Tivoli Ecoresort Praia do Forte com bebê

07/03/2020

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte é um dos resorts referência no Brasil. Ao norte de Salvador, a área é enorme: são 30.000 hectares com 12km de praias de areia. E não nos dá uma sensação de hotel muito grande pelo projeto, que é bem distribuído pela área. O hotel é bonito, bem cuidado e repleto de coqueiros.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

Recentemente estivemos por lá pela primeira vez com meu filho, à época com 1 ano e 9 meses. Escolhemos a categoria de quarto Master Club pela localização no resort. Esses apartamentos são os únicos que acomodariam nós 3 e que poderíamos contar com a localização garantida. Eles ficam bem pertinho do clube infantil Careta Careta e próximos também da estrutura principal social do hotel.

Área dos quartos Master e Master Club no Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

Master Club Room do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Divulgação

É importante ressaltar que essa tipologia de quarto – Master Club Room – não garante muito espaço. Devo dizer que a cama de casal com o berço ficou um pouco apertado. Mas preferimos assim do que ficar nos quartos Master Family que, embora mais espaçosos, ficam mais distantes. Outra questão a se ponderar é que os quartos Master Club ficam no primeiro andar e não tem elevador, então quem usa carrinho de bebê tem a escada para enfrentar durante a hospedagem.

Já os Master Family, na minha opinião, são um pouco longe para o dia a dia no hotel, mas são os únicos que comportam famílias maiores ou que tenham preferência por quartos amplos.

Master Family do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Divulgação

A categoria Club, por sua vez, fica no andar térreo, mas a localização não é garantida, portanto pode ficar bem próximo do kids club, como queríamos, ou então um pouquinho mais distante. Sabíamos disso e por isso optamos por escolher o Master Club. Mas, depois de conhecer o hotel pessoalmente, acredito que os Master também atendam muito bem, pois não ficam tão afastados assim.

Master Room do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Divulgação

O serviço do hotel foi nota 10. As vezes em que precisei acioná-los fui prontamente atendida. As camareiras deixavam um origami de papel de “boa noite” para meu filho no serviço de abertura de cama. Achei bem simpático e carinhoso.

Estação de waffle na piscina no Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

A praia onde está o hotel é longa e tranquila, e, conforme a maré, fica com mais ou com menos espaço na faixa de areia.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

A faixa de areia estreitar-se por conta da maré não é problema para quem quer se bronzear ou apenas curtir uma bela espreguiçadeira com vista mar. O hotel tem um vasto jardim com espreguiçadeiras e areia cercadas por grama.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte, além dos incontáveis coqueiros, tem muitas árvores. Por isso, é bem sombreado em diversas partes, o que dá uma sensação gostosa de frescor mesmo no alto verão.

Jardim do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

O hotel tem quatro restaurantes para almoço à la carte (inclusive de comida baiana e de comida japonesa) e um para jantar em estilo buffet, um pouco cheio (por ser o único aberto à noite), mas bastante variado e com opções gostosas.

Sushi no restaurante À Sombra do Coqueiral
Foto: Ana Maria Junqueira

Restaurante Goa – onde são servidos café da manhã e jantar no Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

São 4 piscinas, sendo que uma delas é apenas para adultos e outra fica no kids club.

Uma das piscinas do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

Nas duas outras que não têm restrições, crianças podem usar, desde que acompanhadas de pais ou responsáveis.

Uma das piscinas do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

Uma das piscinas do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

A piscina “adults only” do Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

O kids club Careta Careta tem brinquedões de parquinho, piscina infantil, brinquedoteca, além do restaurante buffet para as crianças.

Kids Club Careta Careta
Foto: Ana Maria Junqueira

Acredito que se meu filho fosse um pouco mais velho teria aproveitado muito mais a estrutura kids que o hotel oferece.

Piscina infantil do Careta Careta
Foto: Divulgação

O Tivoli Ecoresort Praia do Forte oferece serviço de babá contratado à parte. É uma excelente opção para quem quer relaxar um pouquinho na praia ou jantar no restaurante com mais tranquilidade, por exemplo, e ter uma mão com os filhos. A babá que contratamos chama-se Ana e foi ótima. Meu filho a adorou e ela é atenta, profissional, discreta e brincalhona. Você pode contratar por dias ou por determinadas horas num dia, que foi o que fizemos. E a impressão que nos deu é que, além da Ana, as demais profissionais que vimos por lá são igualmente bem treinadas e cuidam bem das crianças.

Para os pequenos, é possível solicitar refeição para bebê (inclusive papinhas), feitas no hotel, e que são entregas nas chamadas Baby Copa, espalhadas por alguns pontos estratégicos do hotel. Você preenche o pedido em um formulário, por escrito, diariamente ou com antecedência, e a comidinha é entregue no dia e na hora solicitada na Baby Copa escolhida, sendo armazenada na geladeira com etiqueta com número do quarto e nome do bebê. E, o melhor, não é cobrado de crianças até 3 anos.

A comida é bem para bebezinho, sem tempero, entregue em embalagens descartáveis plásticas. Na Baby Copa tem ar condicionado, cadeirão e tudo que você precisa: geladeira, microondas, pia, pratos, talheres, além de algumas frutinhas, bolachas e até leite. Achei muito bem organizado. O acesso é pela chave do quarto e somente com autorização prévia, ou seja, apenas por quem realmente precisa utilizá-la.

Não usei esse serviço todos os dias, mesclei entre a Baby Copa e o restaurante do Careta Careta, que tem um buffet variado. Achei bom o esquema do buffet porque se algum alimento não fosse muito bem aceito pela criança, você rapidamente pode trocar por outro. Fica mais fácil, na minha opinião, para bebês ou crianças que já comem “a comida da casa”, não só papinhas. Ele é incluído no jantar, pago à parte no almoço, e começa a ser servido às 12h no almoço e às 19h no jantar.

Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

A nossa experiência no Tivoli Ecoresort Praia do Forte foi positiva, mas acredito que seja um hotel mais ideal ainda para crianças não tão pequenas, que usufruam melhor a estrutura de um resort, e para pais que gostam de estar em um hotel maior com este tipo de serviço à disposição.

Projeto Tamar

Ali pertinho, na vila, fica o Projeto Tamar da Praia do Forte. O Projeto Tamar foi criado em 1980 e hoje é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha.

É possível visitar a unidade da Praia do Forte mediante compra de ingresso. Entre tanques e aquários, são 600 mil litros de água salgada com exemplares da fauna marinha da região e de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, em diferentes estágios do ciclo de vida.

Projeto Tamar na Praia do Forte
Foto: Ana Maria Junqueira

Tem multimídia, cinema, vídeo, aquários, tanques, exposição permanente de painéis fotográficos, loja e restaurante. Nós fomos no dia da desova, em que as tartaruguinhas nascem dos ovos e seguem para o mar. Estava abarrotado. Talvez visitar num dia normal seja mais tranquilo.

A partir do hotel, você pode pegar um tuk tuk até a vila, que te deixa no comércio ou na porta do Tamar.

Onde encontrar:
www.tamar.org.br

Como chegar?

A Praia do Forte fica a aproximadamente uma hora de carro a partir do Aeroporto de Salvador. O hotel organiza os transfers (pagos à parte). Utilizamos os traslados do hotel e funcionou muito bem.

Fale conosco:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.