mantendo o catolicismo como principal religião, além de conservar sua cultura e o francês como língua oficial. Às margens do histórico Rio São Lourenço, em um belo promontório, Québec manteve suas características originais preservadas, dividindo-se entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, sendo a primeira cercada pelos muros construídos pelos franceses no século 18 – o que contribuiu para que a cidade fosse classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial.

Tanto a Cidade Alta quanto a Cidade Baixa passaram por um amplo processo restauração, em que prédios antigos passaram a abrigar hotéis-boutique, galerias de arte, lojas, cafés e restaurantes. Para resistir ao longo e rigoroso inverno, há uma ampla rede de galerias subterrâneas, o que contribui para que Québec mantenha sua tradição em agitada vida noturna, já que as pessoas não precisam caminhar na superfície para chegar a bares e clubes que ficam abertos até altas horas. O Rio São Lourenço domina também a paisagem da verde província de Québec, ligando os Grandes Lagos ao Atlântico. Ao sul, os fortes dos Apalaches separam a província dos Estados Unidos.

*O que fazer?

Vieux Québec (Muralhas de Québec e Cidade Alta)

Québec é a única cidade da América do Norte cujo centro histórico é cercado por muralhas. Suas portas merecem destaque, em especial as de Saint-Jean e Saint-Louis, ambas do século 18. No topo de um lindo penhasco, com vista para o Rio São Lourenço, as muralhas protegem a Cidade Alta, contribuindo para que Québec fosse designada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Cidade AltaFoto: Teresa Perez Tours

Cidade Alta
Foto: Teresa Perez Tours

As ruas estreitas e pitorescas têm elegância europeia e incluem o Latin District (Distrito Latino), torres de igrejas, museus, movimentado centro comercial e muito mais. Teresa Perez sugere caminhada pela Cidade Alta e destaca a Citadelle, conhecida como a Gibraltar das Américas . Sua construção teve início em 1820 e levou mais de 30 anos para ser concluída. As tradições militares da cidadela são mantidas em cerimônias exibidas durante o verão.

Musée de l’Amérique Française

Considerado um dos melhores museus do Canadá, destaca objetos e obras de arte que refletem o rico patrimônio histórico francês na América do Norte. O museu se divide em três edifícios, onde estão guardados documentos históricos, livros raros, uma enorme coleção de revistas, pinturas europeias e canadenses, peças em ouro e prata, instrumentos científicos, mobiliário e etc.

Musée de l'Amerique FrançaiseFoto: Original Québec

Musée de l’Amerique Française
Foto: Original Québec

Basilique-Cathédrale Notre-Dame de Québec (Basílica Catedral Nossa Senhora de Québec)

Um dos mais antigos sítios históricos de Québec, a basílica de 300 anos foi reduzida a escombros durante o bombardeio britânico de 1759. Inteiramente reconstruída, hoje ostenta lindas pinturas e outros tesouros eclesiásticos.

Basílica Catedral Nossa Senhora de QuébecFoto: Teresa Perez Tours

Basílica Catedral Nossa Senhora de Québec
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

Laurie Raphael

Gastronomia de fusão moderna e inventiva, onde cada detalhe é inspirado em Québec e sua atmosfera.

Restaurante Laurie RaphaelFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Laurie Raphael
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

117, Rue Dalhousie, Québec
Tel: 1 418 6924555
www.laurieraphael.com

Le Champlain

No Château Frontenac, o Le Champlain é especializado nas culinárias francesa e local. Pratos criativos são acompanhados por excelente carta de vinhos, considerada uma das melhores da cidade.

Restaurante ChamplainFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Le Champlain
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Hotel Fairmont, Le Château Frontenac
1, Rue des Carrieres, Quebec
Tel: 1 418 2663905
www.fairmont.com/frontenac-quebec

Le Patriarche

Diminuto e intimista, o Le Patriarche está ambientado entre antigas paredes de pedra, onde são servidos pratos delicados e saborosos, primando pela variedade e apresentação. Vale a pena pedir o menu degustação.

Restaurante Le PatriarcheFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Le Patriarche
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

17, Rue Saint-Stanislas,, Québec
Tel: 1 418 6925488
www.lepatriarche.com

*Onde ficar?

Fairmont Tremblant

O Fairmont Tremblant combina perfeitamente com o cenário em que está inserido: uma vila com estilo europeu na base do Monte Tremblant, repleta de charmosas boutiques, bistrôs aconchegantes, lagos e trilhas, reacendendo o passado francês de Québec. E é claro que boa parte disso pode ser visto a partir das janelas e varandas de cada uma das acomodações, junto com vistas impressionantes da natureza ao redor.

Foto: Hotel Fairmont Tremblant

Foto: Hotel Fairmont Tremblant

Foto: Hotel Fairmont Tremblant

Foto: Hotel Fairmont Tremblant

O Nansen Lounge e o Windigo Restaurant estão prontos para satisfazer com excelência os pedidos dos hóspedes, desde o café da manhã, até a hora do jantar.

Foto: Hotel Fairmont Tremblant

Foto: Hotel Fairmont Tremblant

Onde encontrar:
www.fairmont.com/tremblant

Quintessence Resort Hotel

Nas margens do Lago Tremblant e na base do monte de mesmo nome, descansa o belo Quintessence. Esse hotel boutique tem apenas 30 suítes, mas oferece todos os serviços de um grande hotel.

Foto: Hotel Quintessence

Foto: Quintessence Resort Hotel

Foto: Quintessence Resort Hotel

Foto: Quintessence Resort Hotel

No Spa Sans Sabots, os hóspedes encontram tratamentos europeus à sua disposição, em um ambiente perfeito para o relaxamento e a tranquilidade. O restaurante La Quintessence exibe decoração contemporânea e o menu é como o de um bistrô francês. Mas é no wine bar que um dos grandes segredos surgem para os hóspedes: uma adega com cerca de 5 mil garrafas espalhadas por 500m², impressionante!

Foto: Quintessence Resort Hotel

Foto: Quintessence Resort Hotel

Onde encontrar:
www.hotelquintessence.com

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]