Onde ficar na Patagonia: combinação entre cruzeiro e hotéis

Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman

A Patagônia é uma enorme região no extremo sul da América do Sul, formada por Chile e Argentina. Ambos os lados têm atrativos e experiências riquíssimas, principalmente do ponto de vista natural, mas, também, com boas doses de cultura e história.

Pelo lado chileno podemos destacar o Parque Nacional Torres del Paine, um dos maiores pontos de interesse dos amantes do trekking no mundo, a 4 horas da cidade de Punta Arenas.

Torres del Paine
Foto: Divulgação

No lado argentino, vale ressaltar a região de El Calafate e El Chaltén – com muitas geleiras e também boas para trekking e atividades outdoor – e, mais ao sul, a pitoresca cidade de Ushuaia, com exuberante fauna e um paraíso para atividades em família e com crianças – veja mais aqui.

El Calafate
Foto: Divulgação

Ushuaia
Foto: Divulgação

Veja no mapa como estão posicionados:

Está na dúvida de qual dos dois lados escolher? Uma boa sugestão para não perder nenhuma das partes é fazer o mini-cruzeiro de luxo chamado Cruceros Australis, ligando Ushuaia e Punta Arenas. São viagens de 3 ou 4 noites, com expedições interessantíssimas, uma equipe de guias ótimos e estrutura extremamente confortável e agradável.

Cruzeiro Austrralis
Foto: Divulgação

Portanto você pode, dessa forma, navegar pelo canal de Beagle, estreito de Magallanes e Cabo de Hornos, e conhecer por terra os lados do Chile e da Argentina, num roteiro dinâmico, com bastante conteúdo e paisagens de tirar o fôlego (em muitos momentos!).

Cruzeiro Austrralis
Foto: Divulgação

Além do Crucero Australis, que conta com um mini-navio de 100 quartos e que, em breve, estará operando com um segundo navio, idêntico), indico escolher hotéis na região de El Calafate, como Eolo Patagonia’s Spirit e Estancia Cristina.

Eolo Patagonia’s Spirit
Foto: Divulgação

Estancia Cristina
Foto: Divulgação

No Parque Nacional Torres del Paine, a minha indicação é o Tierra Patagonia.

Tierra Patagonia
Foto: Divulgação

Por fim, em Ushuaia, recomendo Los Cauquenes para completar sua experiência.

Los Cauquentes
Foto: Divulgação

*Leia mais dicas da Patagônia aqui.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Administrador especializado em Comportamento do Consumidor, Roberto Farkas Bitelman está no ramo de viagens há 13 anos e seu trabalho é focado em destinos no Brasil e América Latina. É fundador do selo SUL Hotels, que reúne os melhores hotéis independentes da América Latina, e sócio dos restaurantes Le Jazz em São Paulo. Sua grande paixão é descobrir os melhores lugares para se hospedar, comer e visitar pelo nosso continente e é esse o assunto tratado por Roberto no Magari Blu.