SolaRoad, a primeira ciclovia com painéis solares do mundo

Na minha coluna Viagens Sustentáveis no site Universo Jatobá falo sobre a Holanda como país de vanguarda com o tema sustentabilidade. O país colocou em prática a primeira ciclovia com painéis solares do mundo. Já imaginou pedalar por ali?

*Confira uma prévia:

Quando se pensa em meios de transporte que utilizam fontes de energia alternativas e menos poluentes, logo vêm a Holanda e os Países Baixos à cabeça, onde a população há anos deixou os carros de lado e aderiu em massa às bicicletas.

As bicicletas não só são utilizadas para deslocamento, como fazem parte da cultura dos holandeses e do seu modo de vida.

O meio-ambiente agradece – e agradecerá mais ainda. A 25 km da capital Amsterdam, a pequena cidade de Krommenie é berço da primeira ciclovia com placas de painéis solares do mundo.

A chamada SolaRoad, permanentemente exposta ao sol, tem cerca de 70 metros de extensão e entrou em fase de testes no último mês de novembro.

universo-jatoba-Holanda

Leia a íntegra aqui.

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.