Roteiro Sul da Bahia: Trancoso e Corumbau

Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman

Uma das combinações que considero perfeitas para viagem é juntar o astral e o agito gostoso de Trancoso com o isolamento da paradisíaca praia de Ponta do Corumbau, um pouquinho mais ao sul da Bahia.

Enquanto Trancoso oferece várias opções de bares, restaurantes, lojinhas charmosas e até programas para uma “noite dançante”, Corumbau é puro sossego, uma imensidão de mar, areia, rios e natureza.

Se você está planejando uma viagem de cerca de uma semana e não quer sair do Brasil, recomendo passar uns 4 dias em Trancoso e mais 4 em Corumbau. Trancoso está a 1 hora do aeroporto de Porto Seguro, e Corumbau a 2 horas e meia de Trancoso de carro (4×4) ou 18 minutos de aviãozinho.

*Onde ficar?

Em Trancoso, recomendo a Pousada Etnia, que está ao lado do Quadrado, e que agora conta também com o Club de Mar, filial da original debruçada na praia. O Club de Mar serve como hospedagem, mas também como apoio de praia a quem estiver na matriz.

Etnia 8

Pousada Etnia
Foto: Divulgação

Etnia 9

Quarto da Pousada Etnia
Foto: Divulgação

Etnia 7

Piscina da pousada à noite
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
www.etniaclubedemar.com.br 
www.etniabrasil.com.br

Em Corumbau está um dos hotéis mais incríveis que já fiquei na vida, a Fazenda São Francisco. Com apenas 12 acomodações, que oferecem muito conforto, charme e privacidade, o hotel tem gastronomia impecável, passeios surpreendentes por rios, praias e manguezais – a pé, de bicicleta ou de barco – e a infra perfeita para aproveitar o que a região oferece de melhor: descanso e sossego. Meu destaque fica para a piscina com fundo de pedra, pertinho da praia.

Tuca Reines _img_0458

Corumbau
Foto: Divulgação/Tuca Reines

Tuca Reines _img_1060

Piscina com fundo de pedra
Foto: Divulgação/Tuca Reines

0790

Fazenda São Francisco do Corumbau
Foto: Divulgação

IMG_0742

Banheiro do quarto
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
www.corumbau.com.br

Boa Viagem!

*Administrador especializado em Comportamento do Consumidor, Roberto Farkas Bitelman está no ramo de viagens há 13 anos e seu trabalho é focado em destinos no Brasil e América Latina. É fundador do selo SUL Hotels, que reúne os melhores hotéis independentes da América Latina, e sócio dos restaurantes Le Jazz em São Paulo. Sua grande paixão é descobrir os melhores lugares para se hospedar, comer e visitar pelo nosso continente e é esse o assunto tratado por Roberto no Magari Blu.