Passeios e compras em Edimburgo

Há tempos queria conhecer Edimburgo e a capital escocesa foi a primeira parada da #magariblueurotrip. É uma cidade pequena, que se pode conhecer bem a pé. As temperaturas são amenas até mesmo no verão, uma ótima época para visitá-la, já que o inverno é bem rigoroso.

1 destIMG_9027

Edimburgo vista da North Bridge
Foto: magari blu

Edimburgo superou minhas expectativas e é de fato uma cidade encantadora e especial. Parece um cenário de filme, com suas construções sóbrias todas do mesmo tom e igrejas e telhados góticos.

1IMG_8997

Edimburgo
Foto: magari blu

1IMG_9004

Edimburgo
Foto: magari blu

1IMG_8986

Edimburgo
Foto: magari blu

1IMG_8898

Edimburgo
Foto: magari blu

De tempos em tempos se escuta o som triste da gaita-de-fole e se cruza com algum escocês usando saia kilt. As estampas xadrez, aliás, estão por toda a parte!

1IMG_8955

Kilt e gaita-de-fole: so scottish!
Foto: magari blu

Confira o roteiro dos passeios e das compras indicado pelo Magari blu:

*O que visitar?

– Castelo de Edimburgo: é o cartão postal da cidade e um must go em Edimburgo. A fortaleza em si é bem interessante de ser visitada, além da sala com as joias da Coroa, que estão entre as mais antigas da Europa. O castelo fica bem no alto e tem uma vista magnífica de Edimburgo. Vale comprar os ingressos com antecedência para fugir da fila.

1IMG_8922

Guarda escocês na entrada do Castelo
Foto: magari blu

1IMG_8927

Vista da fortaleza do Castelo
Foto: magari blu

1IMG_8930

Vista da fortaleza do Castelio
Foto: magari blu

1IMG_8936

Vista da fortaleza do Castelo
Foto: magari blu

IMG_8947

Interior do Castelo
Foto: magari blu

1IMG_8941

Aqui estão as joias da Coroa Escocesa
Foto: magari blu

– Hollyrood Palace: é a residência oficial da rainha Elizabeth II quando ela está na cidade. A rainha estava por lá na mesma época em que o Magari blu, então infelizmente não foi possível a nossa visita.

– Princes Street Gardens: é o parque mais visitado de Edimburgo e fica logo abaixo do Castelo. Os esquilos estão por toda a parte e se aproximam dos turistas para roubar comida!

1IMG_8913

Princes Street Gardens
Foto: magari blu

1IMG_8907

O Castelo visto dos Princes Street Gardens
Foto: magari blu

1IMG_8911

Princes Street Gardens
Foto: magari blu

1IMG_6957

Os esquilinhos roubam comida dos turistas!
Foto: magari blu

– Scottish National Gallery: um dos principais museus de Edimburgo. Reúne obras de artistas escoceses e italianos renascentistas como Botticelli, Da Vinci e Raffaello. Tive a oportunidade de conferir ainda a lindíssima escultura “O Beijo” de Rodin – que fica exibida no museu até 2 de fevereiro de 2014. Logo na frente da National Gallery está a Accademia, que recebe exposições temporárias. Vale a pena conferir se estará aberta na época da sua viagem.

1IMG_8894

A Accademia do Scottish National Gallery
Foto: magari blu

1IMG_8992

“O Beijo” de Rodin está exposto na Scottish National Gallery até fevereiro de 2014
Foto: magari blu

– Catedral St. Giles: a catedral da cidade e a igreja mais visitada de Edimburgo. Maravilhosa! É toda feita de pedra e vitrais lindos.

1IMG_9032

St. Giles à noite
Foto: magari blu

1IMG_9002

O interior da Catedral St. Giles
Foto: magari blu

– Whisky Experience: a Escócia é a terra do whisky e para os amantes da bebida vale a visita à Whisky Experience. São milhares de rótulos e é possível degustar alguns dos maltes escoceses enquanto se aprende mais sobre os diversos tipos de whisky.

*Onde fazer compras?

Princes St. e George St. têm diversas lojas bacanas como Anthropologie, de roupas e objetos de decoração, Fat Face, de camisetinhas descoladas, GAP, Banana Republic, entre muitas outras.

1IMG_6948

Detalhe da Anthropologie
Foto: magari blu

A rua Royal Mile é o paraíso do cashmere! O cashmere escocês é conhecido mundialmente pela alta qualidade e na Royal Mile é possível encontrar suéteres ótimos por preços mais acessíveis, como a 90 libras. Vale conferir sempre na etiqueta se a malha é 100% cashmere mesmo e se pode ser lavada à mão. Peças que só são lavadas a seco são depois um problema para quem as compra – e encolhem se lavadas com água!

No Grassmarket está a Hawick, loja incrível de cashmere, com dezenas de opções para homem e mulher, e com preços mais altos do que as lojas da Royal Mile. Ali pertinho, está ainda a Victoria St., ótima dica para homens comprarem peças clássicas e atemporais de tweed escocês.

1IMG_9022

Grassmarket, simpática praça cheia de bares, onde está a loja chic de cashmere Hawick
Foto: magari blu

A Harvey Nichols, loja de departamentos britânica, é incrível em Edimburgo. Vale a pena conhecer. No último andar da loja tem um empório bacanérrimo de comidas, além do charmoso Chocolate Lounge – esteirinha onde passam cupcakes e champagne.

1IMG_9015

No último andar da Harvey Nichols, o empório de comidas
Foto: magari blu

1IMG_9017

Chocolate Lounge com cupcakes e champagne na esteirinha
Foto: magari blu

Ali está também o Forth Floor, restaurante e brasserie no rooftop com uma vista maravilhosa da cidade. É uma delícia para fazer uma pausa para almoço ou aproveitar e tomar um dos drinks da larga seleção antes do jantar. A Harvey Nichols fica na St. Andrew Square, zona que juntamente com a Multrees Walk abriga grandes marcas como Louis Vuitton e Mulberry.

1IMG_7041

Restaurante Forth Floor no rooftop da Harvey Nichols
Foto: magari blu

I1MG_9020

Seleção de salmão no restaurante Forth Floor
Foto: magari blu

Por toda a parte estão as lojas de souvenirs da Escócia que, claro, quase que só vendem peças e objetos com as estampas xadrez que são a cara do país. Cachecóis, mantas, gravatas, boinas, roupas infantis, guarda-chuva e por aí vai. É uma recordação fofa de Edimburgo.

1IMG_7018

O xadrez é a cara da Escócia!
Foto: magari blu

**Confira mais dicas de Edimburgo aqui.

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.