Tour Alemanha: Rota Romântica

Por Teresa Perez Tours

Continuando nosso tour pela Alemanha, depois de passar por Berlim, passeamos pela incrível Rota Romântica!

Ligando as cidades de Füssen (ao sul) e Würzburg (ao norte), a Rota Romântica percorre cerca de 325km de belas paisagens e encantadores vilarejos. O mais famoso circuito da Alemanha, o trajeto guarda muitas surpresas em seu caminho. Combinando natureza, cultura e hospitalidade, as pequenas cidades que margeiam a estrada conservam verdadeiros tesouros, tanto do ponto de vista histórico quanto cultural.

Assim como em grande parte da Alemanha, a natureza se apresenta aqui de maneira impecável, às margens de rios e aos pés de montanhas. A poesia das paisagens deste percurso, adornadas por castelos de indescritível beleza, proporcionam uma viagem no tempo, à época dos grandes bailes, luxuosos salões, bravos cavaleiros e elegantes damas, tal como num conto de fadas.

Ao longo do percurso da Rota Romântica, podem ser apreciadas desde ruínas de construções romanas até uma grande variedade de resquícios do período feudal. Castelos, palácios, igrejas e monastérios que hoje em dia também são palco para festivais e eventos diversos, são alguns dos atrativos que fazem desta uma das trajetórias mais encantadoras da Europa.

 

CIDADES PELO CAMINHO:

Füssen

A primeira cidade ao sul da Rota Romântica, Füssen é a mais alta da Baviera. Tendo como pano de fundo os Alpes, seu centro histórico tem ruas medievais e igrejas barrocas, que completam a paisagem desta cidade cheia de charme. Füssen é famosa por ser o ponto de partida ideal para uma visita aos castelos de Neuschwanstein, Hohenschwangau, Linderhof e a Igreja Wieskirche, obra em estilo rococó declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Aproximadamente 110km de Augsburg e 325km de Würzburg (última cidade, ao norte da Rota Romântica).

01. Fussen

Füssen
Foto: Teresa Perez Tours

– Castelo de Neuschwanstein

Não foi à toa que o castelo dos contos de fada do Rei Ludwig II serviu de inspiração para o desenho do Castelo da Cinderela, da Disney. Este é um dos pontos turísticos mais famosos da Alemanha, e recebe até cinco mil turistas todos os dias. O castelo serviu de moradia para o extravagante Rei Ludwig II por apenas 172 dias, até sua morte.

Aproximadamente 5km de Füssen.

02. Neuschwanstein Castle

Castelo de Neuschwanstein
Foto: Teresa Perez Tours

– Augsburg

Com uma população de cerca de 250 mil habitantes, Augsburg é a maior cidade da Rota Romântica. É, também, a segunda cidade mais antiga da Alemanha, fundada no ano 15 a.C. pelo filho do Imperador Augusto. Augsburg possui muitas edificações da época renascentista, como as mundialmente conhecidas fontes de Hércules, Augusto e Mercúrio. As Igrejas de San Ulrico, a Igreja de Santa Ana com a cripta dos Fugger e as catedrais também merecem uma visita.

Aproximadamente 110km de Füssen, 85km de Ulm e 45km de Donauworth (via Rota Romântica).

03. Augsburg

Augsburg
Foto: Teresa Perez Tours

– Ulm

Ulm não está exatamente no caminho da Rota Romântica, mas com certeza vale uma visita. Famosa por ser a cidade natal de Albert Einstein, Ulm também ficou conhecida por conta de sua imponente catedral, que ostenta uma gigantesca torre de mais de 160 metros de altura. A cidade que cresceu como um importante entreposto comercial às margens de um afluente do Rio Danúbio na Idade Média, preserva ainda hoje o ar de vilarejo medieval, com pitorescas pontes construídas em madeira e pedras e alamedas que convidam a um agradável passeio.

Aproximadamente 85km de Augsburg e 190km de Füssen (via Rota Romântica).

04. Ulm

Ulm
Foto: Teresa Perez Tours

– Donauworth

Fortemente bombardeada durante a II Guerra Mundial, Donauworth foi cuidadosamente restaurada e hoje atrai amantes da arquitetura e da história. Localizada em um dos últimos pontos navegáveis do Rio Danúbio, a parte antiga da cidade está situada em uma ilhota, onde pode-se observar o mais antigo portão da cidade, o Riederstor, e a sua rua mais charmosa, a Reichsstrasse.

Aproximadamente 45km de Augsburg, 30km de Nordlingen e 155km de Füssen.

 

– Nordlingen

Um dos mais interessantes vilarejos da Rota Romântica, Nordlingen preserva ainda hoje as muralhas fortificadas que o protegiam durante o período medieval, por volta dos séculos XIV e XV. Curiosamente, a cidade está localizada dentro de uma cratera de quase um quilômetro de diâmetro, formada pelo impacto de um gigantesco meteoro há mais de 15 milhões de anos. Estudiosos dizem que o meteoro atingiu a Terra a uma velocidade de cerca de 160 mil quilômetros por hora, e que o tremor foi sentido até na Eslováquia, a mais de 600 quilômetros de distância.

Aproximadamente 30km de Donauworth, 35km de Dinkelsbühl e 185km de Füssen (via Rota Romântica).

06. Nordlingen

Nordlingen
Foto: Teresa Perez Tours

– Dinkelsbühl

Dinkelsbühl é um pacato vilarejo medieval do século X, com direito a muralhas com torres de vigias fortificadas e foços. O diferencial de Dinkelsbühl é que este é um tesouro ainda pouco explorado pelo turismo, o que contribui para preservar o seu ar de tradicional vila alemã. No verão, a cidade é palco de um animado festival cultural.

Aproximadamente 35km de Nordlingen, 40km de Rothenburg ob der Tauber e 220km de Füssen (via Rota Romântica).

07. Dinkelsbühl

Dinkelsbühl
Foto: Teresa Perez Tours

– Rothenburg ob der Tauber

A pitoresca cidade de Rothenburg ob der Tauber parece ter parado no tempo. Caminhar por suas alamedas, é revisitar o ritmo de vida e a atmosfera de séculos passados. Construções históricas, como a prefeitura, igrejas, espessos muros e altas torres, combinados com belíssimas fontes e jardins multicoloridos, compõem o cenário para um passeio muito agradável.

Aproximadamente 40km de Dinkelsbühl, 20km de Creglingen e 260km de Füssen (via Rota Romântica).

08. Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber
Foto: Teresa Perez Tours

– Creglingen

O vilarejo de Creglingen tem sido um ponto de peregrinação desde o século XIV, quando um fazendeiro teria tido uma visão de Jesus Cristo e um grupo de anjos nos arredores da cidade. Hoje, esta é uma das mais pacatas alteias da Rota Romântica, mas não menos encantadora que as demais.

Aproximadamente 20km de Rothenburg ob der Tauber, 10km de Weikersheim e 280km de Füssen (via Rota Romântica).

 

– Weikersheim

A cidadezinha às margens do Rio Tauber apresenta arquitetura do século XVIII e um dos mais imponentes castelos da Rota Romântica, o Rittersaal.

Aproximadamente 10km de Creglingen, 15km de Bad Mergentheim e 290km de Füssen (via Rota Romântica).

010, Weikersheim

Weikersheim
Foto: Teresa Perez Tours

– Bad Mergentheim

Bad Mergentheim foi a sede da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos entre os séculos XVI e XIX, até que tropas de Napoleão Bonaparte invadiram a cidade e os expulsaram. Anos mais tarde, um pastor descobriu nos arredores da cidade fontes de água mineral com fortes propriedades medicinais. Tal descoberta resultou em um novo período de prosperidade a Bad Mergentheim, por conta do estabelecimento de diversos spas na cidade.

Aproximadamente 15km de Weikersheim, 20km de Würzburg e 305km de Füssen (via Rota Romântica).

011. Bad Mergentheim

Bad Mergentheim
Foto: Teresa Perez Tours

– Würzburg

Última cidade ao norte da Estrada Romântica, Würzburg possui como seu monumento mais emblemático a fortaleza medieval de Festung Marienberg, construída entre os séculos XIII e XVII. Cercada por vinhedos, a cidade apresenta muitos prédios em estilo barroco e obras arquitetônicas de diversas épocas. Würzburg foi fortemente bombardeada durante a II Guerra Mundial, que destruiu quase 90% das suas construções e matou milhares de seus habitantes. Hoje, após um intenso processo de restauração, a cidade revive o seu esplendor e encanta visitantes com suas graciosas construções e a amabilidade de seu povo.

Aproximadamente 20km de Bad Mergentheim e 325km de Füssen (via Rota Romântica).

012. Würzburg

Würzburg
Foto: Teresa Perez Tours