O que você precisa saber para viajar para Dubai

29/11/2018

Confira 10 dicas para planejar sua viagem a Dubai:

1- Qual a melhor época pra ir?

O verão – que é na época do nosso inverno aqui no Brasil – é muito quente, por volta de 50C. Mesmo todos os lugares tendo ar condicionado (até o ponto de ônibus!) o ideal é evitar essa época, porque compromete bastante o aproveitamento.

2- Qual a documentação necessária?

Não é mais necessário visto para entrada de portadores de passaporte brasileiro nos Emirados Árabes, então isso facilitou demais a burocracia pra quem se hospeda em Dubai ou está em trânsito.

3- Precisa alugar carro?

Dubai é bastante espalhada então você não consegue fazer praticamente nada a pé, esteja hospedado em Downtown, perto do aeroporto, junto ao rio, ou na praia… Você pode alugar carro ou se locomover de táxi ou ônibus.

Os táxis são bem servidos em Dubai mas não são tão baratos assim. Para dirigir, você precisa necessariamente da carteira de motorista internacional, pois as locadoras não liberam o carro sem ela. Providencie antes da sua viagem no Detran.

4- É verdade que tudo é muito exagerado em Dubai?

Se é! Espere ver aqui o prédio mais alto do mundo, hotéis com ouro e ostentação, restaurantes supercaros, shoppings imensos… Até um arquipélago falso de ilhas em formato de palmeira e uma pista de esqui na neve indoor.

5- Como é a comida em Dubai?

Dubai tornou-se superinternacional, então tem um pouco de tudo. A comida local mesmo é árabe, bem semelhante aos restaurantes árabes e libaneses que estamos acostumados no Brasil. Mas abriga casas das mais variadas cozinhas, como francesa, italiana, asiática, peixes e frutos do mar, e por aí vai.

6- Como é a religião em Dubai?

O islamismo é a religião praticada em Dubai. Por mais que o emirado esteja acostumado a receber pessoas do mundo todo, não é bem visto andar de mãos dadas e se beijar em público, nem se vestir com roupas curtas ou coladas no corpo. Dizem que na balada vale tudo, eu não sei porque não fui, mas em geral, é bom ser mais conservador para não incomodar os locais.

7- É fácil de visitar Abu Dhabi?

Muito fácil! Você pode passar o dia e voltar, com guia ou por conta própria com carro alugado. Dá pra dividir a hospedagem entre os dois emirados também.

8- Vale a pena se hospedar na praia em Dubai?

Depende da proposta da sua viagem. Se você estiver combinando com um destino de praia como Maldivas, por exemplo, eu não vejo necessidade, pois a praia de Dubai não é tão paradisíaca. Já se estiver com crianças e quiser aproveitar um pouco da “vibe” de praia também, pode ser uma boa. Então vai depender mais do que você busca para esta viagem, de olho no restante do roteiro.

9- Dá pra se virar sozinho?

Dá. As ruas e avenidas são bem sinalizadas e Dubai é seguro, você não vai passar perrengue. Mas visitas guiadas são sempre bem enriquecedoras, acho que vale a pena considerar sair com guia ao menos um dia.

10- Vale a pena o safári no deserto?

A visita ao deserto é um programa bem turístico. Você sai de Dubai num 4×4 que acelera loucamente nas dunas (com emoção!) e chega num acampamento onde vai jantar acompanhado de dança do ventre e pode dar uma voltinha de camelo. Não acho que seja uma experiência incrível mas pular este programa é tipo ir a Paris pela primeira vez e não ver a Torre Eiffel, sabe? É um passeio bem turístico, mas que faz parte da experiência.

Fale conosco:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.