O que fazer se tiver a bagagem extraviada ou voo atrasado

Um novo ano que começa e os planos de viagens já devem estar todos renovados. E quem não gostaria de aproveitar os momentos de descanso ao máximo?

Para desfrutar cada momento sem stress, confira as dicas da nossa parceira Assist Card, maior empresa de assistência ao viajante no mundo:

Bagagem extraviada

Enfim, as férias chegaram! Você e a família partem para curtir este período e, ao desembarcarem no destino, descobrem que suas malas e seus pertences se perderam pelo caminho ou foram violados. Os problemas com bagagem são tão comuns que estão na 2ª posição no ranking das principais reclamações que chegam aos balcões da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Tão logo constatar que a bagagem não chegou à sala de desembarque, dirija-se ao balcão da companhia aérea e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Registre também uma queixa no escritório da Anac dentro do aeroporto. Em seguida, contate a agência ou a empresa contratada para assistência-viagem, que ajudará com os trâmites legais. Em muitos casos, podem localizar e entregar os itens perdidos.

Quem contrata o seguro Assist Card com Magari Blu tem cobertura de até USD 200 por demora na localização da bagagem, válida a partir de 36 horas de atraso.

Voo atrasado

Na véspera dos dias de festa, os aeroportos estão lotados e os atrasos são mais comuns. Problemas climáticos também podem atrasar ou cancelar um voo. Já aconteceu com você?

No Brasil, não importa o motivo, a responsabilidade é da companhia aérea e cabe a ela prover as opções de acomodação ou assistência. Por isso, procure o balcão da companhia e exija seus direitos.

Atraso superior a 2 horas dá direito a alimentação e comunicação. Em cancelamento ou atraso superior a 4 horas (ou se já houver estimativa desse atraso), o cliente tem o direito de decidir a melhor opção de acomodação (remarcar voo na mesma empresa ou em outra, acomodação em hotel, reembolso integral, entre outros direitos).

Em todos os casos, ter o apoio de uma agência ou de uma empresa de assistência viagem faz toda a diferença. Quem contrata o seguro conosco, a partir de 6 horas de atraso consecutivas para voos internacionais, poderá pedir o reembolso de gastos realizados com alimentação, comunicação, transporte e hotel, por exemplo.

Clientes Magari Blu que optem pelo seguro Assist Card recebem reembolso de até USD 300 caso o atraso do voo aconteça por motivo de pane na aeronave.

Viagem tranquila Foto: Reprodução

Fale conosco para contratar a sua assistência-viagem com 5% de desconto:

[email protected]