Os pratos típicos do Vietnam

Viagens pela Ásia por Adriana Lage

A gastronomia do Vietnam é, sem dúvida, uma das mais atraentes e surpreendentes de todo o Sudeste Asiático. Após rodar países como Tailândia, Cambodia, Myanmar, Malásia e Indonésia e me deparar com pratos ricos em sabores, mas igualmente gordurosos e picantes, sentar-me à mesa nos restaurantes vietnamitas tem sido um dos meus programas favoritos.

A influência dos países vizinhos é notória, por exemplo, no uso de molho de peixe fermentado e pimentas vermelhas. No entanto, existe uma gama de receitas muito saudáveis e aromáticas, preparadas com verduras e ervas frescas, como manjericão, hortelã e capim cidreira.

Um dos melhores destinos para experimentar a cozinha vietnamita é Hué, no centro do Vietnam. Ela é considerada a capital gastronômica do país, herança deixada pelos hábitos dos imperadores quando a cidade foi capital imperial da Dinastia Nguyen a partir de 1802. Dezenas de pequenas porções eram servidas em pratos diariamente em banquetes para agradar o paladar e os olhos dos comensais, em apresentações esculturais inspiradas na fauna e flora locais.

Portão da Cidade Imperial de Hué
Foto: Adriana Lage

Em sua passagem por Hué, entre a visita à Cidadela Real e às Tumbas Imperiais, não deixe de provar algumas das iguarias mais tradicionais.

Bún bò Hué é o prato mais famoso de Hué. A sopa de macarrão de arroz vem servida em tigelas com pedaços de carne de porco e vaca e pasta de camarão.

Encontrada em todos os lugares, dos carrinhos de rua aos restaurantes mais sofisticados, é a única receita picante da lista, misturando sabores adocicados, pungentes e aromáticos.

Bún bò Hué
Foto: Adriana Lage

Nem Lui são a versão vietnamita da kafta árabe. No lugar de espetinhos de madeira, o talo do capim cidreira envolve carne de porco ou vaca marinada e depois grelhada. Acompanha papel de arroz, fatias de pepino, alface e ervas frescas.

Para comer, coloque a carne sem o capim cidreira sobre o papel de arroz, acrescente uma porção das verduras e enrole a folha de arroz como um charuto. Mergulhe-o no molho e coma com as mãos mesmo.

Nem Lui
Foto: Adriana Lage

Bánh Khoái, a panqueca vietnamita, é uma massa crocante em formato meia lua. Feita de farinha de arroz, água ou leite de coco e açafrão em pó, vem recheada com porco, camarão, ovo de codorna e broto de feijão.

Acompanha molho de amendoim ou soja fermentada à parte, que pode vir apimentado.

Pratos típicos do Vietnam
Foto: Adriana Lage

Chè Hat Sen é a sopa doce presente no menu de sobremesa. Qualquer bebida, pudim ou sopa doce tradicional é chamada Chè.

Na rua, as barracas expõem panelas com ingredientes coloridos como batata roxa doce, feijões, lentilhas e arroz ao lado de lichias, kiwis e rambutãs que são misturados a um caldo de água adocicada. Na foto, Chè Hué com sementes de flor de lótus, que ajuda a combater a insônia.

Chè Hat Sen
Foto: Adriana Lage

*Leia aqui mais dicas do Vietnam.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected] 

Empresária, desbravadora e autora do blog de viagens acamminare.com, Adriana trabalhou anos junto a pilotos de uma grande companhia aérea. Com sede do mundo, tem o carimbo em mais de 40 países e prefere o estilo slow travel, para ir além dos roteiros básicos. Em 2016 partiu para a Ásia sem previsão de retorno e é de lá que envia as dicas para o Magari Blu.