Rota Jardim: Hermanus

06/01/2014

Viagens pela África por Fernanda Fleury

Durante a semana entre Natal e reveillon, tive a oportunidade de percorrer de carro e conhecer a famosa Garden Route, a Rota Jardim, aqui na África do Sul.

Apesar de o nome remeter a algo mais parecido com um passeio pelo jardim botânico, a rota, que foi assim batizada por conta da exuberante vegetação, vai de Hermanus até Port Elisabeth. São aproximadamente 500 km de ponto a ponto, com uma costa repleta de praias maravilhosas, muita natureza e um cenário de impressionar.

O percurso oferece atividades para os mais variados gostos e perfis de viajantes. É ao longo da rota que você pode mergulhar com os temidos tubarões brancos, visualizar baleias, focas e golfinhos, visitar vinícolas, ir a ótimos restaurantes e até pular do mais alto bungee jump do mundo!

Alguns sul-africanos dizem que a Rota Jardim é o ponto alto do país. Agora concordo com eles. Fiz uma viagem de duas semanas, pois queria aproveitar com calma cada destino, porém o tempo vai de acordo com a disponibilidade de cada um. Alugar um carro para percorrê-la é a melhor opção.

Nas minhas próximas publicações aqui no Magari blu, contarei um pouco mais sobre as cidades por onde passei e os must do de cada lugar. Com certeza um roteiro para fazer em algum momento da vida.

Hermanus é a primeira parada obrigatória da Garden Route. A aproximadamente 1 hora e meia de Cape Town de carro, a cidade é um verdadeiro charme. Não é à toa que grande parte dos sul-africanos vai morar por lá quando se aposenta. A cidadezinha fica à beira de falésias e a vista para o Oceano Índico é maravilhosa.

hermanus

Hermanus
Foto: Fernanda Fleury

*O que fazer?

Mergulho com os tubarões brancos e whale watching

O legal é que mesmo que você não tenha tempo de fazer a rota toda, a cidade fica bem próxima a Cape Town, com uma ótima estrada, ideal para quem quiser fazer um bate e volta.

Afinal, é para lá que, entre os meses de setembro e novembro (ou comecinho de dezembro), as baleias seguem para acasalar e ter seus filhotes. É também em Hermanus que existe o famoso mergulho com os tubarões brancos. Sem dúvida, é o local para se começar a viagem com o pé direito!

O passeio de mergulho com os tubarões é organizado por várias empresas e geralmente acontece 2 vezes ao dia, sempre pela manhã. Dependendo da agência, um café da manhã é oferecido antes do passeio de barco. Não é necessário saber mergulhar e pessoas de todas as idades podem fazê-lo. Você só tem que estar disposto a entrar em uma água um tanto quanto gelada e ter bastante coragem!

shark2

Tubarão branco avistado do barco
Foto: Divulgação/Marine Adventures

O mergulho acontece dentro de uma gaiola de ferro bem segura e acoplada ao barco. O número de pessoas varia muito dependendo da época do ano, mas geralmente são 12 que mergulham juntas. Os tubarões se aproximam por conta dos óleos e dos peixes que são jogados no mar justamente para atrair os animais. Fique com a câmera a postos porque realmente é impressionante. Tubarões de vários tamanhos, muitas vezes ultrapassando 4 metros, chegam pertinho da grade e adrenalina corre solta! Vale muito a pena.

shark3

Olha ele!
Foto: Divulgação/Marine Adventures

Além dos tubarões, se você estiver entre setembro e novembro na África do Sul, não deixe de fazer o passeio para ver as baleias, o whale watching. Durante essa época, elas vão até a costa para se reproduzir e é em Hermanus que você poderá ver muitas delas.

Algumas vezes, estão tão perto da costa que podem ser avistadas de inúmeros mirantes ao longo da cidade! Não perca esse espetáculo lindo!

whale1

Baleia vista no passeio em Hermanus
Foto: Divulgação/Marine Adventures

Normalmente as agências que fazem o mergulho com os tubarões também oferecem o passeio para ver as baleias.

Onde encontrar:
www.sharkwatchsa.com

 

*Onde comer?

– Vinícola Creation

Recomendo uma visita, almoço ou jantar na vinícola Creation, que fica a cerca de 15 minutos de carro do centro de Hermanus. Próxima a vales lindíssimos, a Creation oferece degustações ao longo do ano. O almoço e o jantar também são maravilhosos e podem ser harmonizados com os diversos vinhos produzidos pela vinícola. Experimente o famoso pairing de chocolate com vinho. Pode parecer estranho, mas é um dos mais famosos da casa.

creation1

Vinícola Creation
Fotos: Divulgação/Creation Wines

Caso já tenha planos para o almoço o jantar, não deixe de fazer a degustação e provar a deliciosa tábua de frios e queijos. Tudo isso acompanhado de uma linda vista para as plantações de uva! Se for com direito a pôr do sol, melhor ainda!

Onde encontrar:
www.creationwines.com

– Cocos Restaurant

Um lugar mais informal, com boa comida e uma linda vista. Assim é o Cocos Restaurant, localizado no centrinho de Hermanus.

A casa, bastante charmosa, serve deliciosos pratos com peixes, camarões e lulas, além de carnes e outros tipo de comida. Peça uma das mesas que ficam perto das janelas ou na varanda e aprecie uma das vistas mais lindas da cidade!

coco1

Cocos
Fotos: Divulgação

Onde encontrar:
www.cocosrestaurant.co.za

**Leia mais dicas da Rota Jardim aqui!

*Fernanda Fleury é publicitária e em 2012 mudou-se para Joanesburgo na África do Sul. Desde então, tem mergulhado na cultura e nos destinos maravilhosos no continente africano. Em sua coluna, divide com os leitores as suas viagens e dicas, desde os roteiros mais tradicionais aos passeios exóticos e inusitados pelos vários países da África.