Restaurantes cool em Buenos Aires

Dicas de Buenos Aires por Maria Marques

Qual será o segredo desses restaurantes meio feiosos, despretensiosos (talvez de propósito) que de repente viram a sensação cool da cidade? A comida, óbvio. Por que cool por cool não se sustenta sem uma boa cozinha de verdade.

Dois restaurantes com esse perfil são os novos queridos de Buenos Aires: o Gran Dabbang e o Proper.

O Gran Dabbang abriu há pouco mais de um ano em Palermo, numa avenida sem muito charme. O lugar é simples, pequeno, decoração com ar improvisado, mas é só passar por ali numa sexta à noite pra perceber que algo acontece nessa biboca. O lugar vive cheio e sempre com fila de espera.

Não é para menos: em uma cidade onde os cardápios não são lá muito criativos (e dá-lhe bife de chorizo com purê de batata), o Dabbang é um sopro de frescor. A cozinha tem referência indiana, com muitos pratos vegetarianos, misturas inusitadas e deliciosas. Os pratos são em estilo tapas pra dividir e provar de tudo.

Gran Dabbang Foto: Divulgação

Gran Dabbang
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
Gran Dabbang
Av. Scalabrini Ortiz 1543, Palermo
www.grandabbang.com

Já o Proper abriu faz pouquíssimo tempo e já chegou causando. A proposta é uma cozinha à lenha, com pratos simples, mas com combinações de sabores incríveis. O lugar é uma antiga oficina mecânica, com cozinha aparente, sem calefação (frio!) e não tem nem nome na porta.

Mas é só provar o pãozinho de fermentação natural, tomar um vinho, e se abrir para a experiência pra tomar gosto pela coisa. O cardápio muda de acordo com os ingredientes da estação e dá pra notar que tudo é muito fresco. Dava para cortar a carne com o dedo, de tão macia, e a batata defumada com kale, avelãs e gorgonzola é de outro mundo. A torta de banana, na sobremesa, por mim, poderia ficar fixa no cardápio.

Proper Foto: Divulgação

Proper
Foto: Divulgação

Proper Foto: Divulgação

Proper
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
Proper
Aráoz 1676, Palermo
www.properbsas.com.ar

Já sei que muitos dirão “poxa, mas quero ir pra Argentina pra comer um bom e tradicional ojo de bife. Porém, pra aproveitar essa nova cena gastronômica em Buenos Aires, cheia de energia e criatividade, é agora ou nunca. Deixa pra comprar o ojo de bife no Pão de Açúcar, que por lá você já encontra. 😉

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Maria é advogada com “lado B”. Adora uma novidade, descobrir lugares, passeios, músicas, comidas e o que mais tiver de legal por aí. Vive em Buenos Aires, cidade pela qual é apaixonada, e no Magari Blu traz dicas para aproveitá-la como ninguém.