Tour Canadá: dicas de Montreal

Por Teresa Perez Tours

O tour pelo Canadá iniciou-se em Toronto. Hoje, confira as dicas de Montreal aqui no Magari blu!

Na província de Québec, tendo o francês como língua oficial e características de metrópole norte-americana, a moderna Montreal é dona de um estilo de vida festeiro e com amplo destaque para programações culturais.

Na região central, um paliteiro de arranha-céus a torna parecida com qualquer cenário urbano nos Estados Unidos. Entretanto, Montreal revela diversidade e muita personalidade, tanto na superfície quanto na verdadeira cidade subterrânea que garante o conforto para compras, locomoção e lazer de seus quase dois milhões de moradores, durante o rigoroso inverno.

A cidade tem 4 orquestras sinfônicas, 40 companhias de teatro e 30 de dança, valorizando intensamente suas expressões artísticas. Desta forma, Montreal compensa sua população pela escassez de monumentos históricos, uma vez que por mais de um século, a especulação imobiliária devastou suas construções originais, riscando do mapa os bairros mais antigos. O bairro chamado de Vieux Montreal (velha Montreal) é composto por prédios de pouco mais de um século. Nos últimos 25 anos, a área passou por intensa revitalização e assistiu seus ateliês de artistas e galerias de artes se multiplicarem.

O mesmo movimento de revitalização do patrimônio antigo beneficia o antigo porto fluvial servido pelo Rio São Lourenço, que também banha a cidade de Québec, e é uma via de acesso aos Grandes Lagos – na fronteira entre Canadá e Estados Unidos.  A região central de Montreal é formada por uma colina com três níveis planos. O ponto mais alto é o Monte Real, que dá o nome a cidade. Bem próximo a ele fica Westmount, a área residencial mais valorizada.

*O que fazer?

Underground City (Cidade Subterrânea)

Cerca de 32km de amplos corredores, aquecidos no inverno e refrigerados no verão, com praças de alimentação e lojas mais populares formam a cidade subterrânea de Montreal – fundamental para o longo e rigoroso inverno. Trata-se de uma espécie de imenso shopping pelo qual as pessoas circulam para pegar o metrô, ir ao trabalho ou à faculdade.

Underground CityFoto: Teresa Perez Tours

Underground City
Foto: Reprodução/Québec Original

Em muitos dos cruzamentos há espaços com um pé-direito alto, encimados por cúpulas transparentes que deixam entrar a luz do dia. A Cidade Subterrânea também dá acesso aos 6 principais edifícios em que funciona a Universidade de Québec, uma das quatro da cidade. É também subterrânea a Place des Arts, com seis salas de espetáculo, entre elas a da Ópera de Montreal e a sede da orquestra sinfônica da cidade.

Water Front (Porto antigo de Montreal)

Aninhado entre o Rio São Lourenço e a cidade, as docas do velho porto de Montreal são uma atração única na cidade, estendendo-se por 2,7km de patrimônio histórico revitalizado. Durante todo o ano, as docas recebem eventos culturais e programas de recreação para a população.

Montreal

Water Front
Foto: Teresa Perez Tours

Mount Royal Park

O mais belo parque da cidade ocupa parte da colina no centro da Ilha de Montréal e inclui seu ponto mais alto. Seu paisagismo é assinado por Frederick Law Olmsted, conhecido pelo projeto do Central Park, em Nova York. Mount Royal é onde os moradores de Montreal vão para desfrutar dos dias mais quentes de verão e para praticar esportes que vão desde jogging até esqui na neve, no inverno.

Mount Royal ParkFoto: Teresa Perez Tours

Mount Royal Park
Foto: Teresa Perez Tours

Montreal Museum of Fine Arts (Museu de Belas Artes de Montreal)

Fundado em 1860, o museu possui uma coleção de mais de 33 mil objetos, desde a antiguidade até os dias de hoje. Ano após ano, o museu continua a adquirir peças para enriquecer seu acervo de culturas ancestrais, arte canadense, arte Inuit, arte ameríndia, arte contemporânea e arte decorativa.

Montreal Museum of Fine ArtsFoto: Teresa Perez Tours

Montreal Museum of Fine Arts
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

Food Lab

Com design de interiores assinado por Luc Courchesne, a casa tem uma grande carta de vinhos orgânicos e oferece uma verdadeira descoberta de sabores através do menu experimental, que muda conforme a estação.

Restaurante Food LabFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Food Lab
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

1201 Saint Lawrence Boulevard, Montreal
Tel: 1 514 8442033
www.sat.qc.ca/foodlab

Club Chasse et Pêche

O destaque deste premiado restaurante é a cozinha criativa do chef Claude Pelletier, além da decoração que mistura elementos antigos e modernos com bom gosto e elegância. Alta gastronomia em Montreal, aclamado pela En Route Magazine como um dos melhores restaurantes do Canadá.

Restaurante Club Chasse et PêcheFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Club Chasse et Pêche
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

423, Rue St-Claude, Montreal
Tel: 1 514 8611112
www.leclubchasseetpeche.com

Joe Beef

Acomodando apenas 25 pessoas, Joe Beef serve saborosos steaks e frutos do mar preparados pelo talentoso chef David McMillan. No verão, há também mesas em um agradável terraço. Ambiente casual.

Restaurante Joe BeefFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Joe Beef
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

2491, Notre-Dame West, Montreal
Tel:1 514 9356504
joebeef.ca

*Onde ficar?

The Ritz-Carlton Hotel Montreal

Primeiro hotel da rede The Ritz-Carlton no mundo, aberto 1912, o The Ritz-Carlton Montreal é um dos mais admirados e tradicionais da cidade. Localizada no centro da cidade, a propriedade combina a elegância do passado com a arquitetura contemporânea.

Foto: Hotel The Ritz-Carlton Montreal

Foto: Hotel The Ritz-Carlton Montreal

Seus espaçosos quartos e suítes aliam o conforto às comodidades modernas. No restaurante Maison Boulud, o chef Daniel Boulud prepara a tradicional culinária francesa em pratos elaborados com produtos artesanais.

Foto: Hotel The Ritz-Carlton Montreal

Foto: Hotel The Ritz-Carlton Montreal

Foto: Hotel The Ritz-Carlton Montreal

Foto: Hotel The Ritz-Carlton Montreal

Onde encontrar:
www.ritzcarlton.com

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]