Pergamon Museum em Berlim

01/07/2016

Dicas de Berlim por Laura Ammann

O Pergamon Museum, em Berlim, é um dos principais pontos turísticos da cidade, mesmo para aqueles que, na hora de escolher o destino da viagem, não têm os museus como maior prioridade.

Porta de Ishtar Foto: Laura Ammann

Porta de Ishtar
Foto: Laura Ammann

O Pergamon Museum impressiona. Situado na Museuminsel (ilha dos museus), juntamente com outras importantes instituições da cidade, o Pergamon – como é carinhosamente chamado pelos residentes de Berlim – contém dois verdadeiros túneis do tempo. Através das peças originais, o Portão de Mileto e a Porta de Ishtar são fielmente reconstruídos em tamanho real, ocupando o espaçoso museu do rodapé ao teto.

Exemplo da arquitetura romana, o Portão de Mileto, construído na primeira metade do século II d.C., servia como uma das entradas ao mercado da cidade de Mileto, na atual Turquia. Já a Porta de Ishtar é a oitava entrada à antiga cidade mesopotâmica da Babilônia e data de cerca 575 a.C.

Portão de Mileto Foto: Laura Ammann

Portão de Mileto
Foto: Laura Ammann

Pertence também ao Pergamon o Museu de Arte Islâmica, que conta com peças variadas dos séculos 8 ao 14. A coleção é formada por elementos arquitetônicos, artes aplicadas, joias e iluminuras.

Aqui, as atrações especiais são o Aleppo Room, quarto reconstruído a partir de uma residência cristã em Aleppo, na Síria, e a Fachada de Mshatta, escavada em Aman, na Jordânia. Enquanto o primeiro data do início do século 17, o segundo pertence ao século 8.

Parte de um Oratório (Mihrab) Foto: Laura Ammann

Parte de um Oratório (Mihrab)
Foto: Laura Ammann

O Pergamon Museum enfrenta já há alguns anos uma extensa reforma de todas as suas asas, com fim previsto para 2026. Com isso, algumas outras atrações conhecidas do museu estão temporariamente afastadas do público.

Santuário de Júpiter Heliopolitanus, parte superior de uma parede Foto: Laura Ammann

Santuário de Júpiter Heliopolitanus, parte superior de uma parede
Foto: Laura Ammann

Informações sobre o acervo e a reforma podem ser facilmente encontradas no site da instituição, mas, mesmo enquanto as obras não terminam, a visita continua valendo a pena.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Formada em Produção Editorial e especialista em Museologia e Curadoria, Laura Ammann é co-fundadora do projeto Arte Conceituando, que publica entrevistas sobre arte. Laura é de São Paulo, mora em Berlim e traz as suas dicas no Magari Blu.