O que você precisa saber para viajar para Itália

28/11/2018

Confira 10 dicas para planejar sua viagem para a Itália:

1- Qual a melhor época pra ir?

O ano todo dá para viajar pra Itália! Mas, dependendo da estação, tem regiões e cidades mais interessantes.

Por exemplo, se você deseja um destino de mar, como Capri, Costa Amalfitana, Sicilia, Sardegna, as melhores épocas são a primavera e o verão. Se você quer Roma, por sua vez, pode fugir dela no verão porque é muito úmida e quente. O inverno é ótimo pra ir pro norte ver neve e esquiar. E por aí vai.

2- Qual a documentação necessária?

Para ingresso na União Europeia você precisa de passaporte válido e a nossa recomendação é que a validade seja de mais 6 meses a contar da data da viagem. Você precisa ainda de seguro-viagem com cobertura mínima de EUR 30.000.

Confira as dicas para viajar a Europa:

3- Como são os deslocamentos?

A Itália não é tão grande mas é grande o suficiente pra você se planejar bem e não perder horas desnecessárias em deslocamentos. É bem servida de trens, as estradas são fáceis de dirigir e tem também voos internos.

Se alugar carro, fique atento se você pode circular pelo centro das cidades pois algumas zonas são restritas a moradores e pessoas que trabalham na região.

4- É verdade que se come bem em qualquer “biboca” na Itália?

Diria que sim! É difícil encontrar comida ruim na Itália…

5- Como comer e beber bem sem gastar muito?

Fuja dos restaurantes em praças ou ruas muito turísticas, daqueles lugares que têm menu com foto dos pratos. Porque os preços costumam ser mais altos. E peça o vinho da casa, que é sempre gostoso e baratinho.

6- Como é o Vaticano?

É o menor país do mundo e fica dentro de Roma – isso, pra mim, já é um barato! O que dá pra visitar no Vaticano é o Museu, onde está a famosérrima Capela Sistina, e a Basilica San Pietro.

Como ver o Papa Francisco no Vaticano

7- Tem voo direto?

Sim! Hoje em dia tem voo do Brasil da Alitalia para Roma direto e da Latam pra Milão e pra Roma.

8- Qual o roteiro perfeito na Itália?

Depende da proposta da sua viagem e se é a primeira vez no país. Se for, tente combinar Roma, claro, por ao menos 4 noites, Florença por 3 ou 4 noites, para conhecer também a Toscana, e Veneza por mais 2 ou 3 noites. Se tiver mais um tempinho, finalize com Milão, a mais moderna cidade da Itália, por 2 ou 3 noites. Isso sem falar no sul da Itália… <3

9- Dá pra se virar sozinho?

Dá. Os italianos não são muito fluentes no inglês, mas dá para se virar. De toda forma, recomendo muito fazer alguns determinados tours guiados porque Itália respira história e enriquece muito a experiência.

10- Por que tanta gente ama a Itália?

Eu sou suspeita porque é minha viagem preferida de todas! Mas eu acredito que a Itália encante pela sua história de tantos milhares de anos, pela força do império romano, pela gastronomia deliciosa e descomplicada, pela qualidade dos vinhos, pelas belezas naturais e das cidades, que são tão charmosas, e pelo povo que tem um jeito alegre e carrancudo de ser, que chega a ser engraçado.

Confira ainda nossas dicas e segredos de Roma:

Fale conosco:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.