Passeio Cultural em Los Angeles: Getty Center

30/03/2015

Dicas da Califórnia por Renata Miranda

Se você é dessas pessoas que pensam que Los Angeles é feita apenas de celebridades e cinema você está totalmente enganado e o Getty Center está aí para te provar isso.

O Getty Center é uma herança deixada por J Paul Getty, um magnata do petróleo e colecionador de artes da década de 40. Em 1954 sua coleção foi avaliada em milhões de dólares, o que trouxe a ideia de abrir um museu para exposição.

Getty Center Foto: Renata Miranda

Getty Center
Foto: Renata Miranda

Com certeza é um desses museus que valem a pena ser visitados não apenas por sua curadoria inquestionável, mas também pela arquitetura de uma casa, que foi construída no pico de uma montanha com uma das vistas mais bonitas de Los Angeles.

A vista do Getty Center Foto: Renata Miranda

A vista do Getty Center
Foto: Renata Miranda

Trem no Getty Center Foto: Renata Miranda

Trem no Getty Center
Foto: Renata Miranda

O projeto do Getty Center consiste em 11 prédios cercados por belíssimos espaços externos, fontes e esculturas. O arquiteto Richard Meier combinou as superfícies brancas suaves com materiais mais tradicionais, para refletir o sentido da coleção Getty.

Getty Center Foto: Renata Miranda

Getty Center
Foto: Renata Miranda

As linhas retas e a imensidão de branco contrastam com o céu azul e chamam atenção para cada detalhe. Não deixe de trazer sua máquina fotográfica para registar cada pedaço do passeio e do paisagismo que foi minuciosamente pensado e está em plena harmonia com a modernidade de Meier.

Getty Center Foto: Renata Miranda

Getty Center
Foto: Renata Miranda

Hall de entrada do Getty Center Foto: Renata Miranda

Hall de entrada do Getty Center
Foto: Renata Miranda

Assim como o MoMa em Nova York, o Getty pode ser visitado inúmeras vezes, pois a curadoria nunca decepciona. Está sempre trazendo novidades e exibições surpreendentes, obras dos famosos pintores Renoir, Monet, Manet, além de manuscritos da Bíblia, desenhos, estátuas e peças que fizeram parte das mansões na época da aristocracia francesa.

Audio guide no Getty Center Foto: Renata Miranda

Audio guide no Getty Center
Foto: Renata Miranda

Getty Center Foto: Renata Miranda

Getty Center
Foto: Renata Miranda

Outro ponto forte do museu é o jardim central que foi projetado pelo artista Robert Irwin e que virou um dos seus cartões postais. Irwin tirou vantagem da casa que fica no topo de uma colina e criou uma pequena trilha, que começa na entrada do museu e vai descendo entre pedras e jardins, até desembocar num espelho d’água com um labirinto de azaleias.

Jardim do Getty Center Foto: Renata Miranda

Jardim do Getty Center
Foto: Renata Miranda

Destaque para a queda d'água Foto: Renata Miranda

Destaque para a queda d’água
Foto: Renata Miranda

A entrada do museu é gratuita e o visitante é responsável apenas pelo estacionamento (USD 15 por veículo).

Não deixe de visitar e ter uma aula de história em um dos lugares mais bonitos de Los Angeles.

Renata é publicitária e deixou a IBM, o mundo da tecnologia e o Brasil para se mudar com o marido para a ensolarada Califórnia. Hoje escreve sobre viagens, moda, lifestyle e curiosidades sobre a Costa Oeste norte-americana no blog morandolonge.com. No Magari blu, Renata divide conosco as dicas insider da Califórnia que a gente tanto ama.