
Suíça Italiana: Lugano
29/01/2013Por Teresa Perez Tours
Completando nosso giro pela Suíça, vamos conhecer a região onde se fala italiano e, em especial, a cidade de Lugano!
É no sul da Suíça onde se mostra seu lado mais descontraído, informal.
A começar pelo clima e pela natureza. O sol brilha de janeiro a janeiro. As principais cidades se localizam às margens dos grandes lagos da região e aos pés de imensas montanhas.
Em razão dessa paisagem e do céu sempre azul, Lugano é apelidada de “Rio de Janeiro da Europa” – a atmosfera da Suíça italiana, na realidade, está mais para mediterrânea do que para tropical!

Foto: Teresa Perez Tours
Os cafés das piazze (praças) costumam ficar cheios de pessoas que se sentam em grupo nas mesas ao ar livre para bater papo. Ouve-se um burburinho que não é comum no resto do país. Os restaurantes do sul da Suíça, por fim, também têm um quê de informalidade. Servem a mesma culinária da vizinha Itália: simples, caseira, saborosa.
Lugano não está no litoral, mas passa aquela deliciosa sensação de ser uma cidade mediterrânea: o imenso lago de águas calmas, com iates navegando lentamente, as montanhas verdes que se erguem a partir da beira d’água, o clima primaveril… Caminhar à beira do Lago de Lugano e subir de funicolare ao topo do Monte Brè ou do Monte San Salvatore são as melhores formas de contemplar a cidade.
Explorar a Lugano cosmopolita é outra experiência e tanto. No centro histórico, é irresistível a tentação de sentar-se numa piazza para tomar um café e observar o vaivém de pessoas. Ali perto, abre-se a Via Nassa, rua de boutiques de renome mundial, e localiza-se o Gabbani, o sofisticado mercado de pães, salames, queijos, vinhos e flores.

Foto: Teresa Perez Tours
Nos arredores de Lugano, Gandria merece uma visita. Trata-se de um pitoresco vilarejo de ruelas, escadarias e casas floridas – enfeitadas, mais especificamente, com gerânios vermelhos. Um breve passeio de barco separa Gandria de Lugano.
*Onde comer (e onde beber)?
No melhor estilo italiano, os grotti – as rústicas cantinas do sul da Suíça – mostram que os mais saborosos pratos podem ser os mais simples.
Seus cardápios orgulhosamente oferecem polenta, risoto, coelho e salames caseiros. Para cada um, o garçom saberá recomendar o vinho – suíço – mais apropriado.

Foto: Teresa Perez Tours
A Suíça italiana, aliás, é mundialmente famosa pelos vinhos da região de Ticino. Vinícolas ao redor do Lago de Lugano abrem seus tonéis para que os visitantes experimentem a produção local.
O sabor do merlot fica ainda mais marcante quando é provado com o queijo gruyère, especialidade da Suíça francesa.
Onde encontrar:
I Vini di Guido Brivio
Via Vignoo, 3, Mendrisio
Tel.: + 41 (0) 91 640 5555
*Onde ficar?
VILLA PRINCIPE LEOPOLDO HOTEL & SPA
O Villa Principe Leopoldo fica numa zona residencial de Lugano, bem diante do lago e das montanhas, num clima de completa tranquilidade.
O hotel se divide em dois: a villa, um elegante palacete histórico, e a residence, uma construção moderna em art déco.

Villa Principe Leopoldo Hotel & Spa
Foto: Reprodução
Onde encontrar:
www.leopoldohotel.com
7 Comments on "Suíça Italiana: Lugano"
Luciano Martins
05/12/2013Bom Dia
Tenho larga experiência no ramo imobiliário.
Gosto de trabalhar na restauração.
Falo francês e Inglês médio além da língua mãe o português.
Tenho o curso superior de gestão de empresas e a minha idade são 57 anos.
Estou disponível para trabalhar em Lugano.
ObriGADO
MARCIA XAVIER
24/05/2014Boa Tarde! Sou Enfermeira ,gosto de trabalhar no cuidado com idosos e crianças,minha língua mãe é Português mas já morei na Itália por um tempo estou disposta para trabalhar em Lugano Obrigado.
Isabel Madruga
25/05/2014Sou portuguesa desempregada com algum conhecimento de italiano gostaria de trabalhar em Lugano. Já cuidei de idosos,ja trabalhei como monitora de inserção social,formadora,professora de expressão plástica e ed.visual,mas estou disposta a fazer qualquer tipo de trabalho como poe exemplo: Empregada domestica,limpezas etc.
Maxilene Santos
20/09/2014Procuro serviço doméstico em Caslano -Suíça. Preferência casa de alguém que fale o português . Não falo italiano , mas já estou estudando. Preciso muito.
Maxilene Santos
20/09/2014Procuro serviço doméstico em Caslano- Suíça. Preferência na casa de alguém que fale o português , pq não falo italiano, mas estou estudando . No momento , estou em Portugal. Meu fone é : 351 961799353. Pode ser arrumação de casa , cuidar de idosos ou de crianças.
Paula Castro
19/11/2014Sou portuguesa ! Trabalho na saúde, desde 1999, com idosos y crianças, com o curso de Auxiliar de Acção Médica. Já vivi em Itália, em Viareggio, y em España, Madrid.
Gostaria de trabalhar em Lugano, cidade por mim visitada. Falo português, espanhol y italiano.
Obrigada !
Janaína Vieira Dahinden
29/03/2019Olá, meu nome é Janaína Vieira Dahinden , sou enfermeira há 12 anos, falo português e estou aprendendo o Italiano.
Tenho muita experiência em cuidados com idosos. Gostaria de trabalhar em Lugano
Obrigada!