San Antonio de Areco na Argentina

Dicas de Buenos Aires por Maria Marques

Se vier a Buenos Aires por mais tempo, sempre há opções de bate-e-voltas para fora da cidade. Os destinos mais comuns são o delta do Rio Tigre e Colonia del Sacramento (já no Uruguai, cruzando o Rio de la Plata – leia mais aqui).

Porém, uma opção menos conhecida e tão encantadora quanto os destinos acima, é a cidadezinha de San Antonio de Areco. San Antonio está dentro da província de Buenos Aires, a cerca de 100 km da capital, acessível de carro ou ônibus.

Chegando lá, parece que você voltou no tempo. A cidade é uma ode às tradições criollas. As ruas são de paralelepípedos, as casas de estilo colonial e não é raro encontrar legítimos gauchos a cavalo, com boina e bombacha. O vilarejo é cheio de lojinhas de artistas locais, antiquários e cafés. O clima da cidadezinha me lembra muito o de Colonia del Sacramento, no Uruguai.

San Antonio de Areco  Foto: Reprodução

San Antonio de Areco
Foto: Reprodução

Os mercados são um charme à parte. Quando passei por um desses mercadinhos, tive a impressão que a qualquer momento sairia de lá o Manolito, personagem das tirinhas da Mafalda, que trabalha no antológico Almacén Don Manolo. As opções de restaurantes são bem variadas e vale a pena andar e parar no mais simpático que você encontrar (escolher um é tarefa difícil, já que todos os lugares são uma graça).

Independentemente de onde escolher almoçar, a chocolateria La Olla de Cobre é parada obrigatória para a sobremesa. O lugar está sempre cheio e vende um dos melhores alfajores que já provei. É só perguntar pra qualquer pessoa na rua e ela te indicará o caminho – a loja já virou ponto turístico da cidade.

La Olla de Cobre Foto: Maria Marques

La Olla de Cobre
Foto: Maria Marques

Maria é advogada com “lado B”. Adora uma novidade, descobrir lugares, passeios, músicas, comidas e o que mais tiver de legal por aí. Vive em Buenos Aires, cidade pela qual é apaixonada, e​ no Magari blu​ ​traz dicas​​ para aproveitá-la como ninguém.