Safári no Deserto de Dubai

Dubai é a maior cidade e emirado dos Emirados Árabes Unidos. Localizado na costa do Golfo Pérsico (sim, tem mar, mas muita gente não sabe!), o emirado está dentro do Deserto da Arábia.

Captura de Tela 2016-03-25 às 1.56.52 PM

Na cidade, mundialmente conhecida pelos arranha-céus e shopping centers para ninguém botar defeito, dá também para fazer o passeio chamado de safári no deserto. Uma experiência que complementa bem o roteiro cosmopolita em Dubai.

Deserto de Dubai Foto: Ana Maria Junqueira

Deserto de Dubai
Foto: Ana Maria Junqueira

A maneira mais comum é ir ao deserto à tarde e ficar para jantar. O bacana de fazer desta forma é o pôr do sol e, claro, o churrasco e a dança do ventre, e depois o retorno na escuridão para a cidade.

Entretanto, fiz diferente e fui pela manhã. Fiquei sem o jantar, mas ganhei o deserto só pra mim!

Deserto de Dubai Foto: Ana Maria Junqueira

Deserto de Dubai
Foto: Ana Maria Junqueira

Escolhi a operadora local Cox & Kings, com quem trabalhamos na nossa agência Magari Blu Viagens, para organizar o tour. O motorista nos buscou no hotel em carro privativo 4×4 e leva uma hora até o deserto.

*Dica: coloque o cinto de segurança, pois a adrenalina está por vir! O carro acelera nas dunas e faz manobras um tanto quanto radicais. No caminho, parada para fotos no meio do nada.

Deserto de Dubai Foto: Ana Maria Junqueira

Deserto de Dubai
Foto: Ana Maria Junqueira

O safári pelo deserto inclui uma voltinha de camelo. Dá para fazer com 1 ou 2 pessoas por animal. O beduíno o mantém na corda e vai conduzindo à frente, a pé – bem parecido com a experiência no Deserto Wadi Rum na Jordânia.

Camelo no Deserto de Dubai Foto: Ana Maria Junqueira

Camelo no Deserto de Dubai
Foto: Ana Maria Junqueira

Para montar e descer, o camelo fica agachado e a hora mais divertida é exatamente quando ele se ajoelha pra gente saltar. Ele reclina pata por pata e, como é altíssimo, temos que segurar firme! Risadas garantidas.

Passeio de camelo Foto: Ana Maria Junqueira

Passeio de camelo
Foto: Ana Maria Junqueira

Fomos muito bem recebidos com tâmaras, shisha (narguille) e café árabe, além de um bom bate-papo após a “ride” no camelo.

Beduíno no Deserto de Dubai Foto: Ana Maria Junqueira

Beduíno no Deserto de Dubai
Foto: Ana Maria Junqueira

Recepção calorosa Foto: Ana Maria Junqueira

Recepção calorosa
Foto: Ana Maria Junqueira

Pode não ter sido tão animado quanto o jantar no deserto, mas foi especial curtir essa imensidão de areia sem ninguém por perto!

Tendas onde são servidas o jantar no deserto Foto: Ana Maria Junqueira

Tendas onde é servido o jantar no deserto
Foto: Ana Maria Junqueira

*Quando ir?

A melhor época para fazer o safári no deserto é no inverno, de dezembro a março. De abril a novembro, principalmente nos meses mais quentes de junho, julho, agosto e setembro, as temperaturas são bem altas e podem chegar a 40ºC. Dá para fazer o safári mas é mais desconfortável por conta do calor.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari Blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.