São Petersburgo

Por Teresa Perez Tours

Depois de Moscou, vamos conhecer os passeios e os restaurantes em São Peterburgo!

A suntuosidade e a riqueza de detalhes históricos expressos na belíssima arquitetura de São Petersburgo lhe renderam o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. Catedrais, palácios, monumentos, museus, teatros e muita história colocam esta cidade em uma inegável posição de destaque, não apenas na Rússia, mas também entre as grandes cidades do mundo.

Situada sobre ilhas do Rio Neva, São Petersburgo é conhecida como a “Veneza do Norte”, devido a sua grande quantidade de canais e pontes.

A cidade começou a ser construída em 1703 para ser a capital do país, graças à ousadia do imperador Pedro I. Foi a capital imperial do país até a Revolução Russa, em outubro de 1917. A partir dessa data, São Petersburgo teve uma conturbada história, com a ocupação alemã por 872 dias na Segunda Guerra Mundial e o consequente sofrimento da população. Daí surgiram as primeiras manifestações a favor do comunismo.

Após a queda do comunismo, a Rússia começou a se abrir para o Ocidente e é em São Petersburgo que essa abertura é mais bem percebida. A cidade se transformou em uma metrópole cosmopolita com a presença de imponentes e modernos edifícios e com os mais variados tipos de serviços.

 

*O que fazer?

PASSEIOS

Church of the Savior on Spilled Blood (Catedral de Nosso Salvador do Sangue Derramado)

Também conhecida como Church of the Resurrection of Jesus Christ (Igreja da Ressurreição de Jesus Cristo), foi construída em fins do século XIX, quando o país passou por um grande impulso industrial e econômico. A catedral reflete em sua arquitetura o estilo russo medieval clássico, com as típicas torres coloridas decoradas com ouro, pedras preciosas e cruzes resplandecentes. É justificadamente o monumento mais fotografado da cidade.

Foi edificada no mesmo local em que o Czar Alexandre II sofreu uma tentativa de assassinato em 1881. Em seu interior, é possível apreciar diversos mosaicos, típicos da decoração das igrejas ortodoxas.

S Petersb Catedral de Nosso Salvador do Sangue Derramado

Catedral de Nosso Salvador do Sangue Derramado
Foto: Teresa Perez Tours

 

– Hermitage Museum (Museu Hermitage)

Abrigado em um palácio extremamente suntuoso, o Hermitage é o maior museu da Rússia – com mais de mil salas! – onde estão em exibição um extenso acervo de obras de arte de todo o mundo.

É possível conhecer a arte de vanguarda de diversas épocas, além de coleções particulares, que pertenceram a czares e à aristocracia russa.

São Petersb Museu Hermitage

Museu Hermitage
Foto: Teresa Perez Tours

 

– Peter and Paul Fortress (Fortaleza de São Pedro e São Paulo)

Local de fundação da cidade, a fortaleza guarda em sua catedral barroca os túmulos dos Romanov – dinastia que governou a Rússia Imperial de 1613 a 1917. Quase toda a família do Imperador Nicolau II encontra-se sepultada na fortaleza. O local também já serviu de prisão para criminosos políticos, como Dostoievsky, Gorki e Trotsky.

São Petersb Fortaleza de São Pedro e São Paulo

Fortaleza de São Pedro e São Paulo
Foto: Teresa Perez Tours

 

– Yusupov Palace (Palácio Yusupov)

O antigo palácio da família Yusupov foi palco de um dos mais marcantes eventos da história russa: o assassinato de Rasputin em 17 de dezembro de 1916. O fato, porém, não impediu que a Revolução Russa eclodisse, pouco tempo depois.

A mansão, à beira do Rio Neva, foi convertida em museu e teve suas dependências abertas à visitação.

São Petersb Palácio Yusupov

Palácio Yusupov
Foto: Teresa Perez Tours

 

– Summer Garden (Jardim de Verão)

Jardim fundado em 1704, a mando de Pedro, o Grande. Em 1777, o local foi devastado por uma enchente e diversas estátuas e fontes foram destruídas.

Hoje, o jardim abriga mais de 70 esculturas de artistas italianos do século XVII e XVIII, como Boratta, Bozzazza e outros. Abriga também a mais antiga coleção de estátuas de jardins na Rússia.

São Petersb Jardim de Verão

Jardim de Verão
Foto: Teresa Perez Tours

 

*Onde comer?

RESTAURANTES

Old Customs House

Instalado em um armazém do século XVIII, o restaurante Old Customs House serve receitas locais e europeias em ambiente agradável e romântico, embalado por música ambiente.

Onde encontrar:

Tamozhennyy pereulok, 1, São Petersburgo
Tel.: 7 812 3278980
www.russkaya-storona.ru
Abre diariamente para almoço e jantar 13h-1h.

 

– Russian Kitsch

O Russian Kitsch é especializado na tradicional culinária russa. Possui ambiente elegante, que remete a alguns aspectos do passado russo, com vasos de bronze, suntuosa mobília e uma coleção de estátuas de personalidades nacionais e internacionais.

Onde encontrar:

Universitetskaya Naberezhnaya, 25, São Petersburgo
Tel,: 7 812 3251122
www.russkaya-storona.ru
Abre diariamente para almoço e jantar 12h-1h.

 

– Noble Nest

Situado nas dependências do Palácio de Yusupov, em um local tranquilo e afastado da agitação da cidade, o Noble Nest oferece pratos da culinária local e europeia, em meio a uma decoração em estilo colonial do século 19.

Onde encontrar:

Ulitsa Dekabristov, 21, São Petersburgo
Tel: 7 812 3120911
www.russkaya-storona.ru
Abre diariamente para almoço e jantar 12h-24h.