Quebrar um galho!

Magari blu dá dicas infalíveis para quebrar um galho nas suas viagens!

– Ixi, a roupa chegou toda amassada! E agora?

Vamos combinar que aquela antiga tática de pendurar a roupa abarrotada dentro do banheiro para desamassar com o vapor do banho não funciona muito bem, não é? O vapor realmente ajuda a desamassar mas tem que ser de forma mais direta e intensa, efeito que, na maior parte das vezes, não conseguimos alcançar em um mero banho.

A solução? Pendure a roupa em um cabide, para que se mantenha esticada, e “passe” a peça com o secador ligado. Isso pode ser feito também com a roupa vestida no corpo. O calor do secador ajuda muito a tirar as marcas de amassado na maior parte dos tipos de tecido, como algodão, seda e até jeans.

DSC04805

Passando roupa com secador
Foto: Reprodução

Calças jeans usadas ficam novas se você umedecer a parte dos joelhos e depois “passar” com o calor do secador. Aí melhor fora do corpo, em cima da cama ou de uma mesa, por exemplo.

– A viagem mal começou e a roupa está com cheiro de cigarro ou de fritura! E agora?

Se mandar para uma lavanderia não for opção, aqui o vapor do banho ajuda mesmo! Quanto mais próximo do vapor melhor! Se o hotel tiver aquele box grandão onde dá para pendurar uma peça de roupa sem que ela molhe efetivamente, é o ideal. O vapor ajuda a tirar o cheiro.

Um banhinho de sol na varanda ou na janela também ajuda. Só cuidado para a roupa não voar e cair lá embaixo! Se estiver do lado de fora, prenda-a na cadeira ou de alguma forma que ela fique segura sob o sol e à prova de vento.

– Falta um saquinho de sapato para guardar na mala! E agora?

Coisas inesperadas sempre acontecem em viagens. Ou você comprou um par de sapatos e só notou no hotel que veio sem saquinho para guardar, ou o saquinho se melecou todo de algum hidratante que vazou na mala, e por aí vai.

Na falta de saquinho para sapato, não precisa colocá-lo diretamente na mala em contato com as suas roupas não! Apele para a touca de banho descartável do hotel! Infalível.

showers cap

A touca de banho vira saquinho de sapato!
Foto: Reprodução

– Peguei a maior chuva com meus sapatos e eles ficaram ensopados… E agora?

Se for inverno e tiver um aquecedor no hotel, coloque os sapatos ou o tênis perto dele (não em cima) para captar o calor mais rápido e, consequentemente, secar em menos tempo.

Se não for o caso, escolha algum local do quarto arejado ou onde bata sol para secar. Não deixe em qualquer canto e nem no banheiro.

Quando estiverem quase secos, enfie dentro dos sapatos várias folhas de jornal amassado. O jornal absorve a umidade e não vai deixar que seus sapatos fiquem ainda meio úmidos e com cheiro ruim. Só não encha muito ao ponto de “estufar” os sapatos, pois assim eles secarão deformados.

Dica: Sempre leve com você lencinhos umedecidos e saquinhos Ziploc. Eles têm os mais variados usos em emergências! 😉

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.