Top 10: os melhores restaurantes da África do Sul

03/02/2014

Viagens pela África por Fernanda Fleury

Uma merecida pausa na Garden Route teve que ser feita já que o Eat Out – um dos melhores e mais respeitados guias gastronômicos da África do Sul -, publicou este mês em sua revista os 500 melhores restaurantes do país.

Após um ano de avaliações feitas por um time bastante exigente, o guia torna-se bíblia para os foodies de plantão. Critérios como comida (o mais relevante), ambiente e serviço foram avaliados.

Dos top 10, 8 restaurantes ficam em Cape Town e arredores, como Stellenbosch e Franschhoek na Garden Route.  Divido agora com vocês os 10 melhores restaurantes da África do Sul:

1º) The Test Kitchen

Localizado em Cape Town, o Test Kitchen, também considerado o melhor restaurante de 2013, fica em uma charmosa e renovada área que no  passado já abrigou um moinho, o Old Biscuit Mill. Aos finais de semana, o lugar fica cheio de gente por conta das diversas lojinhas de roupas e artesanato que estão nesse complexo.

Se você que conhecer o The Test Kitchen, tenha consciência que a reserva tem que ser feita com muito tempo de antecedência. O restaurante vive lotado todos os dias da semana e a reserva tem que ser feita pelo menos três meses antes.

O chef Luke Dale-Roberts inova sempre e surpreende a clientela com inspirações asiáticas e francesas, num mix de gastronomia contemporânea.

Onde encontrar:
Old Biscuit Mill, 375, Albert Road, Cape Town
www.thetestkitchen.co.za

2º) Five Hundred

O restaurante, que ganhou a 2ª posição no guia, também recebeu o prêmio com o melhor chef do ano, David Higgs. A cozinha de Higgs pode ser considerada moderna e experimental em razão de diferentes texturas, temperaturas e variedade de alimentos, apresentados de forma quase que artística. Não é à toa que a casa caiu nas graças de seus clientes em Johannesburgo. O serviço, considerado impecável, também ajudou na posição do Five Hundred. O restaurante fica dentro do Saxon Hotel, um dos mais luxuosos da cidade.

Onde encontrar:
The Saxon Hotel
35 Saxon Road, Johannesburgo
www.saxon.co.za/five-hundred

3º) Rust en Vrede

No coração das vinícolas da África do Sul, em Stellenbosch, o Rust en Vrede recebeu o 3º lugar por sua elegância, excelente serviço e comida excepcional. O sucesso do restaurante vem acompanhado de um forte time, formado pelo renomado chef John Shuttleworth, sua esposa Andrea e pelo sommelier Joakim Hansi. Ingredientes locais e fresquíssimos estão incorporados nos pratos, sempre com atenção aos detalhes, oferecendo uma combinação de sabores um tanto quanto inusitada.

Onde encontrar:
Vinícola Rust en Vrede
Annandale Road, Stellenbosch
www.rustenvrede.com

4º) The Greenhouse

Os chefs Peter Tempelhoff e Gerald van der Walt proporcionam gastronomia impecável por meio de produtos bastante selecionados, advindos de fornecedores locais e de hortas mantidas no hotel onde o restaurante está localizado. Pãezinhos feitos lá mesmo, ostras da costa sul-africana, queijos e carnes da região do Karoo são alguns “pequenos” detalhes que deixam qualquer um feliz de ter conhecido o Greenhouse.

The Greenhouse Foto: Divulgação

The Greenhouse
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
The Celllars-Honehort Hotel
93 Brommersvlei Road, Constantia
www.collectionmcgrath.com/cellars/the-greenhouse/

5º) Hartford House

A premiação do restaurante veio para prestigiar a região de Kwazulu-Natal. A chef, Jackie Cameron, faz uma releitura de lembranças da infância no país e segue um estilo “comfort food”. É um misto da gastronomia inglesa, africana, indiana e zulu, que representam muito bem a diversidade da África do Sul.

hartford house

A chef Jackie Camaron em ação na cozinha do Hartford House
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
Hlatikulu Road, Mooi River, Kwazulu-Natal
www.hartford.co.za

6º) Jordan Restaurant

Duas vezes ganhador como chef do ano, George Jardine continua inspirando com uma comida maravilhosa para se apreciar com os olhos e satisfazer os mais exigentes estômagos. O menu varia bastante para prestigiar os ingredientes da época, mas a ida ao restaurante não tem erro. A satisfação é garantida.

Onde encontrar:
Jordan Wine Estate
Kloof Road, Stellenbosch
www.jordanwines.com/restaurant

7º)  Overture

O chef Bertus Basson é responsável pela cozinha do Overture e se encarrega de colocar sua paixão pela gastronomia em um menu que varia de tempos em tempos com bastante personalidade e ingredientes fresquíssimos. Os “wine pairings” (degustações de vinho harmonizadas com a comida) são bastante recomendados e um dos pontos altos do restaurante.

Onde encontrar:
Hidden Valley Wine Estate
Stellenbosch
www.dineatoverture.co.za

8º) Camphors at Vergelegen

PJ Vadas traz ao restaurante uma pegada moderna na cozinha clássica, tornando a experiência gastronômica nas vinícolas excelente, porém com simplicidade. Os ingredientes são muito bem colocados e balanceados, proporcionando uma sensação ao paladar inesquecível. O chef está tempo integral com a mão na massa, comandando sua equipe para que nada saia errado. Bastante inovador.

Onde encontrar:
Vergelegen Estate
Lourensford Road, Sommerst West
www.vergelegen.co.za/restaurants

9º) The Tasting Room

**ATUALIZAÇÃO**

O restaurante The Tasting Room encontra-se permanentemente fechado e, em seu local, encontra-se uma nova casa chamada La Petite Colombe. 

Veja abaixo nossa review do antigo restaurante:

Dentro do charmoso hotel Quartier Français, o restaurante é famoso pelo menu com mais de 5 pratos que se alteram diariamente. A ideia da renomada chefe Margot Janse é que os clientes apreciem com calma os pratos, sem pressa para terminar. Uma verdadeira orgia gastronômica, capaz de deixar qualquer um bastante satisfeito e feliz. Atenção: não confunda o Tasting Room, que fica em Franschhoek, com o Test Kitchen em Cape Town!

tastingroom2

The Tasting Room
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
Le Quartier Français
18 Huguenot Road, Franschhoek
www.lqf.co.za/restaurants/the-tasting-room

10º) Peierneff à La Motte

Localizado dentro da lindíssima vinícola La Motte, o restaurante cultua bastante a culinária local com um toque da gastronomia clássica francesa. Os pratos maravilhosamente executados, junto com a beleza do local, tornam a experiência inesquecível.

Onde encontrar:
La Motte Wine Estate
R45 Main Road, Franschhoek
www.la-motte.com/experience/pierneef

Lembrando que a África do Sul conta com outros diversos restaurantes, capazes de agradar a todos os tipos de paladares. Com certeza a culinária local é parte importante durante uma viagem.

Ah! E não esqueça de fazer reserva. Todos costumam ficar cheios durante o ano todo, mesmo em épocas fora de temporada. Bom apetite!

*Fernanda Fleury é publicitária e em 2012 mudou-se para Joanesburgo na África do Sul. Desde então, tem mergulhado na cultura e nos destinos maravilhosos no continente africano. Em sua coluna, divide com os leitores as suas viagens e dicas, desde os roteiros mais tradicionais aos passeios exóticos e inusitados pelos vários países da África.