O que fazer no Lago di Como

09/06/2020

O Lago di Como é um dos mais belos lagos da Itália. Perto de Milão (a aproximadamente 1 hora de carro), tem origem glacial e é conhecido desde a época dos romanos. Seu nome, à época, era Lario, que deriva de Larius Lacus do latim. Mas o nome de Lago di Como, como é chamado hoje em dia, é em razão de Como, a cidade mais populosa à beira do lago.

O Lago di Como fica pertinho da divisa da Itália com a Suíça, entre os Alpes, e tem o formato de um Y invertido.

São diversas cidadezinhas pitorescas e charmosas, algumas localizadas no nível do lago e outras no alto da montanha, acessíveis por escadas e bondinhos. Entre elas, destacamos, além de Como, Bellagio, Cernobbio, Tremezzo, Lecco, Laglio, Varenna e por aí vai…

Como
Foto: Ana Maria Junqueira

Como estávamos com bebê, optamos por uma programação mais tranquila, mas com pretexto para retornar e explorar mais as demais cidadezinhas do lago. Fomos apenas de Como, onde estávamos hospedados, até Bellagio.

Bellagio é muito pequenininha e as ruas que sobem montanha acima são de escadas com acesso restrito a carros, com restaurantes e lojinhas. Um charme – mas pouco convidativa para carrinho de bebê.

Bellagio
Foto: Ana Maria Junqueira

Para se locomover entre as cidades, você pode comprar o ticket do barco público e escolher a rota, como fizemos Como – Bellagio – Como. Se quiser, é possível também reservar uma lancha privativa para um passeio de algumas horas pelo lago e ter a liberdade de conhecer várias cidades e curtir também um dia de sol na água.

Barco público no Lago di Como
Foto: Ana Maria Junqueira

Barco público no Lago di Como
Foto: Ana Maria Junqueira

As montanhas que circundam o lago fazem dele tão bonito e diferente de outros lagos italianos, como o também belíssimo Lago di Garda.

Lago di Como
Foto: Ana Maria Junqueira

Apesar de ser a maior cidade, ainda assim, Como é pequenina e charmosa, plana e fácil de passear a pé.

Como
Foto: Ana Maria Junqueira

Como
Foto: Ana Maria Junqueira

Como
Foto: Ana Maria Junqueira

Duomo di Como
Foto: Reprodução

Pôr do sol em Como
Foto: Ana Maria Junqueira

Como à noite
Foto: Ana Maria Junqueira

Onde comer em Como?

La Darsena

Restaurante à beira do lago, pertinho do centro histórico, com mesinhas na parte de fora e de dentro. Mas é o pátio interno nos fundos o local mais gostoso para se sentar. Tem também um terraço no andar de cima.

No menu, espere encontrar peixes e frutos do mar fresquinhos, além de pizzas.

Salada de polvo no La Darsena em Como
Foto: Ana Maria Junqueira

Onde encontrar:
Lungo Lario Trieste, 54, Como
Tel: +39 031 301081
www.la-darsena.it

Rino Cucina Toscana

Apesar de a cozinha ser toscana – e Como ficar na região da Lombardia – Rino é um dos melhores restaurantes da cidade. No menu, trufas negras, que não podem faltar no repertório dos amantes da gastronomia italiana.

Massa com tartufo nero no Rino Cucina Toscana em Como
Foto: Ana Maria Junqueira

Onde encontrar:
Via Vitani, 3, Como
Tel: +39 031 273028

Quando ir?

A alta temporada é de abril a setembro, os meses mais quentes e de sol para aproveitar o lago.

Quem estiver em Milão e tiver um dia extra para passeio, pode facilmente fazer um bate-volta de trem ou de carro para curtir o dia no lago. Mas, se tiver tempo, hospedar-se na região permite conhecer melhor e com mais tranquilidade.

Fale conosco:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.