Panoramic Route

Rota Panorâmica na África do Sul

01/07/2014

Viagens pela África por Fernanda Fleury

Depois de visitarmos a Rota Jardim, muito próxima a Cape Town, não podia deixar de falar da Panoramic Route, ou Rota Panorâmica, em Mpumalanga, próxima a Johannesburgo.

Formada por cachoeiras, florestas e pelo Blyde River Canyon, um dos maiores canyons do mundo, esse passeio, que é comparado ao Grand Canyon nos Estados Unidos, é de tirar o fôlego e surpreende a cada parada.

Panoramic Route

Rota Panorâmica
Foto: Reprodução/Where 2 Stay

A dica para quem quer conhecer a Panoramic Route é aliar a viagem a uma visita ao Kruger Park, já que a rota fica bem no caminho do parque. Muita gente prefere chegar até o parque de avião, já que está a 5 horas de Johannesburgo. Meu conselho neste caso é o oposto: ir de carro, já que as estradas são muito boas, e parar na ida ou na volta do Kruger. Caso queira fazer um dia de bate e volta do parque também dá, já que está a uma hora do parque e leva apenas meio dia para conhecê-la. Não é necessário se hospedar por lá.

O ponto de partida da rota é Graskop, uma cidadezinha bem charmosa. Aproveite para fazer uma parada e deliciar-se com uma boa panqueca do famoso Harry’s Pancake. Assim você começa a viagem com pé direito!

Panoramic Route

Rota Panorâmica
Foto: Reprodução/Sun Safaris

As pausas são obrigatórias e o tempo é inimigo do passeio perfeito. Vá parando o carro ao longo da Panaromic Route para garantir lindas fotos e vistas surpreendentes. Um ponto é bem próximo ao outro: God’s Window, Wonder View, the Pinnacle, Lisbon Falls, Berlin Falls e Mac Mac (as 3 últimas com direito à cachoeira).

Panoramic Route

Rota Panorâmica
Foto: Reprodução/SA Travel Directory

As melhores épocas para se visitar a Panoramic Route são entre maio e agosto, quando a vegetação está seca e se avista um número maior de animais. Como a rota está a mais de 2.000 metros de altitude, sempre é bom levar um casaquinho para se proteger do vento.

*Fernanda Fleury é publicitária e em 2012 mudou-se para Joanesburgo na África do Sul. Desde então, tem mergulhado na cultura e nos destinos maravilhosos no continente africano. Em sua coluna, divide com os leitores as suas viagens e dicas, desde os roteiros mais tradicionais aos passeios exóticos e inusitados pelos vários países da África.