Piano Salon Christophori em Berlim

Dicas de Berlim por Laura Ammann

O Piano Salon Christophori é uma boa ideia que deu certo. Seus idealizadores literalmente uniram o útil ao agradável: primeiramente, o local é uma oficina de restauro de pianos, e, além disso, é uma sala de concertos.

Vista da entrada para o galpão do Piano Salon Christophori antes do concerto
Foto: Laura Ammann

A oficina é especializada na restauração de pianos antigos – ou históricos, como são chamados mais corretamente. À noite, o grande galpão no bairro de Wedding vira uma sala de concerto improvisada no melhor estilo berlinense. As peças apresentadas são todas músicas de câmara, ou seja, peças compostas para pequenas formações instrumentais. Algumas noites são dedicadas somente ao piano, mas eventualmente outros músicos, como violinistas, por exemplo, também se apresentam no Piano Salon.

Vista da entrada para o galpão do Piano Salon Christophori antes do concerto
Foto: Laura Ammann

Os pianos usados para os concertos são os próprios pianos restaurados na oficina. No último domingo assisti a um programa elaborado exclusivamente por composições de Debussy, em ocasião do 100º aniversário de sua morte. Naquela noite o piano tocado era de 1905. Para quem está acostumado com os pianos mais modernos das Filarmônicas e grandes casas de concerto – como é meu caso – pode haver certo estranhamento inicial, justamente por causa do som diferente de um instrumento tão antigo.

Detalhe para alguns teclados de pianos acomodados em um canto do galpão
Foto: Laura Ammann

O charme do local reside nessa combinação peculiar. O galpão denuncia claramente a sua atividade artesanal diurna: caudas, pedais e teclados de pianos espalham-se por todos os cantos. Enquanto isso, uma série de tapetes e luminárias charmosas dão um toque mais aconchegante para a recepção do público. As pessoas são acomodadas com informalidade, mas com organização, pelos assentos improvisados.

Impressionantemente, o Piano Salon Christophori realiza concertos todos os dias, de domingo a domingo, com pouquíssimas exceções e cancelamentos. O pagamento é opcional, mas “altamente sugerido” (o valor indicado é entre €15 e €20 por pessoa). Além disso, antes do concerto e durante o intervalo são servidos vinho tinto e branco por conta da casa. A noite acaba saindo bastante em conta se comparada com outros estabelecimentos do mesmo ramo de entretenimento.

Concerto do pianista Mario Häring, com programa especial Debussy
Foto: Laura Ammann

Importante: é necessário fazer uma reserva através do site da casa, para que ela mantenha um controle da quantidade de lugares disponíveis. A programação também pode ser conferida lá.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Especialista em Museologia e Curadoria, Laura Ammann é mestranda em História da Arte pela Universidade Humboldt e co-criadora do projeto Arte Conceituando. Laura é de São Paulo, mora em Berlim, onde criou o ARTSY travellers, que realiza passeios guiados em museus. Ela traz as suas dicas de Berlim no Magari Blu.