Saiba quais países estão em alerta com vírus Zika

Só se fala nele: o vírus Zika tem tirado a tranquilidade de todo o Brasil. Aparentemente grávidas que foram infectadas com o vírus, via picada do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da Dengue), tiveram bebês com microcefalia e outros danos cerebrais.

O grande vilão: Mosquito Aedes aegypti Foto: Reprodução

O grande vilão:
Mosquito Aedes aegypti
Foto: Reprodução

Diante do incontrolável crescimento de casos associados ao Zika, nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças recomenda a mulheres grávidas que não prossigam com viagens aos países da América Latina.

Fonte: Health Map

Fonte: Health Map

No Brasil, o Ministério da Saúde tem orientado, sobretudo às grávidas, que se protejam da picada de insetos com repelentes, evitem horários (de manhã é o horário mais crítico) e lugares com a presença de mosquitos, além de usar roupas que protejam a maior parte do corpo.

Por via das dúvidas, o mais prudente para as gestantes nesta época é evitar viagens para outras regiões brasileiras e, principalmente, para os países com alerta vermelho na América Latina. Saiba quais são eles:

– Colômbia;

– El Salvador;

– Guiana Francesa;

– Guatemala;

– Haiti;

– Honduras;

– Martinica;

– México;

– Panamá;

– Paraguai;

– Porto Rico;

– Suriname;

– Venezuela.

Infelizmente ainda não foi desenvolvida vacina contra o vírus Zika. E não há ainda confirmação de transmissão do vírus em outros países.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.