Tá dominado: Jeff Koons em Nova York

Dicas de NY por Gisela Gueiros

Este é o verão de Jeff Koons em Nova York! O artista, um dos mais polêmicos e originais desta geração, é tema de uma retrospectiva no Whitney Museum e também o responsável pela escultura gigantesca feita de flores – “Split-Rocker” – que está em frente ao Rockefeller Center.

Retrospectiva no Whitney
Foto: Reprodução

Por dois motivos, as exposições são muito especiais. Primeiro porque esta será a última mostra exibida no atual prédio do Whitney Museum antes de eles se mudarem para Downtown, pertinho do High Line. Hoje em dia, o museu ocupa o lindo prédio projetado por Marcel Breuer em 1966, que tem como marca registrada suas janelas trapezóides. Este edifício será tomado pelo Metropolitan Museum e o futuro Whitney foi desenhado pelo arquiteto Renzo Piano.

Vem aí: o futuro Whitney, projeto de Renzo Piano
Foto: Divulgação

Já no Rockefeller, a escultura monumental “Split-Rocker” tem caráter histórico porque remete muito a um cachorrinho – “Puppy” –, que Koons fez para o mesmo lugar 14 anos atrás. Quase um flashback para quem já mora na cidade desde aquela época.

“Split-Rocker” no Rockefeller Center
Foto: Divulgação/Rockefeller Center

Para quem ainda não conhece o artista, vale dizer que ele é conhecido por fazer trabalhos escandalosos e sensacionais. Suas esculturas mais reconhecíveis são de bichos em forma de bexiga feitos em aço inoxidável. Sua primeira esposa foi a atriz pornô Cicciolina e durante uma fase de sua carreira, Koons bancou o “ator pornô” para posar com sua mulher a transformar as cenas em esculturas. Hoje, Koons tem seis filhos com sua segunda mulher e perdeu a guarda da criança que teve com Cicciolina – o que faz muita gente achar que suas esculturas em forma de brinquedos gigantes infláveis são a maneira que ele encontrou de se comunicar com esse filho distante.

Jeff Koons e a sua prole
Foto: Reprodução

Outras imagens famosas são o Michael Jackson feito de cerâmica acompanhado por um macaquinho, os aspiradores em vitrines, a bola de basquete misteriosamente centralizada num aquário de água e o novo hit da expo no Whitney é uma pilha de massinhas coloridas em tamanho família, que faz qualquer mãe achar que está tendo uma assombração…!

Se estiver em Nova York, vale conferir pelo menos uma das mostras. A retrospectiva no Whitney vai até dia 19/10 e a escultura no Rockefeller fica no ar até 12/09.

Autora do site Taxi Amarelo, Gisela Gueiros mora em Nova York desde 2007. Em sua coluna, ela divide com a gente tudo o que a cidade tem de mais incrível para oferecer.